Atividades

Um olhar além da escrita técnica, entendendo os gêneros textuais para o trabalho acadêmico e para a Ciência, por meio das dinâmicas sociais

Práticas de Escrita Acadêmica

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Programa

Fichamentos, resumos, resenhas. Qual a importância desses gêneros textuais para o trabalho acadêmico e para a Ciência?  Por que, muitas vezes, eles são vistos como práticas dissociadas de fatos sociais? Essas são algumas reflexões propostas pelo curso Práticas de Escrita Acadêmica.

Para auxiliar os participantes na elaboração desses textos, busca-se discutir sobre sua produção e circulação, questionando o suposto caráter de neutralidade e objetividade atribuído a textos científico-acadêmicos, fundamentado em determinadas concepções de Ciência construídas ao longo da história.

Para refletir sobre a produção desses gêneros textuais como práticas sociais de linguagem, serão apresentadas diferentes abordagens da escrita acadêmica. A partir dessas reflexões, os textos serão elaborados com base na bibliografia indicada.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Pixabay CC0)

Palestrantes

Raquel Wohnrath

Raquel Wohnrath

Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP, instituto onde lecionou a disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos. Exerceu, também, atividade de docência no Ensino Fundamental I e, atualmente, é revisora de textos literários e acadêmicos e assistente editorial da BAR editora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

(i) STREET, B. Dimensões "Escondidas" na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva. Florianópolis, v. 28, n. 2, 541-567, jul./dez. 2010.
(ii) CORACINI, M. J. R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: ______. (org.) O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2.ed. Campinas: Pontes, 2002. p.13-20.

Algumas formas de trabalhos científicos

(i) WEG, R. M. Fichamento. São Paulo: Paulistana Editora, 2006. p.13-41.
(ii) LEITE, M. Q. Resumo. São Paulo: Paulistana Editora, 2006. p.11-22; 53-59.
(iii) MACHADO, A. R. (coord.); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004a. p. 29-32.
(iv) ANDRADE, M. L. C. V. O. Resenha. São Paulo: Paulistana Editora, 2006. p.11-42.
(v) MACHADO, A. R. (coord.); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004b. p. 33-42; 51-60.

Data

08/01/2018 a 31/01/2018

Dias e Horários

Segundas e Quartas, 19h às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de dezembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira