Atividades

Noções de cultura, autoria, propriedade, criação, política e arte entre povos indígenas

Curso On-Line
Políticas da cultura e o pensamento indígena

Voltar para o início Políticas da cultura e o pensamento indígena

Programa

O curso oferecerá uma introdução aos principais assuntos envolvidos na relação entre povos indígenas e produção de cultura, tendo em vista a aquisição de um repertório crítico relacionado tanto aos estudos antropológicos quanto ao pensamento indígena.

Pretende-se apresentar reflexões em torno das noções de cultura, autoria, propriedade, criação, política e arte entre povos indígenas, suas intersecções com instituições ocidentais e seus regimes de conhecimento.

As aulas serão constituídas pela discussão de conceitos fundamentais e de estudos de caso referentes a projetos culturais recentes via sua relação com os conhecimentos tradicionais e o pensamento indígena contemporâneo.

Pretende-se assim produzir reflexões sobre os equívocos tradutórios, os impasses e as alianças potenciais entre formas de produção de sentido derivadas de matrizes civilizatórias diversas, bem como as consequências políticas relacionadas ao encontro entre mundos.

Aula 1 - Introdução aos povos indígenas no Brasil e aos conceitos fundamentais do pensamento indígena e da antropologia, tendo em vista a compreensão e as possibilidades de tradução de noções como autoria, invenção, criação, pessoa, corpo e propriedade.

Aula 2 - Apresentação e discussão de estudos de caso relativos à produção recente de cultura em áreas diversas (cinema, teatro, literatura, artes visuais e pesquisa acadêmica), via suas relações com modos de expressão e de circulação tradicional do conhecimento.  
 

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Pedro de Niemeyer Cesarino

Pedro de Niemeyer Cesarino

Professor do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Publicou Oniska - poética do xamanismo na Amazônia (Ed. Perspectiva, 2011, Prêmio Jabuti 2012), Quando a Terra deixou de falar (Ed. 34, 2013) e Políticas culturais e povos indígenas, com Manuela Carneiro da Cunha (Ed. Cultura Acadêmica, 2014, Prêmio Jabuti 2015), além do romance Rio Acima (Companhia das Letras, 2016).
(Foto: Jordi Burch Kameraphoto)

Data

16/12/2021 a 17/12/2021

Dias e Horários

Quinta e Sexta, 19h às 21h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 14/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams.

Valores

Grátis