Curso On-Line
Produção Cultural em Contextos Periféricos
Voltar para o início

Cancelado
Programa
O curso oferece ferramentas para artistas, produtores e educadores desenvolverem e gerirem projetos culturais em territórios marginalizados. A formação aborda desde captação de recursos e comunicação até mensuração de impacto social, sempre valorizando saberes locais e promovendo autonomia artística. Os participantes terão contato com práticas e estratégias para estruturar iniciativas culturais que dialoguem com as realidades periféricas, fortalecendo redes comunitárias e ampliando o acesso à arte e à cultura.
Programa
Encontro 1: Introdução à Produção Cultural em Contextos Periféricos
- O que é produção cultural e suas especificidades em territórios periféricos.
- Reflexões sobre marginalização social e escuta atenta às demandas locais.
- A ética na produção cultural: impacto social e acesso à cultura.
- Estudos de caso de projetos culturais em periferias.
Encontro 2: Políticas Públicas, Editais e Sustentabilidade em Projetos Culturais
- A importância das políticas públicas e dos editais para a democratização cultural.
- Como interpretar editais culturais e planejar a inscrição.
- Sustentabilidade em projetos culturais: financiamento além dos editais (patrocínios e
recursos locais).
- Estratégias para garantir impacto a longo prazo.
Encontro 3: Planejamento Financeiro, Ética e Gestão de Recursos
- Como elaborar planilhas orçamentárias e definir recursos de forma ética.
- Transparência e prestação de contas: práticas responsáveis na gestão de recursos
públicos e privados.
- Ferramentas para estimar custos com base em tabelas de referência.
Encontro 4: Comunicação, Inclusão e Diversidade em Projetos Culturais
- Estratégias de comunicação digital para dar visibilidade a projetos culturais.
- Inclusão e diversidade em projetos culturais: representatividade e acessibilidade.
- Exemplos de boas práticas em projetos culturais inclusivos e éticos.
Encontro 5: Gestão de Projetos e Mitigação de Riscos
- Estruturação de cargos e funções em projetos culturais.
- Gestão de equipes e comunicação eficiente.
- Planejamento para lidar com imprevistos e minimizar riscos.
- Ferramentas de gestão para acompanhar as etapas do projeto.
Encontro 6: Mensuração de Impacto e Avaliação de Projetos Culturais
- Métodos para avaliar o impacto cultural, social e econômico dos projetos.
- Criação de indicadores para medir o sucesso de um projeto.
- Como usar os resultados para atrair novos financiamentos e fortalecer projetos futuros.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Fernando Solidade)
Data
05/08/2025 a 21/08/2025
Dias e Horários
Terças e Quintas, 15h às 17h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 1/8.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência