Curso Presencial
Políticas do imaginário: imagens de mulheres negras
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Programa
O curso discute a circulação de duas imagens de mulheres negras nas redes sociais: A fotografia "Mulher negra escravizada de turbante", (Alberto Henschel, 1870) e a pintura "Femme noire assise de face", (Félix Vallotton, 1911) que comumente são associadas a personalidades importantes da história latino-americana, como a brasileira, Tereza de Benguela, e a colombiana, Casilda Cundumí.
Partimos do princípio que a apropriação de imagens criadas no contexto de uma sociedade racista é um recurso muito utilizado por artistas contemporâneos, que em alguma medida empobrece a discussão nas artes visuais e auxilia na perpetuação de estereótipos desses atores sociais.
Como essas imagens criadas por artistas brancos europeus dos séculos XIX e XX estão sendo ressignificadas e utilizadas nas redes sociais? Essa é uma solução ou a manutenção rasa na construção de memória a respeito das mesmas?
O objetivo é possibilitar um olhar mais atento às imagens e seus discursos, especialmente em tempos de abundância de informações que recaem sobre nossos olhos.
1- Eu não sou qualquer uma: imagens nas redes sociais e o não visto.
A partir do trabalho "Imagens de Controle", de Patricia Hill Collins, e de outras autoras, discutiremos os desdobramentos contemporâneos destas imagens e como a repetição e o uso sem a contextualização causa a noção de "imagem fidedigna".
2- Um percurso por histórias perdidas (parte I)
Quem foi Cacilda Cundumí? Apresentação de sua história, seus desdobramentos na sociedade e também, a discussão em torno da fotografia ''Mulher negra escravizada de turbante'', de Alberto Henschel, 1870.
3- Um percurso por histórias perdidas (parte II)
Quem foi Tereza de Benguela? Apresentação de sua história, seus desdobramentos na sociedade e também, a discussão em torno da pintura "Femme noire assise de feice", de Félix Vallotton, 1911.
4- Que imagens estão sendo excluídas e quais ainda não foram criadas?
Discussão teórico-prática e apresentação de obras produzidas por artistas contemporâneas sobre o lugar da mulher negra na sociedade latino-americana (Brasil e Colômbia).
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Domínio Público)
Palestrantes
Elidayana Alexandrino
Artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística. Desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, utilizando a fotografia como suporte de expressão.
(Foto: Acervo Pessoal)
Lorrane Rodrigues
Mestra em História e educomunicadora. Produz podcasts de educação e comunicação e desenvolve projetos na área de Direitos Humanos com ênfase em Estado, movimentos sociais e processos sócio culturais de gestão da violência na Am. Latina.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
16/09/2022 a 07/10/2022
Dias e Horários
Sextas, 10h às 12h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 15/9.
Enquanto houver vagas.