Atividades

Livro discute o modo como são tratados os casos de desaparecimento por agentes e agências públicas brasileiras

Pessoas desaparecidas: uma etnografia para muitas ausências

Voltar para o início Pessoas desaparecidas: uma etnografia para muitas ausências

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


 


O desaparecimento de pessoas tem recebido cada vez mais atenção no Brasil. Casos variados encontram espaço crescente nas páginas dos jornais e em mobilizações sociais, sobretudo quando envolvem policiais e outros agentes de Estado. Exemplo disto é o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, ocorrido no Rio de Janeiro, em julho de 2013. Contrastando com casos que ganham destaque, porém, inúmeros outros acontecem diariamente no país, compondo um universo invisível, escorregadio e pouco conhecido. O que acontece com esses casos? De que modo são encarados pelas autoridades às quais são comunicados? Como podemos compreender sua invisibilidade e, ao mesmo tempo, a crescente capacidade de mobilização que o fenômeno do desaparecimento tem demonstrado?


Esta etnografia revela as práticas por meio das quais casos de desaparecimento são geridos por agentes e agências públicas brasileiras, em especial as repartições policiais. Baseada em longa pesquisa de campo, a obra analisa os sentidos da invisibilidade e até da irrelevância atribuída a esses casos, além de descortinar as estratégias acionadas por diferentes atores sociais que têm questionado essa irrelevância e produzido a denúncia pública do desaparecimento como um problema social digno de atenção. 

Palestrantes

Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira

Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira

Professora e pesquisadora da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da FGV, onde integra o Laboratório de Estudos sobre Instituições (LEI). Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. (Foto: Américo Vermelho)

 

Data

29/01/2016 a 29/01/2016

Dias e Horários

Sexta, das 16h às 18h.

Local

Valores

Grátis