Curso On-Line
Pensando políticas públicas para museus
Voltar para o início

Programa
Em seus processos os museus devem estar atentos aos problemas da sociedade e apoiar o debate de ideias, sempre visando a pluralidade, o respeito, a diversidade e a ampliação de protagonismos. Para esta construção faz-se necessário entender a trajetória de ações, conhecimento e experiência em políticas públicas de cultura, cujos efeitos chegam a nós no presente.
Nesse sentido, o SISEM-SP - Sistema Estadual de Museus de São Paulo em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo propôs a realização de quatro palestras com o objetivo de difundir conhecimentos sobre o histórico e a constituição das políticas públicas e museais no Brasil.
As palestras serão on-line, destinadas a profissionais de museus, gestores públicos, coletivos que atuam com preservação de memória, pesquisadores e pessoas interessadas em contribuir com a constituição de políticas públicas.
O SISEM-SP - Sistema Estadual de Museus de São Paulo é um setor da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que planeja e executa as políticas públicas para o desenvolvimento, qualificação, fomento e promoção dos museus no território paulista. Em 2023, o SISEM-SP tem como um dos seus objetivos articular e elaborar a política estadual de museus.
Programa
10/5 - Breve histórico das Políticas Culturais no Brasil
Com Antônio Albino Canelas Rubim.
17/5 - Direitos Culturais no Brasil
Com Guilherme Varella.
24/5 - Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Cultura
Com José Carlos Vaz.
31/5 - Política Setorial de Museus
Com Átila Bezerra Tolentino.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

José Carlos Vaz
Professor do curso de gestão de políticas públicas e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste). Pesquisa temas ligados à relação entre tecnologia, democracia, cidades, governos e políticas públicas. Foi pesquisador e coordenador-geral do Instituto Pólis.
(Foto: Acervo pessoal)

Antônio Albino Canelas Rubim
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Professor titular da UFBA; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Pesquisador Sênior do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Membro de conselhos editoriais de publicações em Cultura e Comunicação.
(Foto: Coletivo Garapa)

Guilherme Varella
Gestor cultural, pesquisador, jurista e músico. Doutor em Direito pela USP. Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-16) e assessor e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-15).
(Foto: Acervo Pessoal)

Átila Bezerra Tolentino
Graduado em Letras e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UnB. Mestre e doutorando em Sociologia pela UFPB. Já atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, onde coordenou as atividades da Casa do Patrimônio da Paraíba e assumiu a Coordenação de Gestão Museológica do Departamento de Museus e Centros Culturais, precursor do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.
(Foto: Icaro Tolentino)
Data
10/05/2023 a 31/05/2023
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 27/4, até o dia 9/5.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom