Preservação audiovisual: história, conceitos, práticas
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A preservação audiovisual foi um dos grandes objetos de estudo, trabalho e paixão de Paulo Emilio Salles Gomes. E é a preservação o centro de interesse e discussão deste curso, que faz parte do Ciclo “100 Paulo Emilio”.
No campo do audiovisual, a preservação não costuma ocupar lugar de destaque. No entanto, é eixo fundamental no universo do audiovisual, na medida em que se propõe tanto a cuidar quanto a construir o patrimônio, garantindo também o acesso aos diversos elementos que o compõem.
Tudo isso dentro de uma dinâmica que entrelaça a todo momento passado, presente e futuro. Este curso, organizado por Luciana Corrêa de Araújo e Mateus Nagime, procura abordar o tema sob diferentes perspectivas, explorando aspectos históricos, conceituais, metodológicos e tecnológicos, de maneira a proporcionar aos alunos uma compreensão ao mesmo tempo abrangente e detalhada das particularidades que constituem o campo da preservação audiovisual.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer a Cinemateca Brasileira, em uma visita guiada pelos técnicos da instituição. Alguns dos palestrantes do curso também estarão presentes para complementar informações dadas em sala de aula. O transporte do Sesc à Cinemateca, de ida e volta, será fornecido pelo Sesc.
03/09 - Apresentação do curso
Com Luciana Corrêa de Araújo
03/09 - A preservação audiovisual no Brasil – história, acervos e políticas
A aula abordará em caráter introdutório a trajetória da preservação audiovisual no Brasil, apresentando as primeiras iniciativas, a criação das grandes cinematecas, a regionalização através da rede MIS, a formação no exterior a partir dos anos 70, a criação de arquivos de televisão, as crises e a disseminação da cultura da preservação nos anos 2000 a partir do boom de restaurações e por fim a instituição do CineOp e da ABPA.
Com Hernani Heffner
10/09-Conceitos e procedimentos da preservação audiovisual
Acervos em suporte fotoquímico
Apresentação dos princípios, técnicas e métodos relacionados com a preservação de acervos audiovisuais em suporte fotoquímico, abordando-se os seguintes tópicos: a estrutura físico-química da película; a influência dos fatores ambientais; os espaços de acondicionamento (macro e micro ambiente de conservação) e suas características ideais e reais; a tipologia e a degradação dos materiais; os processos de estabilização ou desaceleração da deterioração dos materiais; a infraestrutura de guarda; o manuseio dos materiais para a conservação, a catalogação e a restauração, o gerenciamento de coleções.
Com Débora Butruce
A preservação audiovisual digital
Com o advento da mídia digital, diversos meios se transformaram drasticamente – mais notadamente a produção e exibição de cinema e televisão, as artes, e as práticas sociais, hoje mediadas através de dispositivos audiovisuais móveis. A preservação desta produção audiovisual digital requer abordagens inovadoras, bem como distintos fluxos de trabalho, ferramentas, recursos financeiros, experiência e infraestrutura. Seus principais desafios são a deterioração e obsolescência de mídia, formatos de arquivo, software e hardware; o gerenciamento de metadados; a migração de dados; e a manutenção de tecnologia obsoleta e incorporação de tecnologia emergente. Esta aula irá apresentar uma breve investigação da história do digital, as técnicas e mídias disponíveis para a preservação hoje, e as perspectivas de desenvolvimento.
Com Ines Aisengart Menezes
17/09- A preservação para além dos filmes
Preservação de documentos; difusão e programação
O arquivo audiovisual e seus documentos não fílmicos. Diversidade de suportes e os perfis das coleções. A contribuição das coleções documentais para a pesquisa acadêmica. Documentos não fílmicos e atividades de difusão em arquivos de filmes: mostras de filmes, exposições, disponibilização de conteúdos na Internet. Direitos sobre a utilização dos documentos não fílmicos: consultas públicas e consultas sob autorização prévia dos detentores de direitos legais. Interdisciplinaridade: benefícios, obstáculos e desafios da reunião de diferentes áreas do conhecimento no cotidiano de um arquivo de filmes. A necessidade da cinefilia no arquivo de filmes do século XXI.
Com Fabricio Felice
Preservação de tecnologias, espaços e práticas audiovisuais
Casos de preservação dos espaços de exibição audiovisual públicos e privados. A importância da tecnologia para a exibição cinematográfica: preservação de projetores de película, aparelhos U-Matic, videocassete e sistemas operacionais de computador, entre outros, em meio a falta de mão de obra e peças de reposição. Outras imagens em movimento: jogos de vídeo, fliperama, videoarte. Pós-cinema e uma cultura de imagens em movimento: Youtube, celulares, câmeras de vigilância, monitores em transportes públicos e elevadores. O cinema ainda é exclusividade da sala de cinema? Os atuais desafios da preservação audiovisual.
Com Mateus Nagime
24/09-Preservação e restauração: outras bitolas, outras propostas; a cor nos filmes silenciosos
Preservação de filmes de família, de amadores, dos “filmes órfãos”
Existe um manancial de filmes preservados em arquivos e cinematecas que, em vez de concebidos para serem projetados numa sala escura diante de um público pagante, foram criados por personagens diversos: famílias interessadas em criar álbuns em movimento, cineastas amadores que se aventuravam na criação de pequenas ficções, cientistas dedicados ao ensino técnico através do cinema, filmes de viagem e expedições, entre outros. Um universo de produção que se tornou possível com o lançamento de bitolas menores e equipamentos para o público amador – 9.5mm, 8mm, 16mm, Super 8, vídeo analógico e digital –, muitas vezes esses filmes chegam aos arquivos sem muitas informações sobre o seu contexto de produção revestindo essas imagens de um certo mistério e esquecimento. Buscaremos na presente aula traçar um breve histórico do surgimento desse circuito alternativo de produção e delimitar as particularidades quanto a sua preservação.
Com Lila Foster
Restaurando a cor nos filmes silenciosos
Acompanhada com diversas imagens e exemplos, a aula abordará diferentes técnicas de restauração de cor dos filmes silenciosos, como separação cromática, cópia em película PB e colorida, método Desmet Colour. Serão explicadas as qualidades e defeitos de cada técnica, com aprofundamento no método Desmet Colour.
Com Luisa Malzoni
Visita guiada à Cinemateca Brasileira.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes
Fabricio Felice
Mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Coordenador do Centro de Pesquisa e Documentação da Cinemateca do MAM-RJ (2011-2015). Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA (2014-2016).
(Foto: Acervo Pessoal)
Mateus Nagime
Mestre em Imagem e Som pela UFSCar, onde estudou o princípio do cinema queer no Brasil. Curador de mostras cinematográficas. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, como tesoureiro (2013-14) e secretário-geral (2014-16).
(Foto: Acervo Pessoal)
Lila Foster
Pesquisadora e produtora cultural. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Desde 2010 organiza o Dia do Filme Caseiro e o eixo histórico do Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba.
(Foto: Acervo Pessoal)
Luisa Malzoni
Formada em Fotografia pelo Senac-SP, em 2001. Além de fotógrafa e professora, trabalha no laboratório de imagem e som da Cinemateca Brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
03/09/2016 a 24/09/2016
Dias e Horários
03/09 a 17/09 Sábados 10h às 13h
24/04 Sábado 10h às 18h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.