Atividades

Capas e miolos de livros de Guimarães Rosa

Poty e Luís Jardim: Ilustradores de João Guimarães Rosa

Voltar para o início Poty e Luís Jardim: Ilustradores de João Guimarães Rosa

Programa

Os artistas plásticos Poty Lazzarotto e Luís Jardim foram ilustradores de capas e miolos dos livros de João Guimarães Rosa, editados pela José Olympio Editora entre os anos 1940 e 1970. Com a força de suas imagens, estes artistas criaram uma identidade visual para a obra do grande escritor.

A proposta da palestra é destacar a ilustração em seu viés artístico; elucidar o contexto cultural da época e a importância da José Olympio Editora neste contexto em que especial atenção era dada ao aspecto visual do livro; assim como, apresentar as obras destes dois artistas, suas trajetórias e as técnicas por eles utilizadas.

A apresentação das capas e miolos de livros ilustrados pelos artistas para obras de João Guimarães Rosa e também as de outros escritores permite o estabelecimento de relações e comparações entre inúmeras edições da época e edições contemporâneas. Especialmente, destacam-se as ilustrações criadas para livros de adultos, uma prática muito comum no período.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustrações: Capas de livros de Poty e Lui?s Jardim)

Palestrantes

Sonia Magalhães

Sonia Magalhães

Ilustradora, artista plástica e professora de artes. Realiza ilustrações para revistas e livros sempre por meio da colagem. Há 20 anos, pesquisa sobre os ilustradores de João Guimarães Rosa: Poty e Luís Jardim. Em 2016, recebeu indicação para Prêmio Jabuti.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

26/11/2018 a 26/11/2018

Dias e Horários

Segunda, 14h30 às 16h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora