Curso On-Line
Pensar poesia: módulo virtual
Voltar para o início
Programa
Há algo muito especial na reflexão dos poetas sobre sua própria arte. São ideias que se alimentam, é claro, da leitura de outros poetas, do estudo da teoria e da crítica, bem como de outros conhecimentos e vivências, mas que são marcadas por tensões que só surgem quando alguém se coloca nesse lugar quase mágico que é o processo criativo.
Partindo dessa constatação, a proposta do ciclo de estudos online PENSAR POESIA é ler e debater textos fundamentais escritos pelos próprios poetas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, a fim de aprender com a reflexão forjada na mesma prensa em que foram feitas algumas das principais obras poéticas dos últimos séculos.
Conduzido por dois poetas contemporâneos com sólida formação acadêmica e que também têm se dedicado a compartilhar reflexões sobre processo criativo, o ciclo de estudos terá uma abordagem que interessa tanto a novas gerações de poetas, quanto a estudantes, professores e leitores em geral.
Encontro 1
8 de maio,
14h-17h: Wislawa Szymborska, "Discurso do Nobel"
Encontro 2
15 de maio
14h-17h: Octavio Paz, "Verso e prosa"
Encontro 3
22 de maio
14h-17h: Audre Lorde, "A poesia não é um luxo"
Encontro 4
29 de maio
14h-17h: Mario Faustino, "Poética: diálogos de oficina"
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Tarso de Melo
Poeta e editor. Coordena o Círculo de Poemas, coleção de poesia da editora Fósforo. Doutor em Filosofia do Direito pela USP, atualmente realiza pós-doutorado em teoria literária na UNICAMP. É autor de Rastros (martelo casa editorial, 2019) e As formas selvagens da alegria (Alpharrabio, 2022), entre outros livros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Lilian Sais
Poeta e romancista. Doutora em letras clássicas pela USP, foi professora do Instituto de Letras da UFBA e atualmente coordena a escola de escrita criativa Para Escrever. Publicou, entre outros, O livro do figo (Edições Macondo, 2023), Palavra nenhuma (Círculo de Poemas, 2024) e A cabeça boa (DBA, 2025).(Foto: Acervo Pessoal)
Data
08/05/2026 a 29/05/2026
Dias e Horários
De 8 a 29/5, sextas,
das 14h às 17h
Local
Atividade On-line