Processo de criação em grupo: diálogos
Voltar para o início
Programa
O curso oferecerá uma abordagem crítica para a arte a partir de seus processos de criação.
Será proposto um espaço de reflexão sobre alguns aspectos da experimentação contemporânea, como as diferentes relações entre processo e "obra" mostrada publicamente, enfrentamento dos desafios dos registros de processo e o compartilhamento das obras em processo. Será dada ênfase aos processos de criação em grupo, tema do livro que será lançado ao final do curso.
O Livro tem o título de "Diálogos: processo de criação em grupo" é o resultado da pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida no Departamento de Cinema, Rádio e TV (ECA/USP) em 2015/2016.
Trata-se de uma discussão que supre uma área com bibliografia escassa; por outro lado, amplia o campo de ação da crítica de processos de criação, alimentada pelo acompanhamento de diferentes percursos criativos, no cinema, nas artes cênicas, na dança e na música. O objetivo mais amplo desta pesquisa é que toda e qualquer documentação de processos gere produção de conhecimento sobre a criação em equipe.
É discutido, inicialmente, o potencial das relações do sujeito com o grupo, colocando em questão a dicotomia processo individual ou coletivo.
Em seguida, é proposta uma imersão numa grande diversidade de exemplos de documentações de processo, enfrentando, assim, a expansão crescente de arquivos da criação, sob a forma de registros fotográficos e audiovisuais. Estes geram, entre muitas outras questões, diferentes formas de documentários, explorando de modos diversos as relações entre processo de criação e obras. Em meio ao objetivo da publicação, é apresentado o conceito de criação como rede construção para auxiliar a leitura dessa vasta e complexa documentação.
Esta abordagem se constrói no diálogo entre os conceitos de semiose (Peirce), sujeito como comunidade (Vincent Colapietro), rede (Pierre Musso) e complexidade (Edgar Morin).
É dado especial destaque às tendências dos processos, sob o ponto de vista da construção do projeto artístico e das práticas comunicativas. A reflexão teórica proposta dá-se, portanto, neste ambiente teórico, a partir da discussão de alguns aspectos recorrentes nas redes dos processos de criação em grupo: contexto de produção, formação do grupo, construção e comunicação do projeto comum do grupo, efeitos subjetivos no contexto dos encontros, diferentes modos de trabalho e espaço de trabalho.
As considerações finais se dão em diálogo com a experimentação contemporânea, que, em muitos casos, propõe novas possibilidades artísticas, colocando muitas das características dos processos de criação em grupos em evidência.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Cecilia Almeida Salles
Doutora em linguística aplicada e estudos de línguas pela PUC/SP. Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
(Foto: Thais Jatene)
Data
22/11/2017 a 01/12/2017
Dias e Horários
Quartas e Sextas, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.