Presença de Hilda Hilst
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Hilda de Almeida Prado Hilst (1930-2004) está cada vez mais presente - poeta vivo não faz mesmo sucesso, como repetia com seu jeito de dizer coisas graves com riso.
Quatorze anos após sua morte, artistas de campos diversos fazem adaptações renovadoras, críticos investigam questões inexploradas, poetas e ficcionistas de novas gerações dizem versos seus em saraus da periferia e tatuam no braço frases tiradas de sua obra.
Se teve pouca circulação quando estava viva, virou nos últimos anos praticamente fenômeno nas redes sociais com a mesma obra que sempre exigiu esforço e entrega, páginas que enfrentam temas complexos como o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude das coisas e a transcendência da alma.
Seus leitores estão aqui, neste ciclo que resulta de mais uma feliz parceria Flip-Sesc por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação, para discutir sob múltiplos ângulos a Autora Homenageada em 2018.
Dia 11/06 - Hilda Hilst: a criação total
Com Alcir Pécora e Beatriz Azevedo.
Com Mediação: Joselia Aguiar.
Dia 13/06 - Fluxo-floema
Com Carola Saavedra e Italo Moriconi.
Mediação: Alice Sant´Anna.
Dia 18/06 - O silêncio da crítica
Com Antônio Carlos Secchin e Eliane Robert Moraes.
Mediação: Mirna Queiroz.
Dia 20/06 - A sensibilidade mística
Com Claudio Willer e Rodrigo Petronio.
Mediação: Luciana Araujo Marques.
Dia 25/06 - "Aí é assim": Hilda Hilst cronista
Com Humberto Werneck e Mariana Ianelli.
Mediação: Luis Henrique Pellanda.
Dia 27/06 - Aos homens de nosso tempo
Com Cristiano Diniz e Marina Costin Fuser.
Mediação: Luis Henrique Pellanda.
Dia 02/07 - Todas as artes
Com Beatriz Azevedo, Donizeti Mazonas e Zeca Baleiro.
Mediação: Mariana Paiva.
Dia 04/07 - A múltipla face
Com Juliana Caldas, Luisa Destri e Marcos Visnadi.
Mediação: Luciana Araujo Marques.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Instituto Hilda Hilst)
Palestrantes
Alcir Pécora
Professor titular da área de Teoria Literária na Unicamp. É autor de vários estudos sobre a literatura do início do período moderno. É editor das obras completas de Hilda Hilst, Roberta Piva e Plínio Marcos.
(Foto: Maria do Carmo Bergamo)
Alice SantAnna
Autora de Dobradura (7Letras, 2008), Rabo de baleia (Cosac Naify, 2013, prêmio APCA) e Pé do ouvido (Companhia das Letras, 2016). É editora na Companhia das Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Lima Cecílio
Formada em Filosofia, é editora e livreira. É curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2024.
(Foto: Acervo Pessoal)
Antonio Carlos Sechinn
Poeta e ensaísta. Entre outros, publicou, em 2017, Desdizer & antes, poesia reunida (editora Topbooks) e, em 2014, João Cabral: uma fala só lâmina (editora CosacNaify). É Doutor em Letras, Professor Emérito da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras.
(Foto: Bonuccelli)
Carola Saavedra
Autora de diversos romances, entre eles Flores azuis (Companhia das Letras, 2008; eleito melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti), Paisagem com dromedário (Companhia das Letras, 2010, Prêmio Rachel de Queiroz na categoria jovem autor, finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti) e Com armas sonolentas (2018). Seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. Está entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros escolhidos pela revista Granta.
(Foto: Carine Wallauer)
Claudio Willer
Poeta, ensaísta e tradutor. Doutor em Letras na USP, onde fez pós-doutorado.
(Foto: Acervo Pessoal)
Cristiano Diniz
Formado em Ciências Sociais e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Publicou "Fico besta quando entendem: entrevistas com Hilda Hilst" (Biblioteca Azul, 2013) e "Fortuna crítica de Hilda Hilst: levantamento bibliográfico atualizado (1949-2018)" (Publicações do IEL/CEDAE, 2018), além de ter participado do livro, organizado por Alcir Pécora, "Por que ler Hilda Hilst" (Globo, 2010). Atuando como arquivista no CEDAE (IEL/Unicamp), organizou o acervo pessoal de Hilda Hilst.
Donizeti Mazonas
Formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas e atua como ator, dançarino e diretor. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral – CPT - coordenado por Antunes Filho de 1998 a 2002.
(Foto: Acervo Pessoal)
Eliane Robert Moraes
Professora de Literatura Brasileira na USP e pesquisadora do CNPq. Publicou diversos livros sobre o imaginário erótico nas artes e na literatura, além da recente organização da Antologia da poesia erótica brasileira e da coletânea O corpo descoberto - Contos eróticos brasileiros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Gutemberg Medeiros
Jornalista, mestre em doutor em Ciências e Comunicação pela ECA/USP e cursa o pós-doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Conviveu com Hilda Hilst nos seus últimos 19 anos de vida. Tendo cursado as disciplinas “Imaginário, Criatividade e Religiosidade” (1985) e “O teatro de Hilda Hilst” (1986) ministrados por Hilda Hilst no IA/Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Humberto Werneck
scritor e jornalista. Vive em São Paulo desde 1970. Publicou, entre outros livros, O desatino da rapaziada, O santo sujo, O espalhador de passarinhos, Pequenos fantasmas, Esse Inferno vai acabar e Sonhos rebobinados. Cronista, escreve às terças no jornal O Estado de S.Paulo e é editor do Portal da Crônica Brasileira, do Instituto Moreira Salles. Prepara uma biografia de Carlos Drummond de Andrade.
(Foto: Paulo Leite)
Italo Moriconi
Poeta, crítico, antologista, editor e curador literário. Foi professor de Literatura Brasileira da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) por 36 anos. Atualmente pesquisador visitante na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Autor das antologias Os Cem Melhores Contos e Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século 20 da Editora Objetiva, grandes best-sellers, assim como a coletânea de 35 Ensaios de Silviano Santiago pela Cia das Letras. Escreveu um perfil biográfico de Ana Cristina Cesar (O sangue de uma poeta, ed. e-galaxia)) e editou uma ampla seleção de cartas de Caio Fernando Abreu, assim como a coletânea Torquato Essencial. Seu último livro é Literatura, meu fetiche, seleção de seus ensaios, pela editora Cepe, Selo Pernambuco (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)
Juliana Caldas
Professora e artista-pesquisadora. Graduada em Letras, mestra em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, com a dissertação: Borda, baba e buraco: Hilda Hilst e Lygia Clark, e especialista em roteiro audiovisual e direção teatral, atua na interface entre as artes visuais, o teatro e a literatura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jurandy Valença
Jornalista, artista visual e gestor na área de cultura. Morou e trabalhou cerca de quatro anos com Hilda Hilst no começo da década de 1990, e foi Diretor de Projetos do Instituto Hilda Hilst entre 2012 e 2014. Publicou em 1992 seu primeiro livro de poesia "Faca de Vidro", com orelha escrita pela autora.
(Foto: Acervo Pessoal)
Luís Henrique Pellanda
Escritor e jornalista, é contista e cronista. Ministra oficinas de crônica em todo o Brasil.
(Foto: Maringas Maciel)
Luisa Destri
Doutora em Literatura Brasileira pela USP, é coautora de Por que ler Hilda Hilst (Globo, 2010) e organizadora da antologia Uma superfície de gelo ancorada no riso (Globo, 2011).
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Visnadi
Escritor, tradutor e jornalista. Ex-editor da revista Geni, atualmente faz doutorado em literatura brasileira na Universidade de São Paulo, onde estuda a obra de Hilda Hilst.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariana Ianelli
É autora de oito livros de poesia. Recebeu o prêmio Fundação Bunge de Literatura (antigo Moinho Santista) na categoria Juventude, menção honrosa no prêmio Casa de las Américas (Cuba) e foi quatro vezes finalista do Jabuti. Colaborou para os cadernos culturais de O Globo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico e jornal Rascunho.
(Foto: Alfredo Aquino)
Mariana Paiva
Jornalista, escritora e doutoranda em Teoria e História Literária na Unicamp. Este ano, lança seu quinto livro, sobre o tempo que passou na Casa do Sol de Hilda Hilst em 2013.
(Foto: Iracema Chequer)
Marina Costin Fuser
Socióloga, doutoranda em cinema e estudos de gênero em Sussex. Dentre suas pesquisas, se destacam: um estudo acerca da emancipação da mulher em Simone de Beauvoir, mulheres no teatro político de Hilda Hilst, e trabalha com narrativas nômades e diaspóricas de mulher no cinema de Trinh T. Minh-ha. Está lançando o livro Palavras que Dançam à Beira de um Abismo: Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mirna Queiroz
Jornalista e editora, com mestrado em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP). É fundadora e diretora executiva da revista Pessoa, voltada para a literatura contemporânea de língua portuguesa.É curadora da programação literária da Fundação Roberto Marinho/Museu da Língua Portuguesa para as edições 2017/2018 da FLIP e uma das curadoras do Prêmio Oceanos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Olga Bilenky
Artista plástica, 67 anos e está entre artistas que viveram e trabalham na Casa do Sol. Ilustrou capas para primeiras edições de Hilda Hilst. Tem atelier de pintura na Casa do Sol onde trabalha desde 1976.
(Foto: Acervo Pessoal)
Zeca Baleiro
Artista plural. Com melodias certeiras, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, apresenta sua espirituosa visão de mundo em canções originais. Além disso, tem se revelado sagaz intérprete de outros compositores e se envolvido com novas áreas, como o teatro e a literatura.
(Foto: Silvia Zamboni)
Data
11/06/2018 a 04/07/2018
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.