Curso Presencial
Pesquisas acadêmicas e jornalísticas sobre a ditadura civil-militar no Brasil
Voltar para o início
Programa
No ano em que o golpe militar de 1964 completa 60 anos, este ciclo tem por objetivo colocar em debate importantes pesquisas acadêmicas e jornalísticas, desenvolvidas nos últimos anos, sobre os diferentes processos e mecanismos de repressão instaurados durante a ditadura civil-militar no país (1964-1985).
Ao longo de seis encontros, pesquisadores(as) acadêmicos(as) e jornalistas apresentam os seus estudos e livros publicados acerca das estruturas do aparato repressivo, da constituição dos lugares de memória e de resistência, assim como, sobre as lutas de familiares de desaparecidos políticos pela defesa de direitos humanos e pela redemocratização do país.
Programação
19/9 - "Vala de Perus: uma biografia" e "Eu só disse meu nome: a história de Alexandre Vannucchi Leme em livro e podcast".
Com Camilo Vannuchi.
26/9 - A Casa da Vovó, uma biografia do DOI-Codi (1969-1991).
Com Marcelo Godoy.
3/10 - Cativeiro sem fim - as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil.
Com Eduardo Reina.
10/10 - A persistência do passado: patrimônio e memoriais da ditadura em São Paulo e Buenos Aires.
Com Deborah Neves.
17/10 - Ilícito absoluto: a família Almeida Teles, o coronel C. A. Brilhante Ustra e a tortura.
Com Pádua Fernandes.
24/10 - "Pela Memória de um paí[s]: Gildo Macedo Lacerda, Presente!" e "A revolta das vísceras".
Com Mariluce Moura e Tessa Moura Lacerda.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Éder Martins)
Palestrantes
Tessa Moura Lacerda
Professora de Filosofia na USP, estudiosa das relações entre história, memória e testemunho, com foco na ditadura civil-militar brasileira. Coordenadora do grupo NÓS - Grupo de estudos sobre feminismos da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Deborah Neves
Pesquisadora de pós-doutorado (Unifesp) e bolsista Fapesp. É Doutora em História (Unicamp) e mestre em História Social pela (USP). Atuou como historiadora da UPPH da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Coordenadora do Coletivo GT Memorial Doi-Codi, reconhecido como Ponto de Memória e autora do livro A persistência do passado: patrimônio e memoriais da ditadura em São Paulo e Buenos Aires (Alameda, 2018).
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariluce Moura
Professora titular aposentada da UFBA, reintegrada pela Comissão da Anistia em 2015. Criou a revista Pesquisa Fapesp e foi sua diretora de 1999 a 2014. Criou o Instituto Ciência na Rua e é sua diretora-presidente. É autora de A revolta das vísceras e outros textos.
(Foto: Le?o Ramos)
Pádua Fernandes
Doutor em Direito (USP). Foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade, da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva" e da Prefeitura de São Paulo. É autor de "Ilícito absoluto: a família Almeida Teles, o coronel C. A. Brilhante Ustra e a tortura".
(Foto: Acervo Pessoal)
Camilo Vannuchi
Jornalista e escritor, professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e está Secretário de Cultura em Diadema (SP). Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Foi membro e relator da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo (2016). Publicou, entre outros, os livros "Vala de Perus, uma biografia" (2020), finalista no Prêmio Jabuti de Literatura de 2021, e "Eu só disse meu nome" (2024).
(Foto: Dino Santos - Prefeitura de Diadema)
Marcelo Godoy
Repórter e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. É autor dos livros A Casa da Vovó, uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar, obra que recebeu os prêmios Jabuti (livro do ano de não ficção) e de melhor ensaio social da Biblioteca Nacional, e do recém-lançado Cachorros, A história do maior espião dos serviços secretos militares e a repressão aos comunistas até a Nova República. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.
(Foto: Emanuela Godoy)
Eduardo Reina
Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Cativeiro sem fim, Depois da Rua Tutoia, No Gravador. Diretor do documentário Justiça Contaminada - O Teatro Lavajatista da Operação Calvário na Paraíba.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/09/2024 a 24/10/2024
Dias e Horários
Quintas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 19/9.
Enquanto houver vagas.