Curso Presencial
Prática de Acervos de Animação - Coleção Eliseu Lopes Filho
Voltar para o início

Programa
O workshop é parte das iniciativas da ABCA voltadas para a preservação da história da animação brasileira e pretende capacitar profissionais, pesquisadores e estudantes de audiovisual, museologia e artes visuais a lidar com acervos informais da memória audiovisual e transformá-los em uma coleção organizada e acessível. As atividades práticas serão feitas a partir do manuseio de peças da coleção do professor e colecionador Eliseu Lopes Filho, falecido em 2020.
Serão 4 encontros de 4 horas cada:
1º - A História da Animação Brasileira e o Acervo do Professor Eliseu
- Fundamentos históricos / Breve panorama da História da Animação brasileira;
- Apresentando a coleção do professor Eliseu;
- Especificidades de acervos relativos ao audiovisual (visita guiada ao SESC Memórias);
2º - Ferramentas de Acessibilidade e Sistemas de documentação
- Apresentação de recursos de acessibilidade para acesso a documentação e a acervos;
- Ferramentas para pensar a acessibilidade desde a catalogação;
- Breve apresentação de sistemas de documentação/informação de acervos museológicos;
3º - Terceiro Encontro: Apresentação de Metodologia
- Metodologia para Formação, registro, classificação, catalogação, inventário e acondicionamento de coleções;
- Modelos de ficha catalográfica e exemplos práticos;
4º - Atividade prática em grupos
- Manuseio e Produção do Inventário de peças da coleção Professor Eliseu Lopes Filho.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Claudio Rubino
Gestor de acessibilidade cultural, licenciado e bacharel em artes visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pós-graduado em educação inclusiva com ênfase em deficiência física pela Unifesp e gestão cultural pelo Instituto Singularidades (Itaú Cultural). É pessoa com deficiência e coordenador de acessibilidade no Instituto Tomie Ohtake.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alex Reis
Cineasta, ator e professor de montagem na Academia Internacional de Cinema - AIC e operador no Laboratório Digital da Estúdios QUANTA. Bacharel em Cinema e Animação, pós-graduando em Gestão e Negócios no Audiovisual - ambas pela FAAP - e tecnólogo em Direção Cinematográfica na AIC.
(Foto: Acervo Pessoal)

John Keven
Mestre em Museologia pela USP, com graduação em Museologia e História pela UFPE. Atuou em instituições como IAC/UFPE, Caixa Cultural Recife e Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Possui experiências em exposições, salvaguarda e pesquisa de acervos museológicos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafaella Milani
Animadora e pesquisadora em animação, formada pela FAAP, atualmente desenvolvendo dissertação de mestrado pela faculdade Célia Helena Centro de Artes e Educação sobre estudos teatrais aplicados à animação. Foi aluna de Eliseu durante a graduação e por incentivo deste tornou-se membra associada da ABCA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/03/2023 a 01/04/2023
Dias e Horários
Sábados, 14h às 18h15.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 10/3.
Enquanto houver vagas.