Curso On-Line
População preta: uma fronteira entre liberdade e loucura
Voltar para o início

Programa
O objetivo do curso on-line "População Preta: Uma Fronteira entre liberdade e loucura" é propor um educar para a questão da saúde mental da população preta a partir da intersecção entre arquitetura, urbanismo, saúde mental e memória.
O complexo Psiquiátrico do Juquery, localizado no município de Franco da Rocha, será o objeto central da mediação educativa desta série de encontros, a fim de tratar sobre a institucionalização da loucura a serviço da ordem social.
No intento de dialogar a respeito da(s) memória(s) da população preta a partir da chave da saúde mental - o objetivo específico deste curso é incentivar um educar para o pensamento crítico que promova um olhar que se volte às memórias ainda presentes nas margens, deslocando-as para o campo da visibilidade, assim como as estruturas sociais que coabitavam nos intramuros das instituições asilares a partir do final do século XIX no Estado de São Paulo - especificamente, no período do pós abolição formal da escravatura.
Ou seja, o que se propõe aqui é investigar a respeito das sérias e violentas inclusões sociais carcerárias e manicomiais que a população preta foi submetida e, que até os dias de hoje, tais inclusões ainda reverberam na estrutura social como um todo.
19/1 - Narrativas Pretas como práticas de Liberdade
21/1 - Fluxos Gentrificadores: Quem teve direito à cidade no pós-abolição?
26/1 - Franco da Rocha: Complexo Hospitalar do Juquery
28/1 - A importância da Reforma Antimanicomial como quebra do racismo e da violência asilar
2/2 - Ebó de palavras: o verbo como oferenda
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

André Santos Bispo
Educador-artista graduado em Filosofia com extensões universitárias em Museologia e Patrimônio. Foi responsável pela criação do Plano Educativo do Museu de Arte Osório Cesar - MAOC, localizado no Complexo Hospitalar do Juquery.
(Foto: Clara Zamith)

Luciane Tobias
Historiadora formada pela PUC-SP. Há 13 anos atua em Mediação Cultural desenvolvendo trabalhos para diversos equipamentos culturais na cidade de São Paulo. Supervisiona equipes de educadores em programas educativos para exposições.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/01/2022 a 02/02/2022
Dias e Horários
Quartas e Sextas, 15h às 17h.
Curso On-LIne.
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 17/1.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams