Atividades

Conversa pública envolvendo apresentação de pesquisas práticas nas artes visuais e desdobramentos em áreas afins

Cursos On-Line
Práticas de fabulação: literatura e poesia na criação de novos mundos

Voltar para o início Práticas de fabulação: literatura e poesia na criação de novos mundos

Programa

Lenora de Barros é uma grande expoente da poesia visual, linguagem cuja origem remonta ao movimento da poesia concreta dos anos 1950, período marcado por abordagem construtivista e vanguardista na arte brasileira. A artista trabalha a palavra e a imagem como materiais primordiais. Seu foco volta-se para a exploração das possibilidades dos códigos das linguagens, articuladas por meio de diversos suportes, tais como vídeo, performance, fotografia, instalação sonora e a construção de objetos.

Em conversa com a escritora e pesquisadora em teoria e crítica de arte Veronica Stigger, e mediação de Ana Paula Cohen, pensaremos a influencia da literatura, da poesia e da linguagem verbal na criação de práticas artísticas visuais.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em artes visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Veronica Stigger

Veronica Stigger

Escritora, pesquisadora e professora universitária. Doutora em teoria e crítica de arte pela USP, realizou pesquisas de pós-doutorado junto ao MAC USP, à Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Entre seus livros publicados, está “Sombrio ermo turvo” (Editora Todavia, 2019).
(Foto: Eduardo Sterzi)

Lenora de Barros

Lenora de Barros

Graduada em linguística pela USP. Entre suas exposições coletivas estão Radical Women: Latin American Art, 1960-1985, Hammer Museum, Los Angeles e Pinacoteca do Estado de São Paulo; 17ª, 24ª e 30ª Bienal de São Paulo (1983, 1998 e 2013); 4ª Bienal de Thessaloniki, Grécia; 11ª Bienal de Lyon, França (2011).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/08/2020 a 14/08/2020

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis