Atividades

Reflexões sobre a leitura e as narrativas infantis.

Autografias
Produção Oral de Crianças a partir da Leitura de Imagens

Voltar para o início Produção Oral de Crianças a partir da Leitura de Imagens

Programa

O livro “Produção Oral de Crianças a partir da Leitura de Imagens” tem como foco a produção oral de crianças com idade variando de quatro a seis anos, a partir da leitura de imagens. Mútiplos exemplos de situações discursivas enriquecem o trabalho, que procura compreender aspectos que influenciam a sequencialização das imagens e sua leitura. A linguagem oral suscita reflexão permanente sobre as práticas adotadas e a interação verbal entre crianças e adultos nos contextos da educação infantil. Assim, a formação continuada de educadores e professores pauta a construção de narrativas como um tema de interesse recorrente. A abordagem deste tema também agrega a discussão sobre a importância do papel do adulto na tutela de linguagem frente às produções orais das crianças. Indagações norteadoras do estudo constituirão o fio condutor deste encontro: como as crianças percebem os índices visuais durante a leitura? Esses índices são suficientes para a organização das imagens? Além dos índices visuais, o que mais influencia a sequencialização? Quais os gêneros de discurso que aparecem nas produções das crianças? A idade pode ser preditiva em relação a certas características do discurso?

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Mariangela Lopes Bitar

Mariangela Lopes Bitar

Fonoaudióloga pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, exerce atividade clínica e atua no campo da Fonoaudiologia Educacional. Docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP, inclui entre suas atividades acadêmicas a coordenação do Programa Creche. 

Bibliografia

BITAR, ML. Produção oral de crianças a partir da leitura de imagens. 2.a ed. São Paulo: Humanitas, 2015.                                                                                


FRANÇOIS, F. Práticas do oral: teorias e práticas. Trad. Lélia Erbolato Melo. Carapicuíba: Pró-Fono, 1996.


 

Data

27/10/2015 a 27/10/2015

Dias e Horários

Terça, das 19h às 21h.

Local

Valores

Inscreva-se agora