Atividades

As políticas do comum, a cooperação e a sustentabilidade

Práticas do comum e de sustentabilidade

Voltar para o início Práticas do comum e de sustentabilidade

Programa

A mesa de debate aborda o surgimento de práticas comunais que valorizam a cooperação nos modos de vida na cidade a partir da apropriação e adequação de ação nos campos do trabalho, da geração de renda e da produção de  experimentos que reinventam a relação da política com a cidadania.

Os arranjos sociais e tecnológicos abordados tornam possível exercitar combinações assimétricas de diferentes conhecimentos instituintes que constituem importantes laboratórios de inovação e valorização social, seja na produção de um conhecimento na busca de soluções mais sustentáveis aos problemas atuais ou  seja para fomentar dinâmicas solidárias de democracia.
Serão apresentados os seguintes projetos.

Bixiga: transformação sustentável é um projeto criado para conscientizar a comunidade e tratar as causas dos pontos de lixo espalhados pelas ruas, considerado um dos maiores problemas do bairro, visando descobrir maneiras eficientes de efetuar o descarte correto, reduzir sua produção e reciclar. Foi baseado em estudo realizado por moradores do bairro, intitulado "Mapeamento do Lixo no Bixiga", que analisou e fotografou 91 das 129 ruas que compõe a Bela Vista.

Plástico Maravilha é uma iniciativa sediada no Bairro do Souzas na cidade de Monteiro Lobato - SP pelo coletivo Sítio do Astronauta de criadores e inspirado no projeto Precious Plastic de Dave Hakkens. O objetivo do projeto é levar a pequenas comunidades capacitação para a montagem de uma mini usina de reciclagem de plástico, desde a construção das máquinas até a produção de objetos diversos, usando plástico reciclado como principal matéria-prima.

Buscamos tornar a reciclagem deste material um processo mais artístico e acessível a pequenas comunidades, para que todo o plástico consumido seja reciclado localmente e os artesãos estimulados a desenvolver técnicas e produções autorais, levando em consideração os produtos que consomem, formando artistas técnicos que poderão multiplicar estes conhecimentos nas suas comunidades e regiões vizinhas. Hoje o Projeto Plástico Maravilha desenvolve suas atividades em parceria com a escola Pandavas, no Espaço do Fazer, também na cidade de Monteiro Lobato.

Cooper Glicerio é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis fundada em 2006 que a partir da organização e cooperação de seus membros bem melhorando as condições de trabalho, de geração de renda para os associados e seus familiares e potencializando a comercialização de recicláveis com base na economia solidária.

Essa atividade faz parte do projeto “Nós: criação, trabalho e cidadania”,
Mostra de iniciativas sociais voltadas à inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento comunitário.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Melissa Rahal)

Palestrantes

Wellinton Souza

Wellinton Souza

Coordenador na UMES e árbitro internacional de boxe. É morador no bairro há 12anos. Membro da Rede Social Bela Vista e presidente do Conselho de Pais da EMEF Celso Leite.
(Foto: Acervo Pessoal)

Henrique Zoqui Martins Parra

Henrique Zoqui Martins Parra

Sociólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Pimentalab - Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento. Atualmente, dedica-se a investigar e desenvolver práticas de pesquisa-situada em temas relacionados à tecnopolítica, a ciência cidadã e a política do Comum.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cezar Renzi

Cezar Renzi

Cientista Social graduado pela Unesp e Técnico de palco pela SP Escola de Teatro. Iniciou sua carreira artística em 2011 com projetos no audiovisual e design. Desde 2015 cria junto com o coletivo Sítio do Astronauta e atua como educador no ensino e difusão de conhecimento do mundo do fazer; também desenvolve projetos no seu espaço físico criativo, o Espaço Ficção. Hoje é cenotécnico da Cia Hiato, e artista multimídia do projeto Plástico Maravilha.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Aparecida Dias da Costa

Maria Aparecida Dias da Costa

Presidenta da Cooperglicério, cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Baixo Glicério, região central de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/11/2019 a 14/11/2019

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora