Curso Presencial
Preservação e restauração de materiais audiovisuais
Voltar para o início
Programa
O curso oferece uma visão técnica e prática sobre processos essenciais para a conservação e restauração de materiais audiovisuais, com foco em iniciativas domésticas de preservação de filmes em película.
Será dividido em dois encontros, com os seguintes tópicos: introdução aos conceitos de preservação, abordando a longevidade de filmes e vídeos, além dos desafios relacionados à degradação física e tecnológica; explicação sobre os principais formatos de película, com suas diferenças e cuidados específicos de preservação; métodos de organização e documentação de acervos audiovisuais, destacando boas práticas para garantir o acesso e a preservação dos materiais; técnicas de limpeza e inspeção de películas na prática, abordando danos como riscos e deterioração; visão geral dos processos de restauração digital, com foco na correção de cores e remoção de imperfeições (dustbusting), preservando a autenticidade visual dos filmes.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 18/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros - Cinelimite)
Palestrantes
Matheus Pestana
Diretor da Cinelimite, uma associação dedicada à restauração e preservação do cinema brasileiro, e produtor do programa educativo da Festa Literária Internacional de Paraty.
(Foto: Ana Andrade)
Glênis Cardoso
Crítica, curadora e preservacionista audiovisual. Entre 2022 e 2023, viajou para seis estados brasileiros como parte da Digitalização Viajante, um projeto da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros, da Cinelimite.
(Foto: Ana Luisa Menezes)
William Plotnick
William Plotnick
Técnico de restauro de filmes na Cinemateca Brasileira. Até 2022, foi diretor executivo da Cinelimite. Tem mestrado em preservação audiovisual pela Universidade de Nova York.
Data
17/01/2025 a 24/01/2025
Dias e Horários
Sextas, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 18/12, até o dia 17/1.
Enquanto houver vagas.