Curso Presencial
Plantar e bordar: o aprendizado contínuo na Horta Comunitária do Bixiga
Voltar para o início

Programa
Série de dois encontros une bate-papo e oficina prática. O primeiro dia é uma palestra no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc sobre o trabalho do coletivo, que cuida da Horta Comunitária do Bixiga Denuzia Pedreira Bastos e faz bordados com temas relacionados à horta. Esse dia já tem uma atividade prática: início do bordado. O segundo dia oferece uma visita à horta, com oficina prática de mão na terra e conclusão do bordado.
O curso promove uma imersão no cultivo de plantas e na arte do bordado, compartilhando as experiências da horta por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Os palestrantes apresentam os desafios, avanços e retrocessos enfrentados por um coletivo dinâmico, onde o aprendizado acontece na troca de saberes. O foco está na relação entre o cultivo, o cuidado com a terra e a saúde, valorizando as pequenas conquistas do trabalho coletivo.
Os encontros permitem aos participantes que conheçam a história da criação e manutenção de uma horta em meio ao concreto da região central de São Paulo. Eles são convidados a se sensibilizar em relação à vida presente na natureza e na prática do cultivo, bem como ao constante aprendizado com a diversidade das espécies em uma horta -- rompendo com a monocultura da agropecuária e a monocultura do pensamento.
Encontro 1. História da horta e a inteligência das mãos que plantam e bordam
Os participantes têm a oportunidade de conhecer a história da horta, desde a sua idealização pela moradora e educadora Denúzia Pedreira Bastos (in memoriam); o uso de práticas sustentáveis no cultivo urbano, com foco no enriquecimento do solo pelo uso de adubos naturais também produzidos na horta; e os desafios do dia a dia na horta: o espaço limitado, o trabalho voluntário e colaborativo e as variadas necessidades das plantas.
O encontro aborda a arte de plantar, com ênfase na observação e no reaprender a conversar com a natureza por meio do cultivo de folhas para chás, hortaliças, flores, tubérculos e frutas. A partir da história e da apresentação das espécies existentes, a oficina de bordado ensina três pontos básicos (ponto atrás, ponto haste e ponto corrido) para criar pequenos "panfletos" bordados, destacando a importância das hortas urbanas.
Encontro 2. Plantio na Horta do Bixiga: a mão na terra e o cuidado contínuo
Os participantes têm a oportunidade de praticar o cultivo na horta, conhecendo mais sobre o enriquecimento do solo, a constância da rega e o envolvimento de voluntários, a experimentação da poda, manejo natural de eventuais pragas e aproveitamento de mudas para plantio em vasos. Além disso, concluem os panfletos bordados na aula anterior, conectando expressão artística ao cuidado com a Terra e refletindo sobre o cultivo como prática de atenção, saúde e transformação coletiva.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Carla Lombardo
Artista multidisciplinar. Sua prática se concentra no corpo e nas inter-relações entre sistemas vivos e redes tecnológicas. Desde 2019 faz parte do coletivo Salve Saracura e em 2023 começou a participar do coletivo da horta.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jacinto Donizeti dos Santos
Pedagogo e professor de Historia da rede pública. Estudou jardinagem na Umapaz e é um apaixonado pela arte de plantar, assim como a possibilidade de executar trabalhos coletivos. Na busca do aprimoramento, executa trabalho voluntário na Horta Comunitária do Bixiga Denúzia Pedreira Bastos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Romilda Correia
De Salvador, filha de um jardineiro. Ao aposentar-se, iniciou trabalho voluntário na Associação de Mulheres Unidas Venceremos, onde conheceu Denúzia Pedreira Bastos, a "amiga das plantas", e decidiu apoiá-la em sua missão. Mesmo após a partida de Denúzia, continua envolvida com o trabalho na horta e dedica-se a aprender mais sobre a arte de plantar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Solange Maria de Andrade Lima Lisboa
Historiadora pela FFLCH-USP, curadora de arte, pesquisadora, ativista e artista bordadeira. Participa dos coletivos da horta e Linhas de Sampa, que tem o bordado como instrumento de luta.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
03/06/2025 a 05/06/2025
Dias e Horários
Terça e Quinta, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 20/5, até o dia 3/6.
Enquanto houver vagas.