Atividades

Mercado editorial e suas tendências para o futuro

Gestão Cultural
Processos de Comunicação Editorial

Voltar para o início Processos de Comunicação Editorial

Programa

Como descobrimos um livro? O que há por trás de uma resenha, de uma entrevista com um autor, de um debate, de um anúncio publicitário ou de um post sobre uma obra literária? Pode a divulgação tornar um escritor referência? De que maneiras as editoras tomam decisões com base na interação com leitores? Em meio a uma severa crise do mercado editorial brasileiro, o curso se propõe a apresentar as principais atribuições do trabalho de comunicação em uma editora de livros, bem como propor reflexões sobre seu papel no processo editorial.

Encontro 1 - Marketing e criadores de conteúdo: blogs, vlogs, instagrans, podcasts.
Apresentação do curso e dos participantes. Discussão sobre o papel da
comunicação no mercado dos livros: como descobrimos livros? Apresentação sobre as atribuições e procedimentos do marketing no processo editorial. Discussão sobre formas de produção de conteúdo e promoção de livros.
Com Kim Doria.

Encontro 2 - Relações públicas e assessoria de imprensa
Discussão sobre o relacionamento da editora com seu público leitor,
jornalistas e figuras públicas. Apresentação das atribuições e procedimentos de relações públicas e assessoria de imprensa em editoras. Discussão sobre a situação do jornalismo cultural nos dias atuais. Discussão sobre estudos de caso.
Com Ana Yumi Kajiki (Boitempo).

Encontro 3 - Diálogos: conversas entre departamentos, com educadores e livreiros
Apresentação das dinâmicas internas de uma editora e da vida de um livro,
da concepção ao encontro com seus leitores. Apresentação de processos de divulgação com educadores. Apresentação de processos de divulgação e relacionamento com livreiros. Discussão sobre estudos de caso.
Com Kim Doria.

Encontro 4 - Leitores: sem eles, nada feito
Reflexões sobre a construção de uma comunidade em torno dos livros. A
importância dos leitores para o mundo dos livros. Apresentação de processos de branding, trabalho com redes sociais, campanhas de crowdfunding, interação com leitores em eventos. Discussão sobre estudos de caso.
Com Luciana Fracchetta (Editora Aleph e Antofágica).

Encontro 5 - Tendências do universo do livro
Reflexões sobre tendências e fenômenos contemporâneos do mercado do
livro no Brasil. A importância da formação de leitores. Políticas públicas, educação, encontros com autores, eventos, clubes de leitura. Discussão sobre estudos de caso
Com Kim Doria.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Ana Yumi Kajiki

Ana Yumi Kajiki

Formada em comunicação social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atuou por 8 anos como relações públicas e assessora de imprensa na Boitempo. Foi coordenadora de comunicação do Governo do Estado de São Paulo (Palácio dos Bandeirantes/Imprensa Oficial) e relações públicas do Grupo Abril.
(Foto: Acervo Pessoal)

Kim Doria

Kim Doria

Gerente de comunicação da editora Boitempo. Mestre em História, Teoria e Crítica pelo Programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado. Coordenou diversos eventos dentre eles "1917: o ano que abalou o mundo" (SESC Pinheiros, 2017) e "Diálogos com Marx" (Goethe e Tapera Taperá, 2018). Coorganizou os livros "1917: o ano que abalou o mundo" (Boitempo, 2017) e "Por que gritamos Golpe?" (Boitempo, 2016).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciana Fracchetta

Luciana Fracchetta

Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Ministrou um curso sobre Marketing Digital no Espaço Cult, é professora de redes sociais da LabPUB. Está há cerca de dez anos no mercado editorial e atualmente trabalha como head de comunicação na Aleph e na Antofágica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/01/2020 a 12/02/2020

Dias e Horários

Quartas, 10h às 13h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira