Atividades

Partilha de conhecimentos a partir da produção artística contemporânea

Curso Híbrido
Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais Módulo 3

Voltar para o início Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais Módulo 3

Programa

A proposta do programa é produzir um espaço de troca, de experimentação e de reflexão crítica a partir das obras, dos interesses e das inquietações des artistes participantes, que podem estar iniciando suas trajetórias ou já estarem há algum tempo percorrendo-as.  
 
Sob a coordenação de Clarissa Diniz e Gustavo Torrezan, o programa propõe que artistas que o integrem mergulhem tanto em suas próprias obras, como naquelas de seus colegas, tramando reflexões recíprocas e partilhando conhecimentos. Coletivamente, busca ampliar horizontes, aprofundar problemáticas e adensar as ferramentas reflexivas e investigativas dos e das artistas em formação, produzindo convergências e reconhecendo singularidades entre repertórios, experiências e pensamentos diversos.
   
Cronograma:
Os encontros acontecem virtualmente seguindo um calendário pré-agendado que conta com dinâmica entre os participantes, conversas públicas com convidades, reuniões com curadores convidades, cursos opcionais complementares e encontros individuais agendados com os orientadores em horários a serem estabelecidos. O programa conta, ainda, com um seminário final presencial para apresentação dos processos de criação des participantes e de artistes convidades. Para este seminário, serão oferecidas passagem, hospedagem e ajuda de custo pela participação.

Encontros individuais:
01, 02, 03/08 e 21, 22, 28, 29/11 - segunda a quarta-feira, das 10h às 12h - encontros individuais com coordenadores (horário a agendar).

Encontro entre os participantes:
04, 11, 25/08; 01, 08, 22, 29/09; 06, 20, 27/10; 03, 17, 24/11 e 01/12 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontros entre participantes.

Encontros com curadores:
18/08 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 01 com curadora Isabella Rjeille
15/09 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 02 com curadora Fernanda Pitta
13/10 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 03 com curador Bitu Cassundé
10/11 - quinta-feira, das 10h às 13h - encontro grupo 04 com curadora Fabricia Jordão

Conversas públicas:
24/08 - quarta-feira, das 10h às 13h - “Tempos em nós”
Com Leda Maria Martins e Mario Novello
28/09 - quarta-feira, das 10h às 13h - “Mundos entre fins e recomeços”. Com Nurit Bensusan e Uyra
26/10 - quarta-feira, das 10h às 13h – “Transições como políticas”
Com Helena Vieira e Bibi Campos Leal
09/11 - quarta-feira, das 10h às 13h – “Percursividades, espiritualidades e curas”
Com João Paulo Lima Barreto Tukano e Castiel Vitorino Brasileiro

Cursos complementares (opcionais):
13,20,27/09 - terça-feira, das 10h às 13h - Arte e Antropologia
Com Marcelo Campos
11,18,25/10 - terça-feira, das 10h às 13h - Arte, educação e pedagogias radicais
Com Gleyce Kelly Heitor
16,23,30/11 - terça-feira, das 10h às 13h - Escrita criativa
Com Geruza Zelnys

Seminário presencial:
05, 06, 07/12 - segunda a quarta-feira, das 9h às 18h –  Seminário "Poéticas Artísticas de Criações e Mundos"
05/12 – segunda-feira, das 09h às 12h – Mesa de abertura com Eneida Sanches e Juarez Paraiso (online)
05/12 – segunda-feira, das 14h às 17h – Mesa 01 (5 artistas e coordenadores do POPAV)
06/12 – terça-feira, das 09h às 12h – Mesa 02 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
06/12 – terça-feira, das 14h às 17h -  Mesa 03 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
07/12 – quarta-feira, das 09h às 12h – Mesa 04 (5 artistas participantes e coordenadores do POPAV)
07/12 – quarta-feira, 17h – Conferência de encerramento com Ventura Profana

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 1/6 aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será Híbrido A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo* é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

(Obra: Castiel Vitorino Brasileiro - Dangerous Traps - 2022. Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Fabricia Jordão

Fabricia Jordão

Curadora, pesquisadora e educadora. Doutora e mestre em Artes pela ECA/USP. Professora titular do departamento de Artes da UFPR.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Pitta

Fernanda Pitta

Curadora, pesquisadora e educadora. Doutora em história da arte pela USP. É curadora sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
(Foto: Levi Fanan)

Marcelo Campos

Marcelo Campos

Curador, pesquisador e educador. Doutor em Artes Visuais pela EBA UFRJ. É professor Associado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ e curador do Museu de Arte do Rio (MAR).
(Foto: Thales Leite)

Helena Vieira

Helena Vieira

Pesquisadora, transfeminista e escritora. Estudou Gestão de Políticas Públicas na USP. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação. Foi coautora dos livros "História do Movimento LGBT", "Explosão Feminista", "Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil", e "Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência".
(Foto: Acervo Pessoal)

abigail Campos Leal

abigail Campos Leal

Transita entre Arte y Filosofia, atuando através da performance, escrita y imagens, como forma de destruir o Mundo como o conhecemos y inventaroutros.
(Foto: Jessica Balbino)

Mario Novello

Mario Novello

Pesquisador e cosmólogo. Doutor em física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade de Genebra. É pesquisador do Centro Brasileira de Pesquisas Físicas (CBPF).
(Foto: Acervo Pessoal)

João Paulo Lima Barreto Tukano

João Paulo Lima Barreto Tukano

Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), doutor em Antropologia Social pela UFAM. Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clarissa Diniz

Clarissa Diniz

Curadora, escritora e educadora na área de artes. Doutoranda em antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em artes pela UERJ. Publicou diversos livros e realizou inúmeras curadorias em museus e centros culturais.
(Foto:
Alexis Zelensky)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista plástico, pesquisador, educador. Graduado em Artes Plásticas, mestre em Educação e doutor em Poéticas Visuais pela Unicamp. Pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Isabella Rjeille

Isabella Rjeille

Curadora no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e co-editora do jornal Nossa Voz, uma publicação da Casa do Povo, São Paulo. Entre suas exposições recentes, destacam-se "Histórias feministas: artistas depois de 2000" (2019, MASP), "Djanira: a memória de seu povo" (2019, co-curadoria com Rodrigo Moura, MASP e Casa Roberto Marinho) e "Lucia Laguna: vizinhança" (2018, MASP).
(Foto: Victoria Negreiros)

Leda Maria Martins

Leda Maria Martins

Poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras/ Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991) e Mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos (1981), com pós-doutorados em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts (1999-2009), e em Performance e Ritos pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000). Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1993 a 2018, aposentada em 2018; da Universidade Federal de Ouro Preto de 1982 a 1992 e professora visitante da Tisch School of the Arts em 2010, além de Diretora de Ação Cultural da UFMG, de março de 2014 a março de 2018. Atua nas áreas de artes cênicas, literatura comparada, performances e estudos culturais. Publicou vários livros, capítulos de livros e de ensaios no Brasil e no exterior, dentre eles Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo-Tela, (Editora Cobogó, 2021); Afrografias da Memória, 2ª edição revista e atualizada, (Editoras Perspectiva/Mazza), 2021; Os Dias Anônimos (Editora Sette Letras, 1999); Afrografias da Memória (Editoras Perspectiva\Mazza, 1997); A Cena em Sombras (Perspectiva, 1995);O Moderno Teatro de Qorpo Santo (Editora UFMG\UFOP, 1991); Cantigas de Amares (Edição Independente, 1981). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bitu Cassundé

Bitu Cassundé

Curador.  Mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, foi curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Fortaleza, Brasil) e coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (Fortaleza, Brasil).
(Foto: Acervo Pessoal)

Castiel Vitorino Brasileiro

Castiel Vitorino Brasileiro

Artista, escritora e psicóloga clínica. Doutoranda em Psicologia Clínica na PUC-SP. Estuda e constrói espiritualidade e ancestralidade interespecífica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Geruza Zelnys

Geruza Zelnys

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia da Educação (Unifesp). Pesquisa as potencialidades performativas, educativas e terapêuticas dos cursos de escrita literária.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gleyce Kelly Heitor

Gleyce Kelly Heitor

Doutora em História Social (PUC-RJ) e mestra em Museologia e Patrimônio (Unirio/MAST). Pesquisa as interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro; o direito à memória e as relações entre os museus e os movimentos sociais. Atualmente é diretora de Educação e Pesquisa na Oficina Brennand.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juarez Paraiso

Juarez Paraiso

Artista, crítico de arte e educador. Integrou a denominada "segunda geração de artistas modernos da Bahia" e lecionou na Universidade Federal da Bahia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nurit Bensusan

Nurit Bensusan

Pesquisadora e escritora. Doutora em educação pela UNB, mestra em Ecologia pela mesma universidade. É coordenadora de biodiversidade do Instituto Socio Ambiental (ISA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Uyra

Uyra

Artista visual e educadora. Mestre em ecologia pela UFAM. Entre as exposições das quais participou, está 34a Bienal de São Paulo, “Faz escuro, mas eu canto”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ventura Profana

Ventura Profana

Artista visual e profetiza. Pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eneida Sanches

Eneida Sanches

Artista. Graduada em Arquitetura e urbanismos pela UFBA. É professora convidada no mestrado da Facudae de Artes Visuais Maine Colle of Arts, EUA. Seus trabalhos e pesquisas estão relacionados a estética africana e afro-brasileira.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pré-requisito

Candidatura, Seleção e inscrição:
 
1/6 a 5/7: Candidatura através de preenchimento do formulário.

Nele serão solicitadas as informações:  
1) Dados pessoais;  
2) Portfólio (imagens com ficha técnica das obras, links de vídeos, currículo. Tamanho máximo 10mb) e/ou página de instagram, facebook, youtube, site;  
3) Carta de motivação/intenção (máximo de 1 página).

20/7: Divulgação dos selecionados. Serão 20 selecionades.
20/7 a 25/7: Inscrição para os selecionados;
1/8: Início do programa.


Data

01/08/2022 a 08/12/2022

Dias e Horários

Segundas, Terças, Quartas e Quintas, das 10h às 13h.

Curso Híbrido.

Inscrições a partir das 14h do dia 1/6, até o dia 5/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 30,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 50,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 100,00 - inteira