Atividades

Conversa pública envolvendo apresentação de pesquisas práticas nas artes visuais e desdobramentos em áreas afins

Curso On-Line
Práticas de fabulação: literatura e poesia na criação de novos mundos

Voltar para o início Práticas de fabulação: literatura e poesia na criação de novos mundos

Programa

Lenora de Barros é uma grande expoente da poesia visual, linguagem cuja origem remonta ao movimento da poesia concreta dos anos 1950, período marcado por abordagem construtivista e vanguardista na arte brasileira. A artista trabalha a palavra e a imagem como materiais primordiais. Seu foco volta-se para a exploração das possibilidades dos códigos das linguagens, articuladas por meio de diversos suportes, tais como vídeo, performance, fotografia, instalação sonora e a construção de objetos.

Em conversa com a escritora e pesquisadora em teoria e crítica de arte Veronica Stigger, e mediação de Ana Paula Cohen, pensaremos a influencia da literatura, da poesia e da linguagem verbal na criação de práticas artísticas visuais.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Veronica Stigger

Veronica Stigger

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Entre seus doze livros de ficção publicados, estão Opisanie (2013), Sul(2016) e Sombrio ermo turvo (2019). Com Opisanie seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com Sul, angariou o Prêmio Jabuti. Sombrio ermo turvo, por sua vez, foi finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos, AGEs e Minuano. Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês, o italiano, o alemão e o indonésio.
(Foto: Eduardo Sterzi)

Lenora de Barros

Lenora de Barros

Artista. Utiliza linguagens como texto, vídeo, sons e performances. Faz parte de coleções no Brasil e no exterior.
(Foto: 
Fernando Laszlo)

Data

14/08/2020 a 14/08/2020

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis