Atividades

Por que, num mundo cada vez mais urbanizado, há cidades ou povoados com pouquíssimos (ou nenhum) morador?

Povoações abandonadas no Brasil

Voltar para o início Povoações abandonadas no Brasil

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


"Povoações abandonadas no Brasil" (Eduel, 2016) investiga o paradoxo: por que, num mundo cada vez mais urbanizado, há cidades ou povoados com pouquíssimos (ou nenhum) morador? Parecem cidades fantasmas. Para demonstrar a complexidade que é responder a essa pergunta, o autor examina a criação e o desaparecimento de oito cidades no Brasil. Assim como o deus Janus, que tinha duas faces para lados opostos, povoações abandonadas remetem para a construção da cidade e para a sua destruição. Encontrar o elo social entre elas é o caminho percorrido pelo autor. Nesse sentido, o livro é uma viagem maravilhosa pela história do Brasil e suas cidades.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Ilustração: Rafael Conde)

Palestrantes

Nestor Razente

Nestor Razente

Arquiteto e urbanista. Professor da Universidade Estadual de Londrina. Doutor pela USP. Foi consultor do Banco Mundial para reconstrução de Angola pós-guerra civil. 
(Foto: Acervo Pessoal).

Data

07/04/2017 a 07/04/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora