Planejamento, monitoramento e avaliação no ciclo das políticas sociais
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Os campos do planejamento e avaliação, bem como do diagnóstico, entendidos como procedimentos que iluminam e trazem à tona informações e análises vitais para o exercício da proteção social e da defesa de direitos, são processos que ganham materialidade ao longo do ciclo de gestão da política pública, construindo conhecimento sobre as demandas de proteção social existentes nos territórios e sobre as ofertas de serviços sociais.
A operação da política pública, na perspectiva da universalização e garantia do direito exige conhecer quem são e onde estão os que demandam proteções e defesa de direitos, e como se configuram os territórios, em termos de condições de proteção e desproteção.
Por outro lado, a complexidade das questões sociais que se materializam de forma diferenciada nos diversos territórios exige uma análise mais consistente e a apropriação de procedimentos metodológicos específicos para a realização de diagnósticos e avaliações dos profissionais que operam as políticas públicas.
Nessa perspectiva, o curso busca propiciar um ambiente de diálogo entre o universo do planejamento e avaliação e as práticas profissionais, contribuindo, assim, na reflexão crítica sobre o lugar da avaliação e dos indicadores sociais.
Para tanto, serão discutidas as matrizes conceituais e metodológicas dos processos de monitoramento e avaliação no ciclo das políticas públicas e o papel estratégico dos sistemas e tecnologias da informação no diagnóstico, monitoramento e avaliação.
A proposta do curso é partir da realidade e prática profissional dos participantes e discutir experiências concretas para facilitar a apropriação dos processos e recursos metodológicos existentes nos processos de planejamento e avaliação das políticas e programas sociais.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Carola Carbajal Arregui
Doutora em Serviço Social pela PUC SP e Pós-doutorado em economia pela Universidade Pierre Mendès France em Grenoble/França.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
02/05/2017 a 06/06/2017
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.