Programa
Os cursos de Valorização Social no Sesc em São Paulo tem como objetivo promover ações que contribuam para a inclusão produtiva de pessoas e grupos, incentivando o compartilhamento e aprimoramento de conhecimentos, a organização solidária e o desenvolvimento das comunidades, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e contemporâneos, bem como seus híbridismos e a ampliação do universo de possibilidades no campo do trabalho e participação cidadã.
Realiza-se por meio de palestras e encontros de sensibilização, cursos e mostras, organizados tematicamente a partir de três eixos estratégicos: Valorização Produtiva, com ênfase no desenvolvimento de competências básicas e específicas, com o objetivo da inclusão produtiva; Valorização Cultural, por meio de ações de apoio às culturas tradicionais ou de valor identitário, como mostras culturais, encontros, exposições, oficinas e feiras, que difundam as expressões culturais; e Valorização Cidadã, através de ações pontuais ou processuais voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com vistas ao fortalecimento do sentido de pertencimento e à conscientização dos indivíduos como portadores de direitos e deveres. Essas dimensões lidam com aspectos diversos da cultura, como técnicas manuais, tecnologias da informação, reaproveitamento de materiais, alimentação, moda, design, entre outros, tendo como ponto de partida diagnósticos que indiquem interesses ou necessidades locais.
O curso objetiva difundir experiência voltada à inclusão produtiva a partir do relato dos pesquisadores e educadores do NESOL-USP, Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão em Economia Solidária, e das ações em Valorização Social, desenvolvidas no SESC SP a partir da formalização do programa Valorização Social e da aproximação da Unidade de Itaquera e Santos ao NESOL-USP em projetos dirigidos a grupos produtivos destas regiões.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto: Juvenal Cassimano dos Santos)
Palestrantes
Bibliografia
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho. São Paulo: Cortês, 2002.
___________Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
__________Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun. 2001.
FURTADO, Celso. O Mito do desenvolvimento econômico. São Paulo: Paz e Terra, 2001
GALLO, S. Autoridade e a Construção da Liberdade: o paradigma anarquista em educação. UNICAMP, 1993 – tese de doutorado. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br. Acesso em 4/2/2013.
GOHN, M.G. Educação não-formal na pedagogia social. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social. Mar. 2006. Disponível em http://www.proceedings.scielo.br . Acesso em: 5/3/2013.
__________A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista Eccos, no 2, vol. 6, Dez 2004, p. 39-65. Disponível em http://www.proceedings.scielo.br. Acesso em 2/3/2013.
GOLDSTEIN, I.S. Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007.
INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS. Percepção sobre a pobreza: causas e soluções. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em 3/3/2013.
ITCP-USP (org) A gestão da autogestão na Economia Solidária: contribuições iniciais. São Paulo: ITCP-USP, 2007
MELLO, Sylvia Leser de; BARBIERI, Estela Maria; SÍGOLO, VAnessa Moreira (orgs.). Economia Solidária e Augestão: Encontros Internacionais. Vol 2. São Paulo: NESOL-USP, ITCP-USP, 2007
POCHMANN, M. Educação e trabalho: como desenvolver uma relação virtuosa? Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 87, p. 383-399, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 3/3/2013
SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Desenvolvimento Social. Programa São Paulo Solidário. Disponível em http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br. Acesso em 7/4/2013.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SINGER, Paul. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002
SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo (orgs.). A Economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000.
YUNUS, Muhammad e JONES, Alan. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2000.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sutstentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
YUNUS, Muhammad e JONES, Alan. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2000.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sutstentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.