Atividades

Construindo um objeto artístico/conceitual utilizando a encadernação como suporte

Curso Presencial
Prática artística em encadernação: o livro-objeto

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Programa

O livro é um objeto disruptivo, divisor de águas na história da humanidade. Para além de sua função prática, enquanto signo de transmissão e salvaguarda de conhecimento, sua estrutura física, páginas, capas, tipografias, ilustrações e encadernação, são elementos que contribuem para uma experiência estética do leitor. Essa característica do livro como objeto tem sido explorada por artistas visuais e criadores de cadernos de artista em diferentes temporalidades históricas.

Entendendo o livro enquanto potência criativa, podemos observar artistas que têm criado obras que exploram, imaginam e expandem a relação intrínseca entre forma e conteúdo. Em uma perspectiva contemporânea, a artista brasileira Ana Maria Tavares, por exemplo, criou a obra "Livro Objeto" em que desmontou um livro e o reorganizou em uma nova forma, tornando-o um objeto tridimensional. Neste caso, a finalidade do livro foi transfigurada em uma obra que questiona sua função enquanto objeto e desafia a sua utilidade como meio de transmitir informações. Assim como Ana Maria, inúmeros outros artistas desenvolveram trabalhos que tensionaram o conceito do livro enquanto objeto útil criando outros significados para sua existência.

Para além das obras de arte que se apropriam dos livros como linguagem visual, os cadernos de artista também exploraram a sua estrutura como objeto. Através de seus cadernos, artistas escoam sua potência criativa através de registros de ideias, esboços e anotações, mas também como uma forma de criar objetos de arte. Alguns artistas criaram cadernos que são obras de arte em si mesmos, com ilustrações, colagens, escritos, poemas e outros elementos que compõem a sua estrutura.

Em nossa oficina, vamos estabelecer um percurso teórico-prático para construir um projeto artístico que utilize a estrutura do livro enquanto objeto como uma forma de explorar a relação entre o conteúdo e a forma, questionar a utilidade e a função do livro e criar, em resumo, um objeto que seja, em si mesmo, um objeto estético.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Frederico Lopes)

Palestrantes

Frederico Lopes

Frederico Lopes

Graduado em artes visuais e especialista em gestão cultural. Atua como curador, artista e educador. Coordena as atividades da instituição Cultural Bodoque desde 2012 e já trabalhou como educador e curador no Museu de Arte Murilo Mendes e no Memorial da República Presidente Itamar Franco. Pesquisa a encadernação como suporte para criação artística.
(Foto: Brenda Marques)

Poliana Côrtes

Poliana Côrtes

Artista, professora e restauradora. É formada em artes visuais, especializada em Restauração e mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural.  É coordenadora de produção da Instituição Cultural Bodoque Artes e Ofícios desde 2013. Atuou como professora de artes de ensino básico e como restauradora no Museu Mariano Procópio e no Hotel Copacabana Palace. Sua pesquisa tem como base a conservação de bens móveis e imóveis.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

CRISTÓFARO, Ricardo de. A Afirmação do Objeto nas Artes Visuais. Revista Trama Bodoque: Ano 001, N005. 2019. Disponível em < https://revistatrama.artebodoque.com/2019/07/14/a-afirmacao-do-objeto-nas-artes-visuais/> acesso em 12/05/2023 - 16:35.
DANTO, Arthur C. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
DANTO, Arthur C. A Transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Martins Fontes, 2010. (Coleção Todas as Artes).
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. - São Paulo: Editora UNESP, 1999.
AYALA, Mariano Monje. El Arte de la Encuadernación. Madrid: Clan Librería Editorial. 1998.
SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Cultrix : Ed. Da Universidade de São Paulo, 1983.

Data

28/07/2023 a 28/07/2023

Dias e Horários

Sexta, 10h às 20h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 25/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira