Curso Presencial
Percursos Urbanos: Entre Largos, do Largo do Peixe ao Largo do Rosário
Voltar para o início

Programa
Entre Largos” propõe um percurso para quatro territórios afrocentrados, na Zona Leste de São Paulo, onde artistas, escritores e historiadores serão os cicerones desta viagem, fazendo o exercício de pensar os caminhos criativos, ao identificar localidades expressivas nas quais se desenvolvem e de onde irradiam iniciativas ligadas ao campo da cultura.
A primeira parada é no Largo do Peixe, localizado no bairro da Vila Matilde, nascedouro do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, fundada por um grupo de sambistas na década de 40, que faziam rodas de samba nessa região. Nos anos 50 e 60, junto com outras escolas da época, como a Lavapés e a Unidos do Peruche, a Nenê de Vila Matilde ajudou a criar a identidade do carnaval da cidade, sedimentando a expansão dessa festa paulistana.
A próxima parada é em Artur Alvim, mais precisamente na Vila Nhocuné, território originário de uma fazenda onde a corruptela “sinhô coroné”, batiza o nome da vila “Nhocuné”, nascedouro dos grupos artísticos como, “Doctor MC’s”, “4 R’s”, “Raça Negra” e “Nhocuné Soul”, aqui a recepção fica por conta do Centro Cultural Viela em Dia de Lua, espaço cultural fomentado pelos irmãos Renato Gama e Ronaldo Gama há 3 anos, conta com um espaço de leitura, gerido pela Dona Vera Lúcia, mãe dos irmãos Gama, responsável pelo funcionamento da biblioteca, assim como, pelos lanches distribuídos, após a realização das aulas semanais de violão ministradas pelo Ronaldo Gama e Renato Gama. Nesse território também acontecem pontualmente, shows e apresentações teatrais.
Em seguida, o ônibus parte para outro bairro de Artur Alvim, a Cohab I, sede do campo de Várzea da agremiação Negritude Futebol Clube, além de fomentar consciência racial e social, o clube é um dos principais times varzeanos da região e tem sua fundação inspirada no filme Ganga Zumba, o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, se tornando assim, um dos alicerces da consciência negra na Zona Leste.
O término deste percurso, fica por conta do Largo do Rosário, mais especificamente, na Igreja dos Homens Pretos da Penha de França, um território ancestral, chão sagrado, patrimônio da cultura popular e afro-brasileira que resiste até hoje, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. A Igreja é tombada pelos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado CONDEPHAAT (Resolução 23/1982), e do município CONPRESP (Resolução 05/1991) e atualmente conta com um grupo não religioso denominado Comunidade do Rosário, que fomenta a preservação física e histórica deste território, um patrimônio cultural e imaterial, realizando mensalmente as celebrações inculturadas afro-brasileiras e anualmente, a coroação da Rainha e Rei de Festa, com a recepção de mais de 15 congadas originárias de Mina Gerais e São Paulo Capital e Interior.
Durante os trajetos, entre uma parada e outra, o escritor, ator e multiartista Almir Rosa, fará a ambientação de um cenário histórico ao outro e em cada parada, contaremos com uma pessoa que ciceroneará as pessoas participantes.
1ª Parada: Largo de Peixe – Vila Matilde
2ª Parada: Centro Cultural Viela em Dia de Lua – Vila Nhocuné
3ª Parada: Campo de Várzea da Agremiação Negritude Futebol Clube – Cohab I
4ª Parada: Largo do Rosário, Igreja dos Homens Pretos da Penha de França.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Thomas Hawk)
Palestrantes

Almir Rosa
Ator, iluminador, performer e DJ. Atualmente colabora com o grupo Teatro do Incêndio, Sá Menina Produtora, Casa Preta, Tropical Diáspora Records e Editora Dandara.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renato Gama
Musicoterapeuta, compositor, diretor artístico e cofundador da Plataforma Sá Menina, do Centro Cultural Viela em Dia de Lua na Vila Nhocuné e do Pele Presta Estúdio.
(Foto: Cassandra Mello)

Paulo Rafael
Pedagogo, historiador, escritor, cofundador da Plataforma Sá Menina.
(Foto: Juvenal Pereira)

Ronaldo Gama
Músico, radialista, técnico de áudio cofundador da Plataforma Sá Menina, do Centro Cultural Viela em Dia de Lua na Vila Nhocuné e do Pele Presta Estúdio, que democratiza o acesso aos meios de produção musical.
(Foto: Osmar Santos)

Vera Lúcia
Modelista, líder comunitária, gestora do Espaço de Leitura Viela em Dia de Lua, que compõe o Centro Cultural de mesmo nome.
(Foto: Gabriella Gummersbach)

Alldry Eloise
Cantora, compositora, intérprete brasileira, segue o legado deixado por mulheres negras sambistas.
(Foto: Cassandra Mello)

Luzia Rosa
Atriz, compositora, escreve em verso e prosa, é mãe e uma das idealizadoras do projeto Casa Preta. Faz parte da Plataforma Sá Menina, Dois a Duas e Yiálódes.
(Foto: Cassandra Mello)

Pastoras do Rosário
Mulheres negras e em sua maioria sexagenárias, trazem um desejo antigo de cantar e existir na essência, protagonistas de suas histórias, da rica experiência de envelhecer e desabrochar-se em flores de afeto, resistência e amor.
(Foto: Cassandra Mello)
Data
08/10/2022 a 08/10/2022
Dias e Horários
Sábado, 13h às 17h30
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 6/10.
Enquanto houver vagas.