Atividades

Seminário sobre Museologia, gênero e sexualidade

Curso Presencial
Presencial - Seminário Museu da Diversidade Sexual: a escuta e a construção de novos caminhos

Voltar para o início Presencial - Seminário Museu da Diversidade Sexual: a escuta e a construção de novos caminhos

Programa

Orientação sexual e identidade de gênero são características inerentes à dignidade humana e como tal são resguardadas como direitos humanos, da mesma forma que o direito à memória, à verdade e à construção da história. Da experiência do Museu da Diversidade Sexual com uma museologia voltada para a valorização da vida e promoção de direitos das pessoas LGBTQIA+, nasce este seminário que reúne artistas, ativistas e pesquisadores em debates sobre patrimônio, o papel educativo do museu, práticas artístico-culturais em intersecção com a diversidade sexual. Este seminário constitui ainda a primeira grande ação de escuta do Instituto Odeon, atual gestora do Museu da Diversidade Sexual, para refletir e planejar os  próximos rumos da instituição.

 

09/03 - 13hs: Mesa de abertura

Com Sérgio Sá Leitão (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), Carlos Gradim (Instituto Odeon) e Danielle Bareto Nigromonte (APAA)

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA "Diversidade sexual e de gênero nos museus"

Com Liliane Inés Cuesta Davignon

 

Mediação de Maria Cristina de Oliveira Bruno

 

09/03 - 15hs - MESA DE TRABALHO 1: "Memória e patrimônio LGBTQIA+ e interseccionalidades"

Com Leonardo AroucaKido PanontimHelcio BeuclairYuri Fraccaroli e Luca Fuser

 

Mediação de Maurício André da Silva

 

09/03 - 17h30 - MESA DE TRABALHO 2: "Desafios e estratégias na captação para equipamentos e coletivos LGBTQIA+"

Com Ricardo Gomes, Diogo Rodrigues, Mônica Novaes Esmanhotto, Luís Baron e Gustavo Torres


Mediação de Carolina Wakiyama Bittar


10/03 - 13hs: MESA DE TRABALHO 3: "O desafio do ensino sobre diversidade e o papel do MDS como instância de acolhimento"

Com Silvane Silva, Adelaide de Estorvo, Ellen Nicolau, Luz Sampaio e Júlia Bardi

 

Mediação de Lais Borges.

 

10/03 - 15hs: MESA DE TRABALHO 4: "O diálogo transversal e a construção de novas territorialidades a partir de uma abordagem interseccional"

Com Carla Baker, Gui Mohallem,  Sheila Costa, Elvis Justino de Souza (Elvis Stronger) e Luiza Brunah

 

10/03 - 17h30: MESA DE TRABALHO 5: "Artes dissidentes e práticas artístico-culturais LGBTQIA+ na construção de reconhecimento, territorialidades e memória"

Com TRANSarau (Patrícia Borges), Bruno Fuziwara, Flip Couto, Letícia Coura e Ericah Azeviche

 

Mediação de Rodrigo Alcântara.

 

10/03 – 19h30 – ENCERRAMENTO performance poética - COLETIVO BATALHA DOMINAÇÃO 

A BATALHA DOMINAÇÃO acontece desde 2016 na São Bento, é uma batalha de freestyle de conhecimento, aborda em suas rimas os mais diversos temas e assuntos que permeiam a sociedade e tem seu protagonismo voltado para mulheres, trans masculinos e pessoas não binárias.  Com Nyarai e Ingrid Martins

 


Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

 

Poderá ser apresentado:

• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;

• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP

 

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

 

*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Liliane Inés Cuesta Davignon

Liliane Inés Cuesta Davignon

Formada em História da Arte e Museologia na École du Louvre, Maîtrise en Histoire de l'Art na Paris IV-La Sorbonne. Responsável pela Área de Difusão do Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias "González Martí" (Valência). É membro do ICOM e do CECA.

(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Arouca

Leonardo Arouca

Historiador (USP) e pós-graduando em Museologia pela PUC-SP. Atuou como documentalista e pesquisador no Museu da Diversidade Sexual. Membro fundador da Rede Latino Americana de Acervo, Museus, Arquivos e Investigadores LGBTQIA+ e membro do Acervo Bajubá em São Paulo.

(Foto: Acervo Pessoal)

 

Kido Panontim

Kido Panontim

Produtor cultural, poeta, performer e idealizador da coletiva Periférica LGBTQIAP+ QUEERtura. Desenvolve com a QUEERtura ações voltadas para fomentar literatura, curadoria de artistas queer periféricos. (Foto: Acervo Pessoal)

Helcio Beuclair

Helcio Beuclair

Jornalista, baiano, bissexual, idealizador, co-fundador e coordenador geral do Coletivo e da Casa Arouchianos LGBTHQIAPD+. Militante em Direitos Humanos, em HIV/AIDS, Direito à Moradia e Patrimônio Histórico. (Foto: Acervo Pessoal)

Yuri Fraccaroli

Yuri Fraccaroli

Mestre em Psicologia Social (USP), graduado em Gestão de Políticas Públicas (USP) e titulado em Administração e Gestão Pública (UVIGO/Espanha). É pesquisador associado do Acervo Bajubá. (Foto: Acervo Pessoal)

Luca Fuser

Luca Fuser

Coordenador do Núcleo de Identificação e Tombamento - Departamento do Patrimônio Histórico. Cientista social especializado em antropologia. (Foto: Acervo Pessoal)

 

Silvane Silva

Silvane Silva

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 2018 participou do Programa de Incentivo Acadêmico Abdias Nascimento, como pesquisadora visitante no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida. É co-organizadora do livro Narrativas Quilombolas: dialogar, conhecer, comunicar (Imprensa Oficial, 2017). Atua como professora e pesquisadora nas temáticas História e Cultura Afro-brasileira, Educação para Relações Étnico-raciais e de Gênero, e Educação Escolar Quilombola.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Adelaide de Estorvo

Adelaide de Estorvo

Educadora. Bacharela em história, mestra em ciências sociais, pós-graduanda em arteterapia, e produz como escritora e artista. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ellen Nicolau

Ellen Nicolau

Historiadora, especialista em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde, técnica em Museologia, mestranda em Museologia, estudante de Pedagogia e de especialização em Educação e Direitos Humanos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Luz Sampaio

Luz Sampaio

Licenciada em Artes Visuais pela FURG, atua como arte educadora, desenvolve sua produção artística por meio de memórias ancestrais e cotidianas, através da vídeo-performance. (Foto: Arquivo Pessoal)

Júlia Bardi

Júlia Bardi

Bacharel em Ciências Sociais e licenciada em Pedagogia, mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Educadora. Faz parte do coletivo de mulheres Diálogos Anônimos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Lais Borges

Lais Borges

Mestre em Ciências Sociais pela Unifesp, com bacharel e licenciatura na mesma área pela UEMS. Responsável pelos temas diversidade de gênero e sexualidade articulados com raça na Diaspórica Consultoria e educadora no Museu da Diversidade Sexual. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ricardo Gomes

Ricardo Gomes

Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. Formado em Comunicação Social – Jornalismo e pós-graduado pela UEL. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diogo Rodrigues

Diogo Rodrigues

Homem gay negro e periférico, aliado ativista das causas LGBTI+ e do movimento negro, formado em Administração pela UNIP, em Gestão de Diversidade e Inclusão Organizacional pela Aberje, especialista em Gestão de Projetos de Impacto Social certificado pela APMG International. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mônica Novaes Esmanhotto

Mônica Novaes Esmanhotto

Profissional do setor de Artes Visuais com experiência em gestão de projetos e articulação internacional e nacional, privada e pública. Coordenadora de desenvolvimento institucional na Casa do Povo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, mestra em Estética e História da Arte pelo MAC-USP. (Foto: Arquivo Pessoal)

Luís Baron

Luís Baron

Homem cis gay, comerciante de artes visuais, estudioso das velhices LGBT+, presidente da Associação EternamenteSou. Organizador do livro “O brilho das velhices LGBT+”. Criador do canal Topassado, voltado para homens gays idosos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Gustavo Torres

Gustavo Torres

Coordenador de Conteúdo da WTorre Entretenimentos. É escritor, dramaturgo, trabalhando entre 2008 e 2016 com produções de Teatro Municipal franqueadas da Brodway em São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Carolina Wakiyama Bittar

Carolina Wakiyama Bittar

Socióloga, especialista em políticas públicas e projetos sociais, é Coordenadora de Relações Institucionais e Projetos no Museu da Diversidade Sexual. (Foto: Arquivo Pessoal)

Carla Baker

Carla Baker

Bacharel em Direito, ativista, fundadora da ONG Pluralis e líder e representante do movimento LGBTQI+ REGIONAL. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Gui Mohallem

Gui Mohallem

Viado, artista e ativista. Membro e co-fundador da Revista Geni e do #VoteLGBT. No seu trabalho visual, aborda temas como identidade, imigração e pertencimento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Sheila Costa

Sheila Costa

Historiadora, professora da rede pública estadual de São Paulo, pós-graduada em ensino de História pela UNICAMP, estudante de Psicanálise pela faculdade Gaio, uma das idealizadoras da Revista Alternativa-L, apresentadora do web programa BR-SAPATÃO. (Foto: Arquivo Pessoal)

Elvis Justino de Souza

Elvis Justino de Souza

Conselheiro Titular do CONDEPE. Diretor Adjunto da Parada LGBTI de São Paulo. Membra da Revolta da Lâmpada. Presidente da ONG Associação Brasileira Diversidades Periféricas. Coordenador das Paradas LGBTI da Periferia de São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Luiza Brunah

Luiza Brunah

Performer, escritora, já trabalhou em instituições como MASP e Museu da Língua atua junto ao grupo MEXA, além de desenvolver projetos individuais. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruno Oliveira

Bruno Oliveira

Educador e doutorando em artes visuais pela UFMG. Coordenador do Centro Cultural da Casa 1, centro de acolhida para jovens LGBT+ expulsos de casa, clínica social e, centro cultural. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bruno Fuziwara

Bruno Fuziwara

Produtor cultural, drag queen e ativista. Fundador do Coletivo Acuenda. Atualmente realiza o Mapa Drag, pesquisa e mapeamento das Drag Queens e Atores Transformistas da Zona Leste de São Paulo. (Foto: Arquivo Pessoal)

Flip Couto

Flip Couto

(Festa Amém): o artista interdisciplinar provoca através de seus trabalhos discussões sobre raça, classe, gênero e saúde em diálogo com as comunidades Ballroom, Hip Hop e outras estéticas urbanas contemporâneas.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Letícia Coura

Letícia Coura

Cantora, compositora, atriz, escritora. Mestre em Artes Cênicas pela USP. Integrante da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. Autora do livro de contos, Então é isso?! (2016). Dramaturga e diretora do espetáculo Paredes (2021). (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Ericah Azeviche

Ericah Azeviche

Pós-graduanda em Gestão Escola - USP, bacharela em Comunicação das Artes do Corpo - PUCSP, pesquisadora cultural, intérprete de samba, artivista na coletiva A Revolta da Lâmpada.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Rodrigo Alcântara

Rodrigo Alcântara

Educador no Museu da Diversidade Sexual, bailarino pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Bacharel em Design de Interiores pela FMU. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nyarai

Nyarai

Mc, compositora, mestre de cerimônia, poeta, freestyleira. Fundadora e organizadora da Batalha DOMINAÇÃO, que tem seu protagonismo voltado para as rimas de mulheres, trans masculinos e pessoas não binárias. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ingrid Martins

Ingrid Martins

Ingrid Martins, escritora, que durante a trajetória se descobriu poeta. Cabeleireira, designer, cantora, MC, aRtista e produtora cultural. Faz parte da coletiva Batalha Dominação e do Slam da Norte. Criadora do Selo Inmart. (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Maria Cristina de Oliveira Bruno

Maria Cristina de Oliveira Bruno

Museóloga, Professora Titular em Museologia do MAE e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP. (Foto: Arquivo Pessoal)

Patrícia Borges

Patrícia Borges

(Coletivo Transarau), poetisa, produtora cultural, coordenadora nos setores de educação e cultura no coletivo Transformação. Assessora parlamentar da Vereadora Erika Hilton, em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

09/03/2022 a 10/03/2022

Dias e Horários

Quarta, das 13h às 19h30
Quinta, das 13h às 20h

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 07/3.

Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora