Atividades

Patrimônio cultural imaterial e o desenvolvimento sustentável a nível global

Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Sustentável

Voltar para o início Patrimônio Cultural Imaterial e Desenvolvimento Sustentável

Programa

O patrimônio cultural imaterial é considerado algo vivo, em evolução e transformação, sendo a mudança nesse sentido uma parte inerente de sua salvaguarda. Os atores envolvidos no campo patrimônio enfrentam então decisões delicadas, tendo em vista que nem todas as formas de transformação podem ser consideradas adequadas e desejáveis.

Aqui, noções de sustentabilidade entram em ação para indicar parâmetros. No entanto, o que exatamente significa mudar de maneira sustentável? A partir da perspectiva de quais atores se pode informar o que é sustentável e o que não é? Como a sustentabilidade é definida por diferentes atores? A sustentabilidade pode ser alcançada ou é uma meta que mantém esforços inspiradores para o futuro?

O workshop visa reunir gestores de políticas públicas, pesquisadores, especialistas e profissionais do patrimônio cultural para discutir e trocar ideias e experiências sobre como a associação entre o patrimônio cultural imaterial e o desenvolvimento sustentável ativa conhecimentos e práticas nos seguintes temas inter-relacionados:

-Processos de mudança no status social e político de sujeitos e coletivos que utilizam o patrimônio cultural imaterial para reivindicar direitos e participação em áreas específicas;

-Experiências de mudança nas condições econômicas de sujeitos e coletivos que acionam o patrimônio cultural imaterial como um meio de contrabalançar certas forças econômicas ou abrir nichos específicos para operar no mercado;

- Situações em que o patrimônio cultural imaterial é usado para mudar as relações existentes em relação a disputas ambientais ou sócio-políticas.

Cronograma:

9/3
10h Abertura


10h30 Sessão 1 - O desenvolvimento e a sustentabilidade por meio do patrimônio cultural imaterial
Com Manuela Carneiro da Cunha - Universidade de São Paulo/University of Chicago, Cecília Londres - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Chiara Bortolotto - École  des hautes études en sciences sociales.

12h às - 14h - Almoço

14h Sessão 2 - Usos do desenvolvimento sustentável: Autodeterminação, participação e direitos
Com Dominique Gallois - Universidade de São Paulo e Simone Toji - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/École des hautes études en sciences sociales.

15h Mesa de debate 1: Usos do desenvolvimento sustentável: Participação social, meio-ambiente e território
Com Dauro Prado e Adriana Lima - Associação de Moradores da Juréia, Laudessandro Marinho da Silva - Quilombo de Ivaporunduva e Raquel Pasinato - Instituto Socioambiental (ISA).
Mediação: Marcelo Paiva - Universidade de São Paulo.

16h30 Fim do primeiro dia

10/3
10h Sessão 3 - Usos do desenvolvimento sustentável: Mercado e política
Com Carlos Sandroni - Universidade Federal de Pernambuco, Philipp Demgenski - Zhejiang University e Panas Karampampas - École des hautes études en sciences sociales / National Research University - Higher School of Economics, Moscow.

11h30 Mesa de debate 2: Usos do desenvolvimento sustentável: Políticas públicas no Brasil

Com Célia Corsino - Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Rívia Bandeira - Coordenação-Geral de Promoção e Sustentabilidade do Departamento de Patrimônio Imaterial/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Elizabete Mitiko - Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Mediação: Marcelo Paiva - Universidade de São Paulo.

13h - 14h30 - Almoço

14h30 Comentadoras

Nélia Dias - Instituto Universitário de Lisboa.
Cristina Amescua - Universidad Nacional Autónoma de México.

16h Palavras finais.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Adriana Lima

Adriana Lima

Caiçara, presidente da Associação União dos Moradores da Jureia, representante estadual na Coordenação Nacional Caiçara (RJ-SP-PR) e integra o Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira, o Grupo de Trabalho Formação e Capacitação da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas e das Comunidades Tradicionais.

Carlos Sandroni

Carlos Sandroni

UFPE. Possui mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutorado em Musicologia pela Universidade de Tours, França. É professor-associado de Etnomusicologia a Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Artes e em Antropologia, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, cultura popular, folclore, música popular brasileira e samba.
(Foto: Acervo Pessoal)

Célia Maria Corsino

Célia Maria Corsino

Museóloga, com pós-graduação em Administração de Projetos Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, responsável pelas candidaturas do Frevo, do Círio de Nazaré e da Capoeira à Unesco para o título de patrimônio da Humanidade. Atualmente é Superintendente da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Chiara Bortolotto

Chiara Bortolotto

Pesquisadora associada do Institut interdisciplinaire d’anthropologie du contemporain (França).Pesquisadora principal do projeto “UNESCO Frictions: Heritage-Making across Global Governance” at the School of Advanced Studies in the Social Sciences (EHESS) em Paris. É membro do Comitê de Patrimônio Etnológico e Intangível estabelecido no Ministério da Cultura francês.

Cristina Amescua

Cristina Amescua

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Nacional Autônoma do México, é membro do corpo docente do Centro Regional de Pesquisa Multidisciplinar da Universidade Nacional do México. Atua como diretora executiva da Cadeira da UNESCO em Patrimônio Imaterial e Diversidade Cultural e como Presidente da Comissão de Pesquisa sobre o Patrimônio Imaterial da IUAES.

Dauro do Prado

Dauro do Prado

Extrativista-pescador-agricultor de comunidade tradicional Caiçara, morador do município de Iguape, é integrante da União dos Moradores da Jureia e fundador da Associação dos Jovens da Juréia, participou da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais-CNPCT e atualmente é Integrante da Coordenação Nacional Caiçara e do Fórum dos povos e comunidades tradicionais do Vale do Ribeira.

Dominique Gallois

Dominique Gallois

Professora Colaboradora do Departamento de Antropologia da USP. Desenvolve pesquisa em cosmologias ameríndias, políticas indígenas, patrimônio cultural e conhecimento tradicional, além de atividades de assessoria direta a comunidades indígenas no Amapá e norte do Pará, colaborando com órgãos públicos e organizações não-governamentais em programas de formação indígena.

Elisabete Mitiko Watanabe

Elisabete Mitiko Watanabe

Historiadora e mestranda em História pela PUC-SP. Atua no CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, e ocupa cargo de Diretor Técnico do Grupo de Estudos de Inventário da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico - UPPH, órgão da Secretaria de Estado da Cultura.

Laudessandro Marinho da Silva

Laudessandro Marinho da Silva

Agricultor familiar nascido e criado no quilombo Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, município de Eldorado-SP. Possui formação técnica em agricultura pelo Centro Paula Souza e bacharel em Administração de Empresas formado pela Universidade São Francisco (USF). Coautor do livro intitulado Roça é Vida, publicado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Manuela Carneiro

Manuela Carneiro

Atuou como professora doutora na UNICAMP e professora titular na USP. Professora emérita na Universidade de Chicago. Autora de "Cultura com aspas"; "Negros estrangeiros” e "Os mortos e os outros"; organizou entre outras obras "História dos índios no Brasil" e "Enciclopédia da floresta".
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Cecilia Londres Fonseca

Maria Cecilia Londres Fonseca

Doutora em Sociologia. Foi pesquisadora do Centro Nacional de Referência Cultural. Representou o Brasil junto à Unesco na elaboração da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan e da Câmara do Patrimônio Imaterial. É autora de O patrimônio em processo; com Maria Laura Cavalcanti, de Patrimônio Imaterial no Brasil: Legislação e Políticas Estaduais.

Marcelo Paiva

Marcelo Paiva

Historiador formado pela FFLCH-USP, desenvolveu pesquisas de mestrado e doutorado sobre políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil na FAU-USP. Foi professor na rede pública de ensino do estado de São Paulo e atuou no serviço de documentação do Museu Paulista da USP e no serviço educativo da Fundação Bienal. Autor de Águas, Trilhos e Manacás: as cores da memória.

Nélia Susana Dias

Nélia Susana Dias

Diretora e professora associada do Departamento de Antropologia do Instituto de Universitário de Lisboa e membro do CH Europe 'Critical Heritage Studies and the Future of Europe', H2020 Marie Curie, ITN, Nr - 722416.  Autora de Endangerment, Diversity and Cuture.

Panas Karampampas

Panas Karampampas

Pesquisador de pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales (EHESS) e pesquisador visitante da Universidade Nacional de Pesquisa - Escola Superior de Economia (Universidade HSE), Moscou. Lecionou no Departamento de Antropologia Social da Universidade de St. Andrews.

Philipp Demgenski

Philipp Demgenski

Professor júnior e pesquisador associado no Instituto de Pesquisa Antropológica do Departamento de Sociologia da Universidade de Zhejiang, Hangzhou, China. Atua no projeto intitulado “UNESCO Frictions: Heritage-Making across Global Governance”, e é secretário do Centro de Pesquisa do Patrimônio Cultural Imaterial da Universidade de Zhejiang.

Raquel Pasinato

Raquel Pasinato

Bióloga, mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP. Desde 2005, é Assessora Técnica no Programa Vale do Ribeira do Instituto Socioambiental. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Desenvolvimento Socioambiental.

Rívia Ryker Bandeira

Rívia Ryker Bandeira

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), exerceu o cargo de Coordenadora de Apoio à Sustentabilidade e desde 2013 é Coordenadora-Geral de Promoção e Sustentabilidade no Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN.

Simone Toji

Simone Toji

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de St Andrew. Pesquisadora pós-doutoradanda no projeto “UNESCO Frictions: Heritage-Making across Global Governance”, envolvendo uma parceria entre a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Brasil.

Data

09/03/2020 a 10/03/2020

Dias e Horários

Segunda e Terça, 10h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis