Povoações abandonadas no Brasil
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
"Povoações abandonadas no Brasil" (Eduel, 2016) investiga o paradoxo: por que, num mundo cada vez mais urbanizado, há cidades ou povoados com pouquíssimos (ou nenhum) morador? Parecem cidades fantasmas. Para demonstrar a complexidade que é responder a essa pergunta, o autor examina a criação e o desaparecimento de oito cidades no Brasil. Assim como o deus Janus, que tinha duas faces para lados opostos, povoações abandonadas remetem para a construção da cidade e para a sua destruição. Encontrar o elo social entre elas é o caminho percorrido pelo autor. Nesse sentido, o livro é uma viagem maravilhosa pela história do Brasil e suas cidades.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Rafael Conde)
Palestrantes

Nestor Razente
Arquiteto e urbanista. Professor da Universidade Estadual de Londrina. Doutor pela USP. Foi consultor do Banco Mundial para reconstrução de Angola pós-guerra civil.
(Foto: Acervo Pessoal).
Data
07/04/2017 a 07/04/2017
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.