Curso Presencial
Práticas de descanso: gestos menores diante do Antropoceno
Voltar para o início
Programa
Diante das muitas urgências impostas pelo Antropoceno, este seminário propõe um mapeamento de práticas que investigam o descanso como resistência, cuidado e potência de transformação política. Ao considerar o corpo como um território central na crise climática e social contemporânea, "Práticas de descanso" busca entender como pequenos gestos, pausas e práticas corporais podem abrir caminhos para outros modos de existir em um planeta em colapso, resistir a ele e nele criar.
O descanso aqui não é entendido como passividade ou desconexão, mas como um gesto político e ecológico, uma pausa necessária para reimaginar relações entre corpos, territórios e o mundo não humano. Partindo de um olhar interdisciplinar e transdisciplinar, o seminário conecta pesquisas acadêmicas, práticas artísticas, saberes tradicionais e experiências comunitárias, explorando o potencial do corpo para desencadear transformações sensíveis no enfrentamento das crises do nosso tempo.
Programa:
Dia 11/2
10h30: Abertura - Apresentação
Com Marina Guzzo
Das 11h às 13h:
Mesa 1 - Descanso como Resistência e Cuidado
Participantes:
- Rubiane Maia: Perguntas sobre o cuidado (participação online do Reino Unido);
- Alana Moraes: Cartografias do Esgotamento: Os Prazeres Lentos Contra o Paradigma Energético
- Soledad Maria (Instituto Procomum): O cuidado como forma de sonhar o mundo.
Mediação: Flavia Liberman
Das 14h30 às 16h30
Mesa 2: Práticas Somáticas e Toque no Antropoceno
Participantes:
- Ciane Fernandes: Balanço e descanso: Redes aquáticas em espirais somático-performativas;
- Danilo Patzdorf: Procedimentos para deixar de existir;
- Dani Lima :Escutar o grito da célula.
Mediação: Vinícius Terra
16h30: Lançamento do livro: "Práticas de descanso: gestos menores diante do Antropoceno, com Marina Guzzo e autores do livro, Editora Provisória e Editora NUMA.
17h: Oficina - O descanso passa pela boca
A oficina propõe uma vivência prática e reflexiva em torno das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Com Marli Pedroso
Dia 12/2:
Das 11h às 13h
Mesa 3 - Ancestralidade, Espiritualidade e Ecologias do Corpo
Participantes:
- Cassiano Quilici: Intervalo, ritmo, rito;
- Marise Maués: A poética das marés: uma trilogia aquífera;
- Cristine Takuá: OPY'I, nossa verdadeira escola.
Mediação: Suzy Okamoto
Das 14h30 às 16h30:
Mesa 4 - Desobediência e Invenção Poética
Participantes:
- Tarcísio Almeida: Relações entre ensino, socialidade e estudo negro nas práticas em artes;
- Renata Kabilaewatala: A capoeira como prática de descanso e resistência do corpo negro;
- Tatiana nascimento: O amor é um lugar calmo: do usufruto na feitura cotidiana de prazeres como princípio ancestro, fundamental y escuro de bem viver. Mediação: Conrado Federici
17h: Oficina - Prática de descanso: entre a memória do gesto e a eutonia
Com Ana Dupas e Kidauane Regina
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
foto:Marina Guzzo
Palestrantes
Vinícius Terra
Graduado em Educação Física e doutor em Educação (Unicamp). É docente do eixo de ciências humanas no Instituto Saúde e Sociedade e vice-coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (LINDI) da Unifesp.
Alana Moraes
professora e pesquisadora do Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAF/Unifesp), doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional - UFRJ. pós-doutorado pelo IBICT-UFRJ (Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia)
Tatiana Nascimento
Poeta, cantora, compositora, pesquisadora, mãe da Irê. Brasiliense. Finalista do prêmio Jabuti de poesia (2022), é autora de 20 livros, entre poesia, conto, ensaio e traduções.
(Foto: Acervo Pessoal)
Cristine Takuá
Filósofa, artista e educadora do povo Maxakali, aprendiz de parteira.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marina Guzzo
Professora associada da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade. Pós-doutora pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, mestra e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP
Danilo Patzdorf
Artista, educador e pesquisador do corpo. É doutor em arte-educação pela ECA/USP.
Rubiane Maia
Artista multidisciplinar que vive em Folkestone, Reino Unido. Seu trabalho é um híbrido entre performance arte, instalação, escrita e produções audiovisuais.
Soledad Barbosa
Cearense radicada em São Paulo, é feminista autônoma, escritora, poeta visual, performer, cantora, gestora cultural e pesquisadora. É coordenadora institucional do Instituto Procomum e coordenadora geral do LA Cuida.
Ciane Fernandes
Professora titular da Escola de Teatro da UFBA; professora do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA; mestre e Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela NY University; pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA.
Ana Dupas
Artista e eutonista. As suas práticas artísticas atravessam os territórios da coreografia, performance, saúde e educação. Formou-se em Educação Artística pela ECA - USP, em Eutonia pelo Instituto Brasileiro de Eutonia, e é mestre pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unifesp.
Kidauane Regina
Graduada em Serviço Social pela Unifesp - Baixada Santista. Pesquisa o corpo e o território, tendo como ênfase a vulnerabilidade socioambiental.
Dani Lima
Artista e pesquisadora do corpo e das artes da cena. Mestre em Teatro, Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. É docente no curso de Artes Cênicas da PUC-Rio e no Instituto de Artes da UERJ.
Marli Pedroso
Agricultora, pesquisadora independente, trabalha com questões do campo, da alimentação saudável e de alimentos que são alternativos ao circuito comercial.
Cassiano Sydow Quilici
Professor livre docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Estudos Teatrais na Universidade de Lisboa.
Suzy Okamoto
Mestre em História da Arte e Estética em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Seus trabalhos em artes - desenhos, vídeos e performances - orbitam em torno dos corpos.
Marise Maués
graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará e Artes Visuais pela Universidade da Amazônia - Unama. É mestra em Artes visuais pelo PPGArtes da Universidade Federal do Pará, na linha poéticas e processos de atuação em Artes.
Tarcisio Almeida
curador independente, pesquisador e professor, doutorando pelo Núcleo de Estudos da Cultura Contemporânea e mestre em psicologia clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade (PUC - SP).
Renata Kabilaewatala
docente na Universidade Federal de Goiás, doutora em Artes pela Unicamp, onde também recebeu o título de Mestre em Artes e se graduou em Dança.
Conrado Federici
Professor na Unifesp. Licenciado em Educação Física e com pós-doutorado em Artes da Cena, doutorado e mestrado em Educação, possui formação em música e palhaço. Coordena do Laboratório Corpo e Arte.
Flávia Liberman
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP e Pós-Doutora pelo Centro de Pesquisa História da Arte e Intervenção Artística pela Universidade de Évora, Portugal. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista.
Data
11/02/2026 a 12/02/2026
Dias e Horários
Dias 11 e 12/2, quarta e quinta,
das 10h30 às 18h30