Curso Presencial
Permacultura na Cidade – módulo 2
Voltar para o início

Programa
Formação em permacultura urbana
Diante das mudanças climáticas e de seus impactos imediatos, é fundamental colaborar para a construção de uma cultura de regeneração socioambiental, sobretudo em ambientes urbanos, que no caso do Brasil abrigam 87% da população.
A permacultura é uma ciência socioambiental que visa o planejamento de ocupações humanas sustentáveis, com foco em cuidar da terra, das pessoas e do futuro. Por meio de sua abordagem é possível planejar e agir, das pequenas mudanças até as transformações estruturais.
Adaptar a permacultura à cidade é uma das linhas de pesquisa da rede Permacultores Urbanos. A proposta de uma formação modularizada atende o público iniciante e aqueles que já estão familiarizados com a permacultura, mas desejam mergulhar em uma ou mais temáticas.
O conjunto dos oito módulos reúne os principais temas abordados na permacultura, conforme os princípios estabelecidos por seus fundadores Bill Mollison e David Holmgren, adequados à ação em ambientes urbanos. Os participantes podem cursar um ou mais módulos, recebendo certificados relativos a eles e, caso realizem a jornada completa, um diploma de formação em permacultura.
A formação completa conjuga uma ação educativa que contribui para articular as distintas dimensões da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser) e um conjunto de intervenções práticas em territórios em regeneração na cidade de São Paulo, sob uma perspectiva holística que compreende a terra como um sistema complexo e o ser humano como uma de suas partes integrantes.
Módulo 2. Regeneração das águas urbanas: alternativas de captação, armazenamento, manejo e saneamento ecológico comunitário*
Capacita os participantes a realizar o manejo integrado das águas em território urbano. O módulo é composto de dois encontros teóricos, na terça e na quarta, e um encontro prático, no sábado.
Principais temas abordados:
1. Ciclo das águas e seus desdobramentos nas cidades
2. Captação de água de chuva
3. Saneamento ecológico
4. Prática: visita monitorada ao Parque da Joia (zona Oeste) e captação de água de chuva + manejo de jardim de chuva
5. Integração das águas ao design permacultural
Sobre a rede Permacultores Urbanos
Sediada na cidade de São Paulo, a rede Permacultores Urbanos completou dez anos em 2024. Seus integrantes já ofereceram cursos e oficinas em diversos temas transversais à permacultura, como captação de água de chuva, saneamento ecológico, agrofloresta, hortas urbanas, bioconstrução, meliponicultura, produção de produtos de limpeza ecológicos e compostagem, além de colaborar na regeneração socioambiental de áreas urbanas e rurais.
A rede atualmente realiza formações mais amplas, com o propósito de instrumentalizar a população para regenerar áreas degradadas, a exemplo do que realiza no Parque da Joia, na Horta das Corujas e na Floresta Autonomia ZN.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Vinicius Pereira)
Palestrantes

Vinicius Pereira
Doutorando com pesquisa em Permacultura Urbana (FMUSP), especialista em Educação para Sustentabilidade (Unifal, 2022) e em Permacultura (UFSC, 2023) e músico. Forma educadores e estudantes permacultores e implementa iniciativas de transformação em rede.
(Foto: Pepe Guimarães)

Marcio Lozano
Educador e permacultor com vinte anos de experiência no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos, implementa projetos de educação ambiental e culturas tradicionais em escolas públicas e comunidades de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
07/05/2025 a 17/05/2025
Dias e Horários
7 e 14/5, quartas, 19h às 21h30.
17/5, sábado, 10h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 7/5.
Enquanto houver vagas.