Curso Presencial
Permacultura na Cidade - módulo 4, bioconstrução
Voltar para o início
Programa
O quarto módulo da formação em permacultura urbana aborda princípios e práticas de bioconstrução aplicados ao contexto das cidades. Capacita as pessoas participantes para a construção de edificações sustentáveis com recursos locais, articulando conhecimentos teóricos e experiência prática coletiva. O percurso articula dois encontros teóricos no Centro de Pesquisa e Formação e uma atividade prática no Parque da Joia, com construção coletiva de uma estrutura de bambu.
ntegra o ciclo formativo em permacultura urbana oferecido pela rede Permacultores Urbanos entre fevereiro e novembro. A proposta modular contempla tanto iniciantes quanto participantes com experiência prévia, permitindo a realização de um ou mais módulos. Quem realiza a jornada completa recebe da rede um diploma de formação em permacultura.
O conjunto dos onze módulos reúne temas centrais da permacultura, conforme os princípios estabelecidos por Bill Mollison e David Holmgren, adaptados ao contexto urbano. A formação articula dimensões teóricas e intervenções práticas em territórios em regeneração na cidade de São Paulo.
Encontros
Encontro 1. Arquitetura vernacular, biomimética e bioconstrução
Discussão sobre saberes tradicionais e soluções da natureza aplicadas às construções sustentáveis.
Encontro 2. Arquitetura bioclimática e urbanismo verde
Técnicas para edificações energeticamente eficientes e cidades resilientes, incluindo o conceito de cidades esponja.
Encontro 3. Prática de bioconstrução
Atividade no Parque da Joia (saída do CPF), com construção de estrutura em bambu.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Vinicius de Souza
Doutorando com pesquisa em Permacultura Urbana (FMUSP), especialista em Educação para Sustentabilidade (Unifal, 2022) e em Permacultura (UFSC, 2023) e músico. Forma educadores e estudantes permacultores e implementa iniciativas de transformação em rede.
(Foto: Pepe Guimarães)
Marcio Lozano
Educador e permacultor com vinte anos de experiência no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos, implementa projetos de educação ambiental e culturas tradicionais em escolas públicas e privadas e em comunidades Brasil adentro - Foto: Acervo pessoal
Pedro Taboca
bioconstrutor, permacultor e arte-educador, integrante do Parque de Bambu. Ensina, presta consultoria e executa projetos em bambu e terra no Brasil e no mundo.
Data
20/05/2026 a 23/05/2026
Dias e Horários
Dias 20 e 21/5,
quarta e quinta,
das 19h às 21h30
Dia 23/5, sábado,
das 8h30 às 17h30