Política da paisagem: estratégias, instrumentos e conflitos
Voltar para o início
Programa
Nos últimos anos tem crescido o interesse pela paisagem para a formação de políticas públicas em diferentes contextos, especialmente aqueles associados ao patrimônio cultural, mas não apenas.
São muitos os instrumentos criados em diferentes escalas. Este curso tem o objetivo de discutir essas recentes estratégias de captura do conceito de paisagem em políticas públicas, tais como a tipologia de Paisagem Cultural e a abordagem de Paisagem Urbana Histórica, ambas da Unesco, a Convenção Europeia da Paisagem, a Chancela da Paisagem Cultural do IPHAN e algumas estratégias municipais.
Tradições de pensamento relacionadas à paisagem envolvidas, possibilidade e limites dos instrumentos, suas relações com a natureza, o urbano e diferentes grupos sociais, avanços e possíveis conflitos, compõem a dinâmica daquilo que chamamos de Política da Paisagem.
Desse modo, discussões sobre teoria da paisagem, instrumentos disponíveis e estudos de caso deverão orientar o debate com os interessados, divididos em quatro encontros.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Rafael Winter)
Palestrantes

Rafael Winter Ribeiro
Geógrafo, doutor em Geografia pela UFRJ e Université de Pau et des Pays de l'Adour. Professor do PPGG/UFRJ e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Membro do Icomos, atuou na candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial da Unesco e seu plano de gestão.
(Foto: Alberto Lemos)
Data
16/01/2018 a 19/01/2018
Dias e Horários
Terça a Sexta, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.