Atividades

Análise crítica e discussão em grupo a partir da produção dos artistas participantes

Cursos de longa duração
Programa de orientação de projetos em artes visuais

Voltar para o início Programa de orientação de projetos em artes visuais

Programa

Voltado para artistas em início e meio de carreira, com ênfase na interlocução de práticas artísticas na área de artes visuais. O programa tem como objetivo o aprofundamento na leitura da obra dos artistas participantes, assim como desenvolver a capacidade crítica dos artistas, tanto em relação à própria obra como à dos outros participantes.

Buscando ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos artistas em formação, o programa se propõe a analisar e discutir com profundidade as pesquisas e produções individuais dos artistas por meio de leitura de obras realizada pelos orientadores, Ana Paula Cohen e Gustavo Torrezan, seguida de discussão em grupo.

Os encontros semanais acontecem em formato de seminários críticos e são pautados na apresentação da obra de cada um dos participantes, assim como na discussão de textos filosóficos, literários, teóricos, propostos pelos orientadores no início do curso. Dessa forma, desenvolveremos um aprofundamento crítico das produções apresentadas, exercitando a capacidade de leitura das obras a partir de elementos formais e conceituais.

O Programa conta ainda com uma programação de falas públicas mensais, com a participação de artistas e pensadoras/es convidadas/os, criando um repertório comum e um pensamento conjunto no decorrer dos cinco meses de encontros, apresentando práticas artísticas contemporâneas contundentes e questões urgentes no contexto atual para nossa discussão.

Duração do curso: Março a Julho 2020.

Março:
10/03, terça-feira das 14h às 18h: Apresentação do programa;
17/03, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
24/03, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
31/03, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Práticas de re-existência: relações entre arte e ativismo.
Com Virginia de Medeiros e Suely Rolnik.
Mediação: Ana Paula Cohen.

Abril:
7/4, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
14/4, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
28/4, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Práticas de fabulação: o literário na criação de novos mundos.
Com Rivane Neuenschwander e Veronica Stigger.
Mediação: Ana Paula Cohen.

Maio:
5/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
12/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
19/5, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
26/5, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro Aberto: Sistemas instituintes de revezamentos discursivos.
Com Ricardo Basbaum e Keila Kern.
Mediação: Gustavo Torrezan.

Junho:
2/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
9/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
16/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
23/6, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
30/6, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro aberto: Afrobrasilidades: entre visibilidades e apagamentos.
Com Ayrson Heráclito e Renata Felinto.
Mediação: Gustavo Torrezan.

Julho:
7/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
14/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
21/7, terça-feira das 14h às 18h: Seminário crítico;
28/7, terça-feira das 19h às 21h30: Encontro aberto: Tecido urbano e biopolítica.
Com Raquel Garbelotti e Julia O’donnel.
Mediação: Ana Paula Cohen.

*Os encontros públicos poderão sofrer alterações.

Candidatura, Seleção e inscrição:

7/11 a 12/12: Candidatura através de envio de: Dados pessoais (nome completo, RG e CPF, e-mail, data de nascimento, endereço residencial, telefones para contato); Portfólio com até 10 imagens, ficha técnica completa das obras, links de vídeos; Currículo Vitae; Carta de motivação/intenção (máximo de 1 página) para o email opav@cpf.sescsp.org.br

27/1/2020: Divulgação dos selecionados;

28/1/2020 a 31/1/2020: Inscrição para os selecionados;

10/3/2020: Início dos encontros.

Atestado de Conclusão:
O certificado será concedido pelo Sesc–São Paulo. Somente os participantes inscritos e que completarem o curso receberão o certificado. Uma participação de 75% para todas as atividades é obrigatória. Atividades e carga de trabalho incluem aulas e exercícios de campo.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Walter Cruz, adaptando “Po?s-tudo”, poema concreto, 1984 de Augusto de Campos)

Palestrantes

Ana Paula Cohen

Ana Paula Cohen

Curadora independente, editora e escritora. Foi curadora residente do Center for Curatorial Studies – CCS, Nova York, co-curadora da 28ª Bienal de São Paulo e co-curadora do Encuentro Internacional de Medellín, na Colômbia. Atualmente é coordenadora da Pós-graduação em Estudos e Práticas Curatoriais, FAAP, e doutoranda no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ayrson Heráclito

Ayrson Heráclito

Artista, curador e professor no curso de Artes Visuais da UFRB. É doutor pela PUC-SP e mestre pela UFBA. Entre suas exposições mais recentes estão “Ayrson Heráclito”, Sala de Vídeo, MASP, São Paulo (2018); 57ª Edição da Bienal de Veneza, Veneza (2017); e “Pérola Negra”, Blau Projects Galeria, São Paulo (2016). Foi co-curador da 3ª Bienal da Bahia, no MAM-BA, Salvador, e da exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, no MASP (2018).
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista e pesquisador. Doutor em poéticas visuais, mestre em educação e graduado em artes visuais pela Unicamp. É pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc–São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Julia O’Donnell

Julia O’Donnell

Professora e pesquisadora no Departamento de Antropologia Cultural do IFCS/UFRJ. Mestre e doutora em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ. É autora dos livros “A invenção de Copacabana” (Zahar, 2013) e “De olho na rua: a cidade de João do Rio” (Zahar, 2008).
(Foto: Rodolfo Teixeira)

Keila Kern

Keila Kern

Pesquisadora e professora na Universidade Estadual do Paraná. Doutora e mestre em poéticas visuais pela USP. Atua a partir da investigação da arte como sistema de processamento crítico, explorando a produção discursiva da arte em situações de relação e circunstância. Seu interesse está voltado à crítica institucional como regime de observação da produção e da docência em arte na América Latina.
(Foto: Jose Carlos Branco)

Raquel Garbelotti

Raquel Garbelotti

Artista, pesquisadora e professora na Ufes. Atualmente é Professora Colaboradora na USP/CTR. Tem doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Destacam-se exposições como 25ª e 29ª Bienal de São Paulo (2002, 2010); 32º Panorama da Arte Brasileira, MAM, São Paulo (2011) e, recentemente, o projeto “Contracondutas”, na Escola da Cidade, São Paulo (2018).
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Felinto

Renata Felinto

Artista, pesquisadora e professora adjunta de Teoria da Arte na Universidade Regional do Cariri, CE. Doutora e mestra em artes pela Unesp, especialista em curadoria e educação em museus de arte pelo MAC USP. É líder do grupo de pesquisa NZINGA – Novos Ziriguiduns Internacionais e Nacionais Gerados nas Artes Visuais. É artista convidada do 29º Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2019) e curadora convidada da Bienal Naïfs do Brasil, Sesc (2020).
(Foto: Danny Abensur)

Ricardo Basbaum

Ricardo Basbaum

Artista, pesquisador, escritor, curador e professor na Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP e autor de “Manual do artista-etc” (Azougue, 2013). Entre suas exposições individuais estão “The production of the artist as collective-conversation”, Audain Gallery, Vancouver (2014); “Would you like to participate in an artistic experience?”, Logan Art Center, Chicago (2012); e, entre as coletivas, Documenta XII, Kassel (2007), 30ª e 25ª Bienal de São Paulo (2012, 2002).
(Foto: Daniela Matos)

Rivane Neuenschwander

Rivane Neuenschwander

Artista. Entre suas exposições individuais estão: “O Alienista”, Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo (2019); “O Nome do Medo”, MAR, Rio de Janeiro (2017); “Mal-entendidos”, MAM, São Paulo (2014) e “A Day Like Any Other”, New Museum, Nova York (2010). Entre as inúmeras coletivas estão 30ª, 28ª, 27ª e 24ª Bienal de São Paulo (2012, 2008, 2006, 1998), 12ª Bienal de Istanbul (2011), e 50ª e 51ª Bienal de Veneza (2003, 2005).
(Foto: Jochen Volz)

Suely Rolnik

Suely Rolnik

Psicanalista, professora titular da PUC-SP, investiga a relação imanente entre clínica, arte e política. Entre seus livros publicados no Brasil e no exterior, “Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada” (N-1, 2018), “Cartografia sentimental” (Sulina, 1989) e “Antropofagia Zumbi” (só publicado no exterior). Co-autora com F. Guattari de “Micropolítica. Cartografias do desejo” (Vozes, 1986).
(Foto: Nicolas Pousthomis)

Veronica Stigger

Veronica Stigger

Escritora, pesquisadora e professora universitária. Doutora em teoria e crítica de arte pela USP, realizou pesquisas de pós-doutorado junto ao MAC USP, à Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e ao Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Entre seus livros publicados, está “Sombrio ermo turvo” (Editora Todavia, 2019).
(Foto: Eduardo Sterzi)

Data

10/03/2020 a 28/07/2020

Dias e Horários

Terças, 14h às 18h.

Terças, 19h às 21h30.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 30,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 50,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 100,00 - inteira