Atividades

Conversa pública envolvendo apresentação de pesquisas práticas nas artes visuais e desdobramentos em áreas afins

Curso On-Line
Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo

Voltar para o início Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo

Programa

A prática de Virginia de Medeiros dissolve os limites entre arte e vida, entre performance artística e performatividade dos corpos no espaço real, entre veracidade e fabulação. A artista vive intensamente as experiências a que se propõe em cada um dos seus projetos e produz obras resultantes de registros filmados, relatos falados ou escritos e de vivências experimentadas com pessoas em alto nível de vulnerabilidade social, convidadas a participar dos projetos.

Os trabalhos tomam forma a partir das experiências vividas, em vídeo-instalações, fotografias, livros, trazendo ao campo artístico a potência e a integridade de cada um desses personagens reais, por meio das fábulas criadas pela artista em colaboração com os participantes. Nos últimos anos, Virginia participa ativamente do movimento MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), trazendo para o campo das artes protagonistas importantes da luta macropolítica por moradia.

Como trabalhar as traduções de linguagem e deslocamentos ao navegar entre as práticas micro e macropolíticas, mantendo um posicionamento ético em cada uma das colaborações? Suely Rolnik investiga a relação imanente entre clínica, arte e política, e participará dessa reflexão a partir da apresentação da obra de Virginia de Medeiros, com mediação de Ana Paula Cohen.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br


(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Suely Rolnik

Suely Rolnik

Ativista do pensamento, voltada à resistência na esfera micropolítica: o modo dominante de produção da subjetividade, base de sustentação do sistema vigente. Seu trabalho situa-se em um campo transdisciplinar, indissociável de uma pragmática clínico-política. Atua como psicanalista, escritora, curadora (quando necessário) e é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP. É autora de nove livros, incluindo um em coautoria com Félix Guattari, e de mais de uma centena de ensaios publicados em diversos idiomas. Sua produção articula pensamento crítico, clínica e ação cultural, sempre atenta às forças que movem e modulam a subjetividade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Virginia de Medeiros

Virginia de Medeiros

Artista visual. Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFBA. Doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica PUC-SP. Sua prática artística tem como eixo: a alteridade e o ambivalente, o afetivo e o imagético campo das relações. Pressupostos comuns ao campo das artes e do documentário instrumentalizam a pesquisa: deslocamento, participação e fabulação.  A artista participou da 31a e 27ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 2015 ganhou o Prêmio PIPA voto popular e júri; foi artista premiada na 5ª Edição Prêmio Marcantonio Vilaça. Vencedora do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.
(Foto: Nicolas Soares)

Data

07/08/2020 a 07/08/2020

Dias e Horários

Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis