Preservação audiovisual digital
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Atualmente, o volume de conteúdo audiovisual digital gerado cotidianamente é gigantesco e solicita, tanto dos usuários quanto das instituições, uma postura ativa para garantir sua sobrevivência a longo prazo. Dividido em seis aulas teórico-práticas, este curso tratará do gerenciamento de acervos digitais e de melhores práticas para a sua preservação.
Coordenação-geral de Débora Butruce e Marco Dreer.
26/10 - Introdução à preservação digital: conceitos e práticas.
Conceitos e práticas da preservação audiovisual digital. Visão geral: identificando, selecionando, descrevendo, armazenando e gerenciando documentos digitais em um nível básico.
Com Débora Butruce e Marco Dreer.
9/11 - Suportes de armazenamento e formatos de arquivo digitais.
Identificação e estudo técnico dos principais suportes de armazenamento digital e formatos de arquivo digital. Vantagens e desvantagens no uso de cada ferramenta: HDs, pendrives, cartões de memória, CDs/DVDs, fitas de dados (LTO) e serviços de nuvem.
Com Marco Dreer.
23/11 - Repositórios digitais e noções de autenticidade digital.
Repositórios digitais e compartilhamento de arquivos digitais com ênfase no audiovisual. Protocolo OAIS. Integridade e autenticidade de arquivos digitais.
Com Charlley Luz.
30/11 - Ferramentas de apoio e estratégias para preservação digital.
O uso de softwares gratuitos que auxiliam na gestão e preservação de documentos digitais, incluindo ferramentas para a identificação dos formatos digitais, para a verificação da integridade de dados e para a captura de metadados embutidos. Também apresentaremos recomendações voltadas para usuários e instituições de pequeno e médio porte, incluindo fluxos de trabalho e dicas para aprimorar as práticas de preservação digital, reconhecendo a realidade de orçamentos e recursos limitados.
Com Bernardo Bortolotti.
7/12 - Preservação de memórias pessoais digitais.
À medida que novas tecnologias surgem e a tecnologia atual se torna obsoleta, precisamos gerenciar ativamente nossas memórias digitais para mantê-las disponíveis nos próximos anos. Serão apresentadas informações, práticas e ferramentas simples para o gerenciamento de coleções digitais pessoais.
Com Ines Aisengart.
14/12 - Videoativismo: preservando registros digitais de violações de direitos.
Protocolos de uso do celular para documentação de violações de direitos e de violência policial. Práticas de filmagem, segurança, preservação e verificação que qualificam os celulares a produzir vídeos para a defesa dos direitos humanos e como prova jurídica.
Com Victor Ribeiro.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Bernardo Bortolotti
Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Há 12 anos trabalha na área de arquivos históricos e culturais, com ênfase na preservação digital de documentos audiovisuais. Atualmente representa a International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA) no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Débora Butruce
Preservadora e restauradora audiovisual. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nova Iorque, no Programa de Arquivística e Preservação de Imagens em Movimento. Mestre em Comunicação e graduada em Cinema, ambos pela UFF. É a atual vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA.
(Foto: Acervo Pessoal)
Emanuela Mendes Andrade
Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, é membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais – CRIDI (UFBA). Atua com a pesquisa e desenvolvimento do Repositório LEGATUM – Sonus et Imago, criada para preservação e disseminação de conteúdos audiovisuais, iconográficos e sonoros digitais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ines Aisengart Menezes
Preservacionista audiovisual, com graduação em Cinema na UFF e mestrado em Preservação e estratégias de exibição audiovisual pela Universidade de Amsterdã. Trabalha no setor de Preservação da Cinemateca Brasileira desde 2016 e é cocuradora da temática de Preservação da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto desde 2017. Anteriormente, trabalhou por um ano no Eye Film Institute Netherlands.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marco Dreer
Especialista em preservação sonora e audiovisual, é mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV, especialista em Cinema Documentário pela mesma instituição, e possui graduação em Cinema pela UFF. É embaixador no Brasil da International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA).
(Foto: Acervo Pessoal)
Victor Ribeiro
Comunicador multimídia, documentarista e empreendedor digital. Program manager da Witness no Brasil e fundador da Bombozila. Formado em Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)
Charlley Luz
É arquivista digital, professor e coordenador da pós-graduação em gestão arquivística da FESPSP e de arquitetura de informação na ESPM. Consultor em estratégia de informações e ambientes digitais da Feed Consultoria. Autor dos livros "Arquivologia 2.0 - A informação digital humana", "Primitivos Digitais - Uma abordagem arquivística" e "Ontologia digital arquivística".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/10/2019 a 14/12/2019
Dias e Horários
Sábados, 10h às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.