Atividades

Conversa pública envolvendo apresentação de pesquisas práticas nas artes visuais e desdobramentos em áreas afins

Curso On-Line
Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo

Voltar para o início Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo

Programa

A prática de Virginia de Medeiros dissolve os limites entre arte e vida, entre performance artística e performatividade dos corpos no espaço real, entre veracidade e fabulação. A artista vive intensamente as experiências a que se propõe em cada um dos seus projetos e produz obras resultantes de registros filmados, relatos falados ou escritos e de vivências experimentadas com pessoas em alto nível de vulnerabilidade social, convidadas a participar dos projetos.

Os trabalhos tomam forma a partir das experiências vividas, em vídeo-instalações, fotografias, livros, trazendo ao campo artístico a potência e a integridade de cada um desses personagens reais, por meio das fábulas criadas pela artista em colaboração com os participantes. Nos últimos anos, Virginia participa ativamente do movimento MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), trazendo para o campo das artes protagonistas importantes da luta macropolítica por moradia.

Como trabalhar as traduções de linguagem e deslocamentos ao navegar entre as práticas micro e macropolíticas, mantendo um posicionamento ético em cada uma das colaborações? Suely Rolnik investiga a relação imanente entre clínica, arte e política, e participará dessa reflexão a partir da apresentação da obra de Virginia de Medeiros, com mediação de Ana Paula Cohen.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br


(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Suely Rolnik

Suely Rolnik

Psicanalista, ensaísta e professora titular da PUC-SP. Seu trabalho - cujo foco é a descolonização do inconsciente, teórica e pragmaticamente, a partir de uma perspectiva clínico-política e transdisciplinar - participa da construção coletiva, local e internacional, face aos impasses do presente, por meio de encontros, seminários, conferências, debates, oficinas, filmes, exposições e publicações. Seus livros mais recentes são Antropofagia Zumbi (N-1, 2021) e Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada (N-1, 2018), que será lançado no evento em nova edição revisada. Coautora com Félix Guattari de Micropolítica. cartografias do desejo (Vozes, 1986).
(Foto: Acervo Pessoal)

Virginia de Medeiros

Virginia de Medeiros

Artista visual. Em sua pesquisa, adapta imagens documentais para usos subjetivos e conceituais, propiciando a revisão dos modos de leitura e representação da realidade e da alteridade.
(Foto: Nicolas Soares)

Data

07/08/2020 a 07/08/2020

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis