Planejamento na gestão cultural
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
O objetivo do curso é apresentar e propiciar reflexão critica sobre abordagens metodológicas e práticas de planejamento aplicáveis à gestão cultural, considerando o contexto diversificado em que se inserem as políticas públicas, as estratégias das organizações culturais e a produção cultural em seus vários níveis.
Considera-se que os múltiplos aspectos que demandam a prática do planejamento na gestão cultural exigem uma visão ampla das possibilidades metodológicas. Pretende-se também, auxiliar os participantes a construírem soluções de planejamento para suas demandas específicas.
A demanda por capacitação em planejamento por parte de gestores e produtores culturais vem crescendo, por conta da maior complexidade do ambiente das políticas e da produção cultural, que exige maior visão estratégica e capacidade para organizar as ações em termos mais abrangentes. Do ponto de vista da sustentabilidade das organizações e iniciativas culturais, torna-se importante superar uma visão imediatista, baseada na frenética elaboração e realização de projetos em função de oportunidades e demandas conjunturais.
O curso combina a leitura prévia e a discussão em sala de materiais selecionados, a apresentação de abordagens metodológicas, práticas, ferramentas e casos de planejamento e a realização de exercícios com base em situações reais, preferencialmente de organizações às quais os participantes sejam vinculados.
Dirigido a gestores e produtores culturais que atuam em organizações públicas ou instituições privadas, empresas de produção cultural ou bem como representantes de entidades da sociedade civil com atuação área da cultura.
Programa:
1 - Planejamento e estratégia: conceitos básicos
2 - Planejamento em contextos complexos: a visão situacional do planejamento
3 - Do plano à implementação, e ao monitoramento
4 - O planejamento, da política cultural à produção cultural
5 - A estruturação do planejamento: práticas e ferramentas comumente utilizadas
6 - Mapas estratégicos e balanced scorecard no planejamento cultural
7 - Exercício / debate final
Com José Carlos Vaz, professor da EACH-USP nos cursos de graduação e de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

José Carlos Vaz
Professor do curso de gestão de políticas públicas e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste). Pesquisa temas ligados à relação entre tecnologia, democracia, cidades, governos e políticas públicas. Foi pesquisador e coordenador-geral do Instituto Pólis.
(Foto: Acervo pessoal)
Bibliografia
MATUS, C. O plano como aposta. In: São Paulo em Perspectiva, 5(4), out-dez/1991. Disponível em http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v05n04/v05n04_07.pdf
MINTZBERG, H et al. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.
FARIA, H. e Nascimento, M.E. (orgs). Desenvolvimento Cultural e Planos de Governo. Revista Pólis, n. 36, 2000.
KAPLAN, P. e NORTON, R. Balanced Scorecard: a estratégia em ação. S. Paulo, Campus, 1996.
VAZ, J.C. . O monitoramento do planejamento governamental em ambientes complexos: decisões e requisitos. In: ROCHA, Marcia C. G.. (Org.). Reflexões para Ibero-América: Planejamento Estratégico. Brasília: ENAP, 2009, v. 1, p. 37-44.
Disponível em http://www.enap.gov.br/files/Caderno_EIAPP_Planejamento_Estrategico.pdf
Data
16/05/2016 a 06/06/2016
Dias e Horários
Segunda, 19h às 21h30