Curso Presencial
Práticas Pedagógicas: o uso de Linguagem Simples e Comunicação Alternativa
Voltar para o início
Programa
A CAA ou apenas Comunicação Alternativa é utilizada para complementar ou substituir a fala e/ou a escrita. Compreende um conjunto de métodos e ferramentas que ajudam pessoas com dificuldades de comunicação e pode incluir o uso de desenhos, símbolos, dispositivos eletrônicos ou até gestos. A ideia é oferecer formas diferentes de se comunicar, para que essas pessoas possam se expressar melhor e participar ativamente do mundo ao seu redor.
A Linguagem Simples é uma forma de comunicação que possibilita a fácil leitura, compreensão e o uso de informações por todos os públicos. O objetivo é tornar as informações claras e acessíveis para todas as pessoas, independentemente do seu nível de educação ou conhecimento sobre o assunto.
Aplicar a comunicação em múltiplos formatos é contemplar a acessibilidade, mas sobretudo é ter por base uma estratégia mais universal, promovendo a interação social de forma mais equitativa entre todas as pessoas nos mais variados contextos.
No contexto educacional, a comunicação multiformato, enquanto uma prática pedagógica inclusiva, promove não só a representação, ação e expressão a partir e sobre determinado conteúdo, como também o engajamento pelos estudantes em suas diferenças potencialidades.
Essa atividade faz parte da ação em rede Modos de Acessar: Construindo acessibilidade em territórios diversos
Aula 1. Introdução à Linguagem Simples
Definições gerais sobre Linguagem Simples, contextualização e aplicações. Parâmetros de aplicação e metodologias para o uso de Linguagem Simples.
Uso coordenado de Linguagem Simples e Comunicação Alternativa.
Aula 2. Introdução à Comunicação Alternativa
Definições gerais sobre Comunicação Alternativa, contextualização e aplicações no contexto educacional. Metodologias, estratégias e parâmetros para o uso de pictogramas de Comunicação Alternativa a partir de textos em Linguagem Simples.
Aula 3. Aplicações e Prática de Linguagem Simples e Comunicação Alternativa
Práticas Pedagógicas Inclusivas com o emprego de Linguagem Simples e Comunicação Alternativa. Desenvolvimento de materiais em Linguagem Simples e Comunicação Alternativa.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Eduardo Cardoso
Doutor e mestre em Design; Especialista em Audiodescrição; Arquiteto e Urbanista. Professor da graduação e pós-graduação em design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do grupo COM Acesso - Comunicação Acessível UFRGS.
(Foto: Ricardo Costa)
Início da descrição da imagem
Fotografia do peito para cima de Eduardo Cardoso. É branco, tem 39 anos, cabelos e barba curtos pretos, sobrancelha grossa também preta, olhos castanhos amendoados, nariz e lábios finos, maxilar proeminente e queixo quadrado. Usa óculos de grau com fina armação marrom, camisa azul com estampa de bandeiras e está de braços cruzados em frente a uma estante com livros.
Fim da descrição da imagem
Data
26/11/2024 a 28/11/2024
Dias e Horários
Terça a Quinta, 14h30 às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 26/11.
Enquanto houver vagas.