Curso Presencial
Produção cultural contemporânea, programação e curadoria II
Voltar para o início

Programa
Nas grandes cidades existem inúmeros espaços de produções culturais, muitos trazem no nome a palavra casa. São locais de encontro, repouso, acolhimento, história, afetos, aprendizados, festas, criações coletivas e principalmente trocas de saberes.
Esse curso pretende trabalhar na área de produção cultural de modo introdutório. Com destaque a articulação de linguagens artísticas de modo híbrido. Será objeto de discussão os impasses e cooperações de janelas entre o cinema e streaming. E terá uma mesa específica sobre os debates contemporâneos entorno do eurocentrismo. O programa é organizado em módulos autônomos.
Programa:
26/6 - Instrumentos da política cultural: os desafios- Introdução e bibliografia
Com Fabio Maleronka.
28/6 - Projetos incentivados e editais
Com Valterlei Borges.
3/7 - Além do Eurocentrismo
Com Muryatan Barbosa e Itaquê Barbosa.
5/7 - Programação de Cinema e Streaming
Com Rafael Carvalho e Fabio Maleronka.
10/7 - Carnaval de Rua, Circuitos e Virada Cultural.
Com Fabio Maleronka.
12/7 - Homenagem e debate - A obra de Gal Costa
Com Dandara Ferreira e Marcus Preto.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Marcus Preto
Jornalista e produtor musical. Trabalhou para revistas como "Rolling Stone", "Bravo!", "MTV", "Época" e "Trip". Foi crítico e repórter musical da "Folha de S.Paulo" e criou o percursor Música de Bolso, site que publicou quase 400 vídeos inéditos de artistas brasileiros tocando em lugares inusitados. Fez direção artística do álbum "Coitadinha Bem Feito", em que novos nomes da música brasileira interpretam canções de Ângela Ro Ro, e do "Tribunal do Feicebuqui", recente trabalho de Tom Zé, e foi diretor artístico de Gal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Muryatan Barbosa
(Foto: Acervo Pessoal)

Fabio Maleronka
Mestre em Estudos Culturais (USP) e produtor. Foi consultor do Ministério da Cultura (MinC), na gestão do ministro Gilberto Gil. Atuou na elaboração e na implantação do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo e como curador da Virada Cultural em 2014 e 2015. Atualmente organiza o livro "Cinema na Cidade" sobre a criação da Spcine.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafael Carvalho
Graduado em Letras e mestre em Literatura Brasileira pela USP. Foi programador da Cinemateca Brasileira entre 2005 e 2013. Em 2013, assumiu a Diretoria de Programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, e a programação do Cine Olido. De 2015 a 2017, foi coordenador de Programação do Circuito SPcine de Cinema e, de 2017 a 2020, coordenador de programação da distribuidora Diamond Films. Atualmente, é produtor do Itaú Cultural.

Valterlei Borges
Doutor UFF- Professor de Produção Cultural, produtor e autor dos livros Novos modelos de produção musical e consumo (EDUFF, 2014) e Ensaios: estudos de cultura, produção cultural, identidade cultural (PPPC, 2020).
(Foto: Acervo Pessoal)

Dandara Ferreira
Diretora da série Meu nome é Gal, HBO e do longa homônimo Meu Nome é Gal, dirigido com Lô Politi, estreia prevista para setembro de 2023.
(Foto: Acervo Pessoal)

Itaquê Barbosa
Doutor em Ciência Política pela USP e professor na Universidade Zumbi dos Palmares).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/06/2023 a 12/07/2023
Dias e Horários
Segundas e quartas, 19h30 às 21h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.