Curso Presencial
Práticas artísticas indígenas: diálogos entre Brasil e Sápmi
Voltar para o início

Programa
Ao longo de 2022-23, o projeto "A South-North Dialogue on Afro-indigenous Art" promoveu um diálogo entre povos indígenas do Brasil e nativos das terras tradicionais Sápmi, que inclui territórios no norte da Noruega, Suécia, Finlândia e parte da Rússia.
O curso pretende traçar as observações que surgiram durante esse diálogo entre artistas indígenas, curadores e acadêmicos.
Avaliam-se também de entrevistas, leituras e exposições analisadas paralelamente. Visa ampliar a reflexão e o intercâmbio entre povos indígenas que, embora pertencentes a diferentes geografias, compartilham a experiência de luta contra a opressão do colonialismo.
Além de focar na prática estética, abrange a luta política que move esta arte e sua função pedagógica dentro das comunidades, assim como pelo mundo afora.
No biênio, também foi inaugurado o primeiro pavilhão indígena na Bienal de Arte de Veneza e a abertura da primeira Bienal das Amazônias, em Belém.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Denilson Baniwa)
Palestrantes

Laura Burocco
Pesquisadora do Centro de Investigação em Antropologia-Instituto Universitário de Lisboa, CRIA-ISCTE. Sua pesquisa questiona a intersecção entre cultura e poder como foco principal da descolonização do conhecimento, abordando criticamente a academia e as artes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/11/2023 a 06/12/2023
Dias e Horários
Terças e Quartas, 10h30 às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 28/11.
Enquanto houver vagas.