Atividades

Partilha de conhecimentos a partir da produção artística contemporânea.

Curso Presencial
Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais - Manifestações em 2022

Voltar para o início Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais - Manifestações em 2022

Programa

Após 4 meses de encontros, trocas e debates em formato online, o Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais 2022 realiza um encontro presencial na sede do Centro de Pesquisa em Formação do Sesc São Paulo, de 5 a 7 de dezembro.

Sob a coordenação de Clarissa Diniz e Gustavo Torrezan, o encontro é um momento público para o compartilhamento dos processos de criação e de aprendizagem coletiva dos artistas que o integraram ao longo desta edição.

Ao longo de três dias, os vinte artistas que integram o Programa apresentarão alguns de seus trabalhos, discutindo aspectos centrais às suas produções, bem como tecendo uma reflexão conjunta acerca da formação de artistas.

Na presença desses criadores e dos públicos, corpos, trajetórias e contextos diversos poderão se manifestar na forma de um encontro organizado em diferentes formas de conversa, conforme programa abaixo:

05/12, segunda-feira.

10h-13h| ABERTURA | Roda de conversa com Eneida Sanches e Juarez Paraíso (online). A roda de conversa será transmitida no local (sala do Centro de Pesquisa e Formação).

14h-17h | MANIFESTAÇÃO | Roda de apresentação do POPAV 2022 e dos artistas que o integraram a partir de uma publicação coletiva em processo, que seguirá sendo coletivamente editada ao longo do encontro.

06/12, terça-feira.

10h-13h| MANI | Roda de conversa com os artistas Con Silva, Thiago Costa, Vi Gabarda, Pablo Paniagua, Cosmos Benedito, Fernanda Keico,

14h-17h | FESTA| Roda de conversa Rafa Black, Transalien, Gu da Cei, Jucélia da Silva, Dayo Nascimento, Sophia Pinheiro.

07/12, quarta-feira

10h-13h | AÇÃO | Roda de conversa com Haroldo Saboia, Jonas Esteves, Lina Cruvinel, Arcasi, Fefa Lins, Iúna Maryá, Ana Sabiá.

15h | ENCERRAMENTO | Performance de Ventura Profana.

Com Juarez Paraiso é artista, crítico de arte e educador. Integrou a denominada "segunda geração de artistas modernos da Bahia" e lecionou na Universidade Federal da Bahia.

Com Ventura Profana é artista visual e profetiza. Pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais.

Com Eneida Sanches. Artista. Graduada em Arquitetura e urbanismos pela UFBA. É professora convidada no mestrado da Facudae de Artes Visuais Maine Colle of Arts, EUA. Seus trabalhos e pesquisas estão relacionados a estética africana e afro-brasileira.

Com Ana Sabiá. Artista visual, arte educadora e pesquisadora independente. Doutora em Artes Visuais pela UDESC.

Com Paulete LindaCelva. É multiartista e DJ.

Com Iúna Maryá. Arte-Educadora graduanda em Pedaogogia pela UNIVESP e Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi.

Com Rafa Black. Artista visual, graduado em design pelo Mackenzie.

Com Sophia Pinheiro. Educadora, pesquisadora, artista visual e cineasta. Doutoranda em Audiovisual pelo PPGCine-UFF.

Com Gustavo Torrezan. Artista visual, educador e pesquisador. É doutor em poéticas visuais pela Unicamp.

Com Clarissa Diniz. Curadora, educadora e pesquisadora. É doutoranda em antropologia pela UFRJ.

Com Jonas Esteves. Artista, hacker, pesquisador, mestre em poéticas interdisciplinares pela UFRJ.

Com Dayo do Nascimento. Boyceta, multiartista e produtor cultural de Manaus/AM.

Com cosmos benedito, transmasculine pós binário, pantaneiro, pesquiso e crio a partir de uma translinguagem entre artes, aparições e memórias.

Com Con Silva. Artista plástica, oficineira, jurada de carnaval e militante do movimento negro.

Com Haroldo Saboia. Artista que atua em diferentes campos. Atualmente é Mestrando em Psicologia Clínica.

Com Fefa Lins. Artista visual transmasculino de Recife, graduado em Arquitetura & Urbanismo pela UFPE.

Com Gu da Cei. Artista visual de Ceilândia-DF, produtor cultural, curador na Galeria Risofloras, bacharel em Comunicação Social e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília.

Com Pablo Paniagua. Artista visual e pesquisador, doutor em artes visuais pela UDESC. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Com Jucélia da Silva. Artista e pesquisadora da rendaria. Atualmente é mestranda no programa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes na Universidade Federal do Pará.

Com A TRANSÄLIEN. Multiartista, curadora, produtora cultural, corpo-espetáculo, DJ e idealizadora da Coletividade MARSHA!.

Com Fernanda Keico. Artista visual e educadora. Graduanda em artes pela Unesp.

Com Lina Cruvinel. Artista visual, graduada em artes pela UFG.

Com Vi Garbada. Artista Visual

Com Thiago Costa. Artista Visual e cineasta.

Com Arcasi. Artista Visual.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Clarissa Diniz

Clarissa Diniz

Curadora, escritora e educadora na área de artes. Doutoranda em antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em artes pela UERJ. Publicou diversos livros e realizou inúmeras curadorias em museus e centros culturais.
(Foto:
Alexis Zelensky)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista plástico, pesquisador, educador. Graduado em Artes Plásticas, mestre em Educação e doutor em Poéticas Visuais pela Unicamp. Pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Juarez Paraiso

Juarez Paraiso

Artista, crítico de arte e educador. Integrou a denominada "segunda geração de artistas modernos da Bahia" e lecionou na Universidade Federal da Bahia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ventura Profana

Ventura Profana

Artista visual e profetiza. Pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eneida Sanches

Eneida Sanches

Artista. Graduada em Arquitetura e urbanismos pela UFBA. É professora convidada no mestrado da Facudae de Artes Visuais Maine Colle of Arts, EUA. Seus trabalhos e pesquisas estão relacionados a estética africana e afro-brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulete Lindacelva

Paulete Lindacelva

Curadora independente, DJ, artista visual e apresentadora, tem sua produção permeada por questões de raça, desobediência de gênero, políticas de afirmação e oralidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Sabiá

Ana Sabiá

Artista visual, arte educadora e pesquisadora independente. Doutora em Artes Visuais pela UDESC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Iúna Maryá

Iúna Maryá

Arte-Educadora graduanda em Pedaogogia pela UNIVESP e Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafa Black

Rafa Black

Artista visual, graduado em design pelo Mackenzie.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sophia Pinheiro

Sophia Pinheiro

Pensadora visual, artista, pesquisadora, cineasta e educadora popular. Doutora em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF), mestre em Antropologia Social (PPGAS-UFG), licenciada e bacharel em Artes Visuais (FAV-UFG).
(Foto: Acervo Pessoal)

Jonas Esteves

Jonas Esteves

Artista, programador e hacker autodidata, desenvolve pesquisas em arte contemporânea e tecnologia. A observação do funcionamento de máquinas é constante em sua pesquisa e muitas de suas obras envolvem desmontagem e remontagem de objetos, gambiarras, hackeamento de  dispositivos, construções de objetos híbridos e processos experimental.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dayo do Nascimento

Dayo do Nascimento

Boyceta, multiartista e produtor cultural de Manaus/AM.
(Foto: Acervo Pessoal)

cosmos benedito

cosmos benedito

Transmasculine pós binário, pantaneiro, pesquiso e crio a partir de uma translinguagem entre artes, aparições e memórias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Con Silva

Con Silva

Artista plástica, oficineira,  jurada de carnaval e militante do movimento negro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Haroldo Saboia

Haroldo Saboia

Artista que atua em diferentes campos. Atualmente é Mestrando em Psicologia Clínica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fefa Lins

Fefa Lins

Pesquisador. Em 2023, fez sua 1ª exposição em São Paulo e possui obras em coleções públicas. Indicado ao Prêmio PIPA 22.
(Foto: Jessica Bernardo)

Gu da Cei

Gu da Cei

Artista visual de Ceilândia-DF, produtor cultural, curador na Galeria Risofloras, bacharel em Comunicação Social e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pablo Paniagua

Pablo Paniagua

Artista visual e pesquisador, doutor em artes visuais pela UDESC. Atualmente vive e trabalha em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jucélia da Silva

Jucélia da Silva

Artista e pesquisadora da rendaria. Atualmente é mestranda no programa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes na Universidade Federal do Pará.
(Foto: Acervo Pessoal)

A TRANSÄLIEN

A TRANSÄLIEN

Multiartista, curadora, produtora cultural, corpo-espetáculo, DJ e idealizadora da Coletividade MARSHA!.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Keico

Fernanda Keico

Artista visual e educadora. Graduanda em artes pela Unesp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lina Cruvinel

Lina Cruvinel

Artista visual, graduada em artes pela UFG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vi Garbada

Vi Garbada

Artista Visual.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago Costa

Thiago Costa

Artista Visual e cineasta.
(Foto: Acervo Pessoal)

Arcasi

Arcasi

Artista Visual.

Data

05/12/2022 a 07/12/2022

Dias e Horários

Dias 5 e 6/12, segunda e terça, das 10h às 17h 
Dia 7/12, quarta, das 10h às 13h 

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 04/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora