Curso On-Line
Projetos socioculturais de fotografia no Brasil
Voltar para o início

Programa
O ciclo propõe uma reflexão em torno dos projetos socioculturais de fotografia no Brasil, a partir de mesas de debate compostas por coletivos de diferentes regiões do país.
Tem por objetivo colocar em debate o processo de organização destes grupos, assim como, busca proporcionar o compartilhamento de ideias, ferramentas e projetos desenvolvidos por estes coletivos no campo da fotografia.
As mesas temáticas lançam luz sobre a diversidade de projetos socioculturais de fotografia no Brasil; discutem o modo de atuação e organização dos coletivos fotográficos; a relação entre engajamento, território e identidade; os processos pedagógicos, colaborativos e de formação de redes; formas de financiamento e viabilização de projetos.
Programa
12/5 - Representatividade na imagem: a identidade de gênero na fotografia.
Com Mamana Coletiva (MG/DF/PA) e DAFB (Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro).
19/5 - Imagens periféricas como centralidade.
Com CPDOC Guaianás (SP) e DiCampana (SP).
26/05 - Fotografia e territórios de resistências.
Com Mídia Índia (AM/PA) e Afrotometria (SP).
Mediação: João Kulcsár.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente 1 dia após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Mamana
Coletiva fotográfica brasileira que nasceu em 2016. Tem como propósito ajudar a construir e sustentar territórios que considerem questões de gênero na profissão, fortalecer a rede de fotógrafas e divulgar trabalho de mulheres.
(Arte: Logo Mamana)

DAFB
Coletivo de mulheres (cis e transgênero) e homens transgêneros que compõem as equipes de Direção de Fotografia do audiovisual no Brasil, criado em 2016 para organizar xs profissionais do mercado e fortalecer a participação nesse segmento.
(Arte: Logo DAFB)

CPDOC Guaianás
Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás, coletivo formado por trabalhadoras e trabalhadores da cultura, cientistas, artistas e pesquisadores periféricos, formado em 2012, atuante no extremo leste da cidade de São Paulo.
(Arte: Logo CPDOC Guaianás)

DiCampana
Coletivo que nasceu em 2016 para contribuir com a produção fotográfica sobre o cotidiano das diversas periferias e favelas espalhadas pelo mundo.
(Arte: Logo DiCampana)

Mídia Índia
Projeto de formação de uma rede de comunicação descentralizada que produz e difunde conteúdos e pautas inerentes a questão indígena no Brasil.
(Arte: Logo Mídia Índia)

Afrotometria
O coletivo tem por objetivo assinar propostas expositivas e visuais relacionadas à fotografia preta.
Com recorte racial, Afrotometria buscar trazer o questionamento dos corpos negros na fotografia.
(Arte: Afrotometria)

João Kulcsár
Professor e curador. Professor visitante na Universidade de Harvard e Mestre em artes pela Universidade de Kent (Inglaterra). Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, do Festival de Fotografia de S. Paulo e do site Alfabetização Visual.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/05/2021 a 26/05/2021
Dias e Horários
Quartas, 16h às 18h.
Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 9/5.
Enquanto houverem vagas.
Local
Em Casa