Curso Presencial
Poética DEF nas artes visuais: a exposição Demonstra
Voltar para o início
Programa
Visita mediada à exposição Demonstra a partir da Poética DEF. Propõe-se à análise curatorial, imagética e contextual da produção contemporânea de artistas DEFs, com aprofundamento conceitual sobre deficiência, corpo e território nas artes visuais.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Foto: João Vidotto
Palestrantes
Daniel Moraes
Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e graduado em Design pela Faculdade de Campinas. Desde o começo de sua trajetória o artista investiga conflitos do seu corpo com as práticas artísticas, sendo o desenho, a pintura e a performance os principais meios utilizados. A Decorporeidade - estudos sobre a corporeidade da deficiência - é o foco de suas produções atuais que articula relações entre monstruosidade e humanidade, estudos def e tensões entre arte, corpo e educação. É fundador da Demonstra - plataforma de criação e investigação destinada à produção artística de artistas com deficiência. No âmbito educacional, ministrou diversos cursos, oficinas e palestras em instituições como Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, BR), Sesc (São Paulo, BR), Centro de Artes Contemporâneas Arquipélago (Açores, PT), Fbaul (Lisboa, PT) e Facamp (Campinas, BR). Como artista visual expôs seus trabalhos em exposições individuais e coletivas, incluindo: "Entre Amputos", Galeria Gruta (São Paulo, BR), "Do Desenho", Centro Cultural da Caixa (Rio de Janeiro, BR), "Taking the Light Out of the Prism no Duplex Air" (Lisboa, PT) e "Lines of Thoughts", CICA MUSEUM - Czong Institute for Contemporary Art (Korea).
(Foto: Heverton Harieno)
Maíra Freitas
assistente curatorial da exposição Demonstra
Data
29/04/2026 a 29/04/2026
Dias e Horários
Dia 29/4, quarta,
das 10h30 às 17h30