Curso Híbrido
Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais Módulo 3
Voltar para o início

Programa
A proposta do programa é produzir um espaço de troca, de experimentação e de reflexão crítica a partir das obras, dos interesses e das inquietações des artistes participantes, que podem estar iniciando suas trajetórias ou já estarem há algum tempo percorrendo-as.
Sob a coordenação de Clarissa Diniz e Gustavo Torrezan, o programa propõe que artistas que o integrem mergulhem tanto em suas próprias obras, como naquelas de seus colegas, tramando reflexões recíprocas e partilhando conhecimentos. Coletivamente, busca ampliar horizontes, aprofundar problemáticas e adensar as ferramentas reflexivas e investigativas dos e das artistas em formação, produzindo convergências e reconhecendo singularidades entre repertórios, experiências e pensamentos diversos.
Cronograma:
Os encontros acontecem virtualmente seguindo um calendário pré-agendado que conta com dinâmica entre os participantes, conversas públicas com convidades, reuniões com curadores convidades, cursos opcionais complementares e encontros individuais agendados com os orientadores em horários a serem estabelecidos. O programa conta, ainda, com um seminário final presencial para apresentação dos processos de criação des participantes e de artistes convidades. Para este seminário, serão oferecidas passagem, hospedagem e ajuda de custo pela participação.
Encontros individuais:
01, 02, 03/08 e 21, 22, 28, 29/11 - segunda a quarta-feira, das 10h às 12h - encontros individuais com coordenadores (horário a agendar).
Encontro entre os participantes:
04, 11, 25/08; 01, 08, 22, 29/09; 06, 20, 27/10; 03, 17, 24/11 e 01/12 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontros entre participantes.
Encontros com curadores:
18/08 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 01 com curadora Isabella Rjeille
15/09 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 02 com curadora Fernanda Pitta
13/10 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 03 com curador Bitu Cassundé
10/11 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 04 com curadora Fabricia Jordão
Conversas públicas:
24/08 - quarta-feira, das 10h às 13h - “Tempos em nós”
Com Leda Maria Martins e Mario Novello
28/09 - quarta-feira, das 10h às 13h - “Mundos entre fins e recomeços”. Com Nurit Bensusan e Uyra
26/10 - quarta-feira, das 10h às 13h – “Transições como políticas”
Com Helena Vieira e Bibi Campos Leal
09/11 - quarta-feira, das 10h às 13h – “Percursividades, espiritualidades e curas”
Com João Paulo Lima Barreto Tukano e Castiel Vitorino Brasileiro
Cursos complementares (opcionais):
13,20,27/09 - terça-feira, das 10h às 13h - Arte e Antropologia
Com Marcelo Campos
11,18,25/10 - terça-feira, das 10h às 13h - Arte, educação e pedagogias radicais
Com Gleyce Kelly Heitor
16,23,30/11 - terça-feira, das 10h às 13h - Escrita criativa
Com Geruza Zelnys
Seminário presencial:
05, 06, 07/12 - segunda a quarta-feira, das 9h às 18h – Seminário "Poéticas Artísticas de Criações e Mundos"
05/12 – segunda-feira, das 09h às 12h – Mesa de abertura com Eneida Sanches e Juarez Paraiso (online)
05/12 – segunda-feira, das 14h às 17h – Mesa 01 (5 artistas e coordenadores do POPAV)
06/12 – terça-feira, das 09h às 12h – Mesa 02 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
06/12 – terça-feira, das 14h às 17h - Mesa 03 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
07/12 – quarta-feira, das 09h às 12h – Mesa 04 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
07/12 – quarta-feira, 17h – Conferência de encerramento com Ventura Profana
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 1/6 aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Este curso será Híbrido A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo* é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).
*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.
(Obra: Castiel Vitorino Brasileiro - Dangerous Traps - 2022. Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Fabricia Jordão
Curadora, pesquisadora e educadora. Doutora e mestre em Artes pela ECA/USP. Professora titular do departamento de Artes da UFPR.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Pitta
Curadora, pesquisadora e educadora. Doutora em história da arte pela USP. É curadora sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
(Foto: Levi Fanan)

Marcelo Campos
Curador, pesquisador e educador. Doutor em Artes Visuais pela EBA UFRJ. É professor Associado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ e curador do Museu de Arte do Rio (MAR).
(Foto: Thales Leite)

Helena Vieira
Pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação. Foi coautora dos livros "História do Movimento LGBT", "Explosão Feminista", "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil", e "Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência".
(Foto: Acervo Pessoal)

Abigail Campos Leal
Doutoranda em Filosofia pela PUC-SP com a pesquisa "a transição é uma fuga: as poéticas trans racializadas y o problema da ontologia". Transita entre a Filosofia y a Arte como forma produzir y criar poéticas que contribuam ativamente para o fim do mundo colonial y para imaginar formas radicalmente outras. É uma das organizadoras do Slam Marginália.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mario Novello
Pesquisador e cosmólogo. Doutor em física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade de Genebra. É pesquisador do Centro Brasileira de Pesquisas Físicas (CBPF).
(Foto: Acervo Pessoal)

João Paulo Lima Barreto Tukano
Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), doutor em Antropologia Social pela UFAM. Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clarissa Diniz
Curadora, escritora e educadora na área de artes. Doutoranda em antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em artes pela UERJ. Publicou diversos livros e realizou inúmeras curadorias em museus e centros culturais.
(Foto: Alexis Zelensky)

Gustavo Torrezan
Artista visual, pesquisador e educador. Doutor em Poéticas Visuais pela Unicamp e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
(Foto: Dino Moura)

Isabella Rjeille
Curadora no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e co-editora do jornal Nossa Voz, uma publicação da Casa do Povo, São Paulo. Entre suas exposições recentes, destacam-se "Histórias feministas: artistas depois de 2000" (2019, MASP), "Djanira: a memória de seu povo" (2019, co-curadoria com Rodrigo Moura, MASP e Casa Roberto Marinho) e "Lucia Laguna: vizinhança" (2018, MASP).
(Foto: Victoria Negreiros)

Leda Maria Martins
Poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras/ Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991) e Mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos (1981), com pós-doutorados em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts (1999-2009), e em Performance e Ritos pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000). Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1993 a 2018, aposentada em 2018; da Universidade Federal de Ouro Preto de 1982 a 1992 e professora visitante da Tisch School of the Arts em 2010, além de Diretora de Ação Cultural da UFMG, de março de 2014 a março de 2018. Atua nas áreas de artes cênicas, literatura comparada, performances e estudos culturais. Publicou vários livros, capítulos de livros e de ensaios no Brasil e no exterior, dentre eles Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo-Tela, (Editora Cobogó, 2021); Afrografias da Memória, 2ª edição revista e atualizada, (Editoras Perspectiva/Mazza), 2021; Os Dias Anônimos (Editora Sette Letras, 1999); Afrografias da Memória (Editoras Perspectiva\Mazza, 1997); A Cena em Sombras (Perspectiva, 1995);O Moderno Teatro de Qorpo Santo (Editora UFMG\UFOP, 1991); Cantigas de Amares (Edição Independente, 1981). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bitu Cassundé
Curador. Mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, foi curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, Brasil) e coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (Fortaleza, Brasil).
(Foto: Acervo Pessoal)

Castiel Vitorino Brasileiro
Artista, escritora e psicóloga clínica. Doutoranda em Psicologia Clínica na PUC-SP. Estuda e constrói espiritualidade e ancestralidade interespecífica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Geruza Zelnys
Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia da Educação (Unifesp). Pesquisa as potencialidades performativas, educativas e terapêuticas dos cursos de escrita literária.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gleyce Kelly Heitor
Doutora em História Social (PUC-RJ) e mestra em Museologia e Patrimônio (Unirio/MAST). Pesquisa as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro; o direito à memória e as relações entre os museus e os movimentos sociais. Atualmente é diretora de Educação e Pesquisa na Oficina Brennand.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juarez Paraiso
Artista, crítico de arte e educador. Integrou a denominada "segunda geração de artistas modernos da Bahia" e lecionou na Universidade Federal da Bahia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nurit Bensusan
Pesquisadora e escritora. Doutora em educação pela UNB, mestra em Ecologia pela mesma universidade. É coordenadora de biodiversidade do Instituto Socio Ambiental (ISA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Uyra
Artista visual e educadora. Mestre em ecologia pela UFAM. Entre as exposições das quais participou, está 34a Bienal de São Paulo, “Faz escuro, mas eu canto”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ventura Profana
Artista visual e profetiza. Pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eneida Sanches
Artista. Graduada em Arquitetura e urbanismos pela UFBA. É professora convidada no mestrado da Facudae de Artes Visuais Maine Colle of Arts, EUA. Seus trabalhos e pesquisas estão relacionados a estética africana e afro-brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)
Pré-requisito
Candidatura, Seleção e inscrição:
1/6 a 5/7: Candidatura através de preenchimento do formulário.
Nele serão solicitadas as informações:
1) Dados pessoais;
2) Portfólio (imagens com ficha técnica das obras, links de vídeos, currículo. Tamanho máximo 10mb) e/ou página de instagram, facebook, youtube, site;
3) Carta de motivação/intenção (máximo de 1 página).
20/7: Divulgação dos selecionados. Serão 20 selecionades.
20/7 a 25/7: Inscrição para os selecionados;
1/8: Início do programa.
Data
01/08/2022 a 08/12/2022
Dias e Horários
Segundas, Terças, Quartas e Quintas, das 10h às 13h.
Curso Híbrido.
Inscrições a partir das 14h do dia 1/6, até o dia 5/7.
Enquanto houver vagas.