Curso Presencial
Patrimonializar a comida
Voltar para o início

Programa
O objetivo do curso é refletir sobre a comida como parte da identidade do ser humano e questionar sobre a formação da ideia de patrimônio, partindo da materialidade para o que é imaterial, como os fazeres e saberes sobre a comida nossa de cada e todo dia.
Na atualidade, os bens de consumo, seja um produto ou serviço cujo rótulo traz um selo com expressões como certificado, DOC, DOP, IGP etc. parecem mais confiáveis e, portanto, se tornam mais desejados.
Esses selos são consequência de processos para salvaguardá-los de falsificações, fraudes, adulterações, cópias ou réplicas.
As certificações são um modo de "patrimonializar" o bem de consumo, atribuindo-lhe uma distinção diante dos demais.
Quando se trata de comida, o processo de patrimonialização concentra sutilezas e diferenças em relação ao que comumente convencionamos chamar de patrimônio, como casas, terrenos, automóveis e outros bens.
É disso que trata esse curso.
Convém lembrar que nem tudo o que é comido é produto. Por isso é preciso refletir sobre o que está por trás do ato de "patrimonializar" comidas como vinho, azeite, queijo etc. Quais são os critérios para que sejam validados com determinados selos?
Qual a origem das certificações? Quem são os responsáveis por criar critérios que validam esses produtos? Quais as vantagens/desvantagens de ser certificado?
Programa:
Aula 1 (23/09): O que é patrimônio e como esse conceito se mostra na comida:
- Patrimônios material e imaterial - definições, conceitos e abrangências;
- A comida como representação e identidade;
- A comida como patrimônio.
Aula 2 (25/09): A criação de certificações e selos de denominação de origem controlada, indicação de origem:
- Países e seus produtos distintivos;
- Estratégias para valorização de produtos;
- Processos necessários na cadeia produtiva;
- Órgãos certificadores, leis e regras.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Maria Claudia Gavioli
(Clau Gavioli), jornalista, gastróloga, doutoranda e mestre em hospitalidade, atua na área de pesquisa socioantropológica da alimentação e da hospitalidade desde 2014. É especialista em Gastronomia, História e Cultura pelo Senac. Tem MBA em Marketing pela ESPM e em Infraestrutura pela FGV, especialização em relações internacionais pela Unicamp. Foi apresentadora do podcast e editora do portal Minestrone até 2024. Escreveu os livros Mercado da Gastronomia e Ferramentas de Gestão para Negócios de Bebidas, ambos pela editora Senac. Em 2024 viveu na Itália onde pesquisou sobre hospitalidade, comida e turismo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
23/09/2025 a 25/09/2025
Dias e Horários
Terça e Quinta, 14h30 às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 23/9.
Enquanto houver vagas.