Atividades

Com Maria Borba, Pedro Val, entre outros

Perspectivas do clima

Voltar para o início Perspectivas do clima

Programa

O centro do debate cultural e político dos dias atuais pode ser reconhecido na  temática das mudanças climáticas. É nessa expressão que se concentram os  desafios políticos, sociais e culturais que nos estão colocados. Derretimentos das geleiras, aumento das temperaturas, aumento da desigualdade social são alguns dos efeitos consequentes desse evento global.

Porém, quando refletimos as mudanças no clima e no ambiente a partir de uma  perspectiva local, acabamos por entrar em contato com uma diversidade de  pequenas materialidades e específicas formas de aparição daquilo que a ciência  ocidental vem chamando globalmente de "mudanças climáticas". Ao nos darmos a chance de olhar localmente para uma questão pensada de maneira global, invertemos a perspectiva pela qual hegemonicamente vem se percebendo e se  pensando as transformações no ambiente. Nesse movimento, outras narrativas e  histórias sobre o clima nos são contadas, abrindo outros horizontes  epistemológicos e políticos de ação sobre o planeta.

Coincidindo com a urgência de refletirmos a crise climática a partir de diferentes  pontos de vista, surge a necessidade de uma reunião destes saberes, ciências e  linguagens díspares, ancorados em diferentes culturas e formas de conhecer, para  que possamos repensar a condição do planeta e a nós mesmos desde uma perspectiva múltipla, diversa e heterogênea.

Curadoria: Bruno Siniscalchi e Maria Borba.

DIA 1: 22/11 (quarta-feira)

Terras


10h30-12h30 | Conferências

Dário Kopenawa Yanomami .
Pedro Val.

12h30-14h| Almoço  

14h-15h30 | Mesa redonda
Catarina Kunhã Numbopyruá.
Cícero Pedrosa Neto.
Josias dos Santos.

Águas

15h30-17h30 | Conferências

Josefa de Oliveira Câmara.
Renata Hanae Nagai.

Pausa para o café

18h-19h30 | Mesa redonda
Eduardo Nunes.
Cleber Axiwèra Karajá.
Sandra Amorim.

19h30-21h | Expressões artísticas do clima:
Carlito Azevedo.
Inaicyra Falcão.
Ismar Tirelli Neto.
 
Dia 2: 23/11 (quinta-feira)

Atmosferas

10h30-12h30 | Conferências
Luciana Gatti.
Uýra.

12h30-14h| Almoço  

14h-15h30 | Mesa redonda
Alceu Luís Castilho.
Fernanda Antunes.
Capitoa Yuna Tembé.

15h30-17h | Sessão audiovisual
Curadoria: Louise Botkay

Pausa para o café

Encerramento

17h30-19h30 | Perguntas do clima
Fernanda Werneck.
Adriana Alves.
Andréia Martins.


Dia 3: 24/11 (sexta-feira)
10h30-12h30 | Workshop
Uýra.

12h30-14h| Almoço  

14h-16h  | Workshop
Uýra.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Bruno Siniscalchi

Bruno Siniscalchi

Artista, psicanalista. Trabalha em práticas artísticas, curatoriais e clínicas que investigam relações entre arte, política e psicanálise. Membro do EBEP-Rio, do coletivo Psi Maré e da clínica do Instituto de Estudos da Complexidade (IEC). Cofundador do Instituto Comum, organização dedicada a estabelecer espaço institucional “comum” a diferentes práticas, saberes e epistemologias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Borba

Maria Borba

Artista e pesquisadora. Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, mestre em Cosmologia e Gravitação pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (ICRA/CBPF), trabalha na relação entre o pensamento científico e outras áreas do conhecimento. Cofundadora do Instituto Comum, espaço dedicado a abrigar e desenvolver trabalhos artísticos e pesquisas realizadas em diversas práticas do saber.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlito Azevedo

Carlito Azevedo

Poeta e tradutor. Premiado com o Jabuti por Collapsus Linguae (1991), é autor de As banhistas (1993), Sob a noite física (1996), Versos de circunstância (2001), Sublunar (antologia, 2001),  Monodrama (2009), e O livro das postagens (2016). Foi editor da revista Inimigo Rumor e atualmente dá aulas em uma oficina de poesia on-line organizada pela 7Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Louise Botkay

Louise Botkay

Formada na Escola nacional de cinema da França (FEMIS), desde 2003, realiza seus filmes em países como Haiti, Congo, Níger, Chad, Holanda, França e Brasil. Utiliza diferentes mídias, como o telefone celular, vídeo e película, super-8, 16 e 35 milímetros, que revela artesanalmente. Seus trabalhos foram selecionados e premiados em diversos festivais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dário Vitório Kopenawa Yanomami

Dário Vitório Kopenawa Yanomami

Nasceu em 1982 na Terra Indígena Yanomami- TIY, comunidade Watoriki (Serra do Vento). Filho de Davi Kopenawa Yanomami, mãe Fátima Larima Yanomami, desde 1995 acompanha seu pai em diversos eventos. Formado no Magistério Yarapiari Yanomami e na formação dos professores Yanomami, foi estudante da Universidade Federal de Roraima em Gestão Territorial Indígena. Em 2004 foi indicado por lideranças tradicionais para trabalhar na Associação Hutukara Yanomami-HAY.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Val

Pedro Val

Geólogo, Professor/Pesquisador da Queens College, City University of New York. Nascido e criado em Manaus (AM), Pedro investiga a formação e evolução das paisagens Amazônicas. Um dos seus objetivos de sua carreira é produzir conhecimento fundamental sobre o sistema Amazônico para, então, ajudar a conservá-lo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Catarina Kunhã Numbopyruá

Catarina Kunhã Numbopyruá

Anciã e liderança da aldeia Tapirema, Terra indígena Piaçaguera, em Peruíbe - São Paulo. Conselheira do Museu dos Povos Indígenas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cícero Pedrosa Neto

Cícero Pedrosa Neto

Mestre em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Pará, pesquisador e repórter investigativo na Amazônia. Atua em temas relacionados a desastres socioambientais, racismo ambiental, desterritorialização e conflitos agrários, com foco especialmente em comunidades indígenas e quilombolas impactadas pela mineração e pelo agronegócio. Também é documentarista, roteirista, fotógrafo e podcaster.
(Foto: Acervo Pessoal)

Josias dos Santos

Josias dos Santos

Membro fundador da Associação de Moradores e Agricultores Remanescentes de Quilombolas do Alto Acará (Amarqualta), onde desempenha atualmente a função de coordenador de relações públicas. Jota, como é conhecido, é uma das principais lideranças que lutam pelo reconhecimento dos territórios tradicionais e originários na região e contra as violações de direitos praticadas pelas empresas de óleo de palma e de mineração no Vale do Acará. É também membro fundador da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável dos Quilombolas e Tenetehar do Vale do Acará (COOPETNO).
(Foto: Acervo Pessoal)

Josefa de Oliveira Câmara

Josefa de Oliveira Câmara

Ribeirinha, da Comunidade Bacabal no Rio Xingu, desterritorializada pelo empreendimento Belo Monte, Militante do Movimento Xingu Vivo Para Sempre e Conselho de Ribeirinhos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Nagai

Renata Nagai

Oceanógrafa, Doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo e docente do Instituto Oceanográfico da USP. Eu sou uma cientista do mar que estuda sedimentos marinhos para entender conexões entre o oceano e o clima no passado, o que nos ajuda a entender como o oceano respondeu a mudanças climáticas no passado e também nos dá uma ideia de como o oceano responderá às mudanças climáticas no futuro próximo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eduardo Nunes

Eduardo Nunes

Doutor em antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Desenvolve pesquisa junto aos Karajá desde 2008, abordando temas como relações com os brancos, cosmologia, xamanismo e ritual.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clebi Kaxiwera Karajá

Clebi Kaxiwera Karajá

Pajé da Aldeia Hãwalòra, professor e graduado em Ciência Natureza.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sandra Amorim

Sandra Amorim

Tem 53 anos, mora em Barcarena-Pará. Liderança quilombola, mãe solo, cursa engenharia civil na UFPA através das cotas quilombolas. Luta pelos nossos direitos que são  negados, nossos territórios, rios, florestas. "Enquanto houver sementes para plantar rios para cuidarmos, estamos em resistência. Luto por nossa ancestralidade!".
(Foto: Acervo Pessoal)

Inaicyra Falcão dos Santos

Inaicyra Falcão dos Santos

Cantora lírica, professora doutora, livre-docente, educadora e pesquisadora. É precursora dos estudos pluriculturais, em processos criativos das artes do corpo e ancestralidade no currículo das universidades que incluem às tradições nagô-iorubá e africano—brasileira.
(Foto: Sidney Rocharte)

Ismar Tirelli Neto

Ismar Tirelli Neto

(1985) é poeta, ficcionista, tradutor e roteirista cinematográfico. Em 2019, foi semifinalista do Prêmio Jabuti com o livro Os Postais Catastróficos (7Letras). Seu penúltimo livro, Alguns dias violentos, foi semifinalista do Prêmio Oceanos em 2021. Atualmente reside em São Paulo e ministra oficinas de escrita criativa.
(Foto: Renato Parada)

Luciana Gatti

Luciana Gatti

Pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e professora de pós-graduação do curso em Ciência do Sistema terrestre do INPE e do IPEN / USP. É coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa (GEE) (LaGEE/CCST/INPE). Coordena estudos na Amazônia desde 2004, com objetivo de entender o balanço da Amazônia na emissão/absorção dos GEE. Já publicou como primeira autora três artigos na Nature.
(Foto: Acervo Pessoal)

Uýra

Uýra

Artista indígena interdisciplinar, bióloga e arte educadora, através de instalações e da performance em foto, corpo e vídeo, conta histórias de diferentes naturezas e dos desaparecimentos e ressurgências da Vida.
(Foto: Lisa Hermes)

Alceu Luís Castilho

Alceu Luís Castilho

Jornalista, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro "Partido da Terra - como os políticos conquistam o território brasileiro", é fundador e diretor do De Olho nos Ruralistas, um observatório sobre agronegócio e questão agrária.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Antunes

Fernanda Antunes

Bióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, Fernanda também é mestre em botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus. Ela é doutora em ciências naturais pela Universidade Ludwig Maximilians, Alemanha. No período de pós-doutorado esteve na Universidade de Gotemburgo, Suécia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréia Martins

Andréia Martins

Doutora em Ciências Humanas - Educação;  membro da direção da Redes da Maré e da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala Brasil; pesquisadora na área educacional, tendo como principais áreas de interesse: educação pública; desempenho escolar e território; política pública educacional e mobilização social.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Werneck

Fernanda Werneck

Bióloga e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília. O doutorado em Biologia Integrativa foi realizado na Universidade Brigham Young, Estados Unidos. Fernanda ainda realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard (Museum of Comparative Zoology), também nos EUA. Pesquisadora Titular em Biodiversidade do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde atua como Curadora da Coleção de Anfíbios e Répteis e Coordenadora do Programa de Coleções Científicas e Biológicas. Suas principais linhas de atuação envolvem pesquisas, capacitação de jovens cientistas e popularização científica quanto à evolução e conservação da diversidade de anfíbios e répteis (herpetofauna) da região Neotropical, e quantificação e mitigação dos impactos de mudanças climáticas sobre a biodiversidade Amazônica (https://wernecklab.weebly.com)
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriana Alves

Adriana Alves

Geóloga e doutora em geociências pela USP, onde também fez o pós-doutorado. Ela também preside a Comissão de Ética e Diretos Humanos do Instituto de Geociências na USP e se dedica a lutar contra o racismo na ciência.
(Foto: Acervo Pessoal)

Yuna Tembé

Yuna Tembé

Capitoa da aldeia I’ixing, do povo Tembé, no Vale do Acará, Pará. É também Conselheira Distrital de Saúde e Supervisora de Educação Escolar Indígena, no município de Tomé-Açu, no nordeste paraense. É uma das maiores lideranças do povo Tembé na região, defendendo os territórios indígenas contra o avanço da monocultura do dendê e da mineração.

Data

22/11/2023 a 24/11/2023

Dias e Horários

Quarta a Sexta, 10h às 21h.

Seminário

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 22/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora