Podemos falar em bônus demográfico para a educação?
Voltar para o início
Programa
Recentemente, a discussão sobre o aproveitamento ou desperdício do "bônus" demográfico foi mobilizada nas pautas da imprensa, devido à proposta da Reforma da Previdência.
Foi dado destaque para o futuro desequilíbrio entre a proporção de contribuintes e de aposentados, e as consequências do aumento da expectativa de vida sobre as contas públicas.
Em comum com o tema educacional, a noção de bônus aparece como fator para melhorar o investimento na educação de crianças - futuros trabalhadores e consumidores - e na manutenção de poupanças, para evitar uma crise no sistema previdenciário.
Desse modo, o bônus assume sua dimensão econômica, mas, existiriam outras? Do se que trata esse bônus? Quais desafios e quais oportunidades ele coloca para o cenário educacional?
Partindo de uma perspectiva crítica, o intuito da palestra é apresentar a origem desse momento demográfico, indicar os limites e as potencialidades da Demografia para pensar temas educacionais, pensar sobre os significados de uma sociedade em trânsito demográfico, e apontar novos horizontes em relação ao binômio demografia-educação.
(Foto: Valdiney Pimenta CC 2.0)
Palestrantes

Flávia Vitor Longo
Mestre e doutoranda em Demografia pela Unicamp. No mestrado pesquisou sobre a mobilidade educacional intergeracional no Brasil e, atualmente, pesquisa relações entre Demografia, Educação e Políticas Públicas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/12/2017 a 11/12/2017
Dias e Horários
Segunda, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de novembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.