Atividades

Oficina introdutória de podcasts jornalísticos<br />

Curso On-Line
Podcasts jornalísticos: da ideia à prática

Voltar para o início Podcasts jornalísticos: da ideia à prática

Programa

O objetivo da oficina é fazer um panorama dessa mídia - que vem se difundindo com força pelo país - e ensinar técnicas básicas para que os participantes produzam seu próprio programa.
Para tanto, o conteúdo será acompanhado de exemplos práticos (em que os próprios alunos poderão executar etapas do processo), e de exemplos teóricos (com trechos de podcasts que ilustrem os pontos detalhados).
A oficina fará um painel do que é podcast, dos vários formatos possíveis, do que motiva o crescimento atual, dos desafios que o mercado brasileiro apresenta, e das diferenças e semelhanças em relação a outras mídias, em especial o rádio.
A partir daí, falaremos de como o jornalismo se encaixa nessa equação. Dos casos mais bem sucedidos, traremos exemplos de programas da grande imprensa e da imprensa alternativa, e abordaremos os desafios que ainda se apresentam para ganhar destaque.
Após essa parte introdutória, detalharemos as etapas para se criar um podcast e falaremos do uso de ferramentas do jornalismo tradicional nesse processo. Como identificar seu nicho e escolher o melhor tema, como criar identidades sonora e visual, como definir fontes e formatos etc. Estas são só algumas das questões respondidas nesta etapa.
As demandas técnicas também serão contempladas ao longo do curso. Como captar áudio com simplicidade e qualidade, quais os equipamentos necessários, que programas se adequam melhor a cada formato?
Numa etapa mais avançada, falaremos do passo a passo da edição e roteirização que tornam as narrativas mais ágeis e interessantes. E, por fim, do caminho das pedras para a publicação nos tocadores, para a divulgação nas redes sociais, e para as formas possíveis de monetização.

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Gabriela Mayer

Gabriela Mayer

Jornalista, âncora da rádio BandNews FM e host dos podcasts Elas com Elas, na BandNews, e Põe na Estante, na Rádio Guarda-Chuva. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Dantas

Juliana Dantas

Jornalista formada pela Cásper Líbero e locutora pelo Senac. Já passou pelas redações da TV Gazeta, da Record News, da Rádio BandNews FM e Alpha FM. Pesquisa cuidados paliativos. Apresenta o podcast Finitude.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renan Sukevicius

Renan Sukevicius

Jornalista, atualmente trabalha na Folha de S.Paulo, onde conduz o podcast Todas as Letras, de diversidade. Já passou pelas redações da BandNews FM e da CBN. É criador do podcast Finitude.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tomás Chiaverini

Tomás Chiaverini

Escritor e jornalista, com passagens por Folha de S.Paulo e TV Cultura. Escreveu para revista Piauí, The Intercept, Agência Pública e outros. Comanda a Rádio Escafandro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/07/2020 a 17/07/2020

Dias e Horários

Segunda a Sexta, 19h às 21h.
Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis