Atividades

O papel da gastronomia na formação do bom gosto

Curso Presencial
Prazer e comida: o papel da gastronomia na invenção do bom gosto

Voltar para o início Prazer e comida: o papel da gastronomia na invenção do bom gosto

Programa

A proposta deste curso é fomentar uma reflexão sobre a formação do bom gosto, lidando com os aspectos que distinguem alimento e comida; culinária e gastronomia; paladar, gosto e bom gosto; prazer e distinção.

O curso também visa refletir sobre o conceito de hedonismo, termo que indica a busca pelo prazer como único bem possível, pontilhando, historicamente, as escolas filosóficas que tratam do tema para chegar ao imaginário da gastronomia atual como representação do bom gosto.

O curso pretende elucidar por meio de situações cotidianas, o imaginário dos banquetes e a busca pela distinção que atravessa a formação social do gosto, além de apresentar uma interpretação de hedonismo gastronômico partindo do livro: A razão gulosa, de Michel Onfray.

Programa:

Encontro 1 (30/1) - A formação do gosto: a sistematização da gastronomia;

Encontro 2 (1/2) - Reflexões históricas e filosóficas sobre hedonismo nas relações contemporâneas sobre a comida;

Encontro 3 (6/2) - O imaginário dos banquetes e a invenção do bom gosto;

Encontro 4 (8/2) - A razão gulosa de Michel Onfray e o hedonismo gastronômico.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Maria Claudia Gavioli

Maria Claudia Gavioli

(Clau Gavioli), jornalista, editora e apresentadora do Minestrone. Pesquisadora da área de Alimentação, formada em Comunicação Social e Gastronomia, com especialização em Gastronomia, História e Cultura pelo Senac e em Diplomacia Econômica pela Unicamp. Fez MBA em Infraestrutura na FGV e em Marketing na ESPM. Escreveu os livros "Ferramentas de Gestão de Negócios de Alimentos e Bebidas" e "Mercado da Gastronomia: Estudos e Oportunidades", ambos pela Editora Senac. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

ABBAGNAMO, N. Dicionário de Filosofia. 5ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BOUTAUD, J. J. Comensalidade. In: MONTANDON, A. (Ed.). O Livro da Hospitalidade - Acolhida do Estrangeiro na História e nas Culturas. São Paulo: Editora Senac, 2011. p. 1213-1230.
BRILLAT-SAVARIN, J. A. A Fisiologia do Gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CAMPBELL, C. A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CONTRERAS, J.; GRACIA, M. Síntese: a modernidade alimentar, entre a globalização e os particularismos. In: Alimentação, Sociedade e Cultura. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. p. 389-452.
DÓRIA, C. A. A Culinária Materialista - A Construção Racional do Alimento e do Saber Gastronômico. São Paulo: Editora Senac, 2008.
ELIAS, N. O Processo Civilizador - Volume 1 - Uma História dos Costumes. 2a. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1994.
ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena sociedade. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2000.
FISCHLER, C. L'Homnivore. Paris: Poche Odile Jacob, 2001.
FISCHLER, C. Commensality, society and culture. Social Science Information, 2011.
FLANDRIN, J.-L.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
GURGEL, M.; RELVAS, E. Café com Design: a arte de tomar café. 1a. ed. São Paulo: Editora Senac, 2018.
MONTANARI, M. A cozinha, lugar de identidade e das trocas. In: O mundo na cozinha: História, identidade, trocas. São Paulo: Estação Liberdade/ Senac, 2009. p. 11-17.
MONTANARI, M. Comida como Cultura. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2013.
NEVES, C. S. B. Em busca do prazer: percurso evolutivo do pensamento hedonista. Revista Paranaense de Filosofia, v. 1, n. 1, 2021.
ONFRAY, M. A Razão Gulosa - Filosofia do Gosto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
ONFRAY, M. A Potência de Existir: Manifesto Hedonista. 1a. edição ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
PERULLO, N. Taste as Experience: the philosophy and aesthetics of food. New York: Columbia University Press E-book, 2016.
RENTERIA, E. O Sabor Moderno: Da Europa ao Rio de Janeiro na República Velha. 1a. edição ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
SLOAN, D. Gastronomia, restaurantes e comportamento do consumidor.

Data

30/01/2024 a 08/02/2024

Dias e Horários

Terças e Quintas, 15h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 20/12, até o dia 30/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis