Curso On-Line
Povos ciganos: educação e meio ambiente
Voltar para o início
Programa
Este ciclo tem como objetivo discutir as relações entre os povos ciganos e as temáticas da educação e do meio ambiente, em particular destacando os universos culturais e identitários, a partir de pesquisas realizadas por pesquisadores junto aos povos ciganos brasileiros e com ênfase nos desafios para assegurar o acesso das etnias ciganas à educação formal.
Dia 1 - Desafios identitários e interculturais na relação Povos Ciganos e Educação
Dia 2 - Perspectivas da educação ambiental para inclusão social e Justiça Climática dos povos Ciganos no Brasil
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Cgano da etnia calon. Multiartista, pesquisador, ativista e produtor cultural independente. Mestre em Educação Ambiental e Mitologias Ciganas (UFMT) e doutor em Informação, Comunicação e Saúde pela Fiocruz-RJ. Estágio pós-doutoral no Laboratório de Comunicação e Saúde da Fiocruz-RJ..
(Foto: Acervo Pessoal)
Lenilda Damasceno Perpétuo
Bióloga e pedagoga, professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Mestrado e doutorado em Educação UnB. Dissertação premiada no Prêmio Marielle Franco dos DH, na Câmara Legislativa do DF.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcilânia Gomes Alcântara Figueiredo
Cigana calin, pedagoga formada pela UFCG, licenciada em Educação Física e pós-graduada em Neuroaprendizagens pela UNOPAR .Professora em Sousa-PB, idealizadora do projeto "As diversas cores da minha cultura", premiado pela Lei Paulo Gustavo e destaque no Prêmio Professores do Brasil (2018).
(Foto: Acervo Pessoal)
Desirée Almeida
Cigana da etnia calon, membro do coletivo Ciganagens e professora da Educação Básica da Rede Pública Municipal. Formada em Pedagogia e Filosofia pela UFRJ, pós-graduada em Saberes e Práticas na Educação Básica pelo CESPEB/UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/02/2025 a 24/02/2025
Dias e Horários
Segundas, das 15h às 17h
Curso On-Line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 17/2.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom