Curso Presencial
Planejamento territorial baseado em cultura: teoria e prática
Voltar para o início
Programa
O curso apresenta formas de realizar um planejamento territorial tendo a cultura do território como base. A proposta é fornecer as ferramentas para realizar um mapeamento do território que estabeleça as premissas nas quais o processo de planejamento vai se desenvolver posteriormente.
Serão apresentadas aulas teóricas e ações práticas em campo, mapeando o bairro do Bixiga.
1- A Crise do planejamento urbano
Como o planejamento urbano se desenvolveu no Brasil durante o século XX e porque entrou em crise mesmo após as conquistas do Estatuto da Cidade. Serão apresentadas técnicas e experiências normalmente utilizadas nos processos de planejamento assim como as limitações que estes modelos apresentam frente aos resultados que estamos obtendo em nossas cidades.
2- A Cultura como alternativa para o planejamento territorial
A digitalização e a globalização têm transformado as formas de produção das cidades, agora muito mais baseadas em comércios e serviços do que na dependência de indústrias ou de recursos naturais. O investimento nas chamadas Indústrias Criativas tem sido apontado como o caminho mais promissor para reverter o quadro de crise que as cidades têm enfrentado para seu desenvolvimento. Serão discutidos aspectos que baseiam e norteiam as discussões relativas à Economia Criativa e às Cidades Criativas apontando de que formas podemos estabelecer critérios para uma apropriação e adaptação destas ideologias para as realidades brasileiras e do Sul Global, especialmente as relacionadas à produção de comuns e ao Bem Viver.
3- Reconhecer e Fortalecer
Os territórios têm organizações e manifestações próprias que passam desapercebidas ou são ignoradas pelos processos de planejamento. Serão exploradas ferramentas de reconhecimento de lideranças, de engajar comunidades, de estabelecer redes, de mediação e de fortalecimento das culturas já presentes nos territórios.
4- Preparação para o trabalho de campo
Serão apresentadas e organizadas as ações a serem realizadas nos trabalhos em campo. Serão definidas as ferramentas digitais a serem utilizadas, procedimentos a serem adotados, temas e lugares de interesse a serem visitados e formas de catalogação dos dados a serem levantados.
Trabalho de campo.
A proposta é de realizar duas visitas a campo, no bairro do Bixiga, aplicando os conceitos trabalhados nas quatro aulas anteriores, para produzir um mapeamento territorial baseado nas culturas do bairro.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação
do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Sidney Bernardini
Arquiteto e urbanista, professor doutor da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Daniel Motta
Músico e produtor cultural, doutorando em urbanismo pela Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Julio Cintrão
Coordenador de projetos de inovação educacional no Senac-SP. Licenciado em Ciências Sociais e pós-graduado em Coordenação Pedagógica, envolvido com Educação Profissional no desenvolvimento de experimentações para aprendizagem significativa de coletivos e grupos. Docente Mediador de redes rociais de Desenvolvimento Local.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/04/2024 a 27/04/2024
Dias e Horários
16 a 19/4 - Terça a Sexta, das 19h às 21h30.
20 e 27/4 - Sábados, das 15h às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 16/4.
Enquanto houver vagas.