Atividades

Prosas Musicais de setembro homenageia o centenário do compositor Gilberto Mendes

Curso Presencial
Prosas Musicais: Centenário de Gilberto Mendes (1922-2016)

Voltar para o início Prosas Musicais: Centenário de Gilberto Mendes (1922-2016)

Programa

Outubro de 2022 marca o centenário de nascimento do compositor Gilberto Mendes (1922-2016). Uma das mais importantes personalidades musicais brasileiras, Gilberto Mendes fundou em 1962 o Festival Música Nova, mostra vanguardista que se desdobrou no Manifesto e no Movimento Música Nova. Para celebrar seu centenário e os 60 anos de criação do Festival, este encontro apresenta um mini-recital da pianista santista Beatriz Alessio, que gravou a primeira integral dos Estudos de Mendes.

Na sequência, uma mesa redonda reúne célebres colegas do compositor: além de Alessio, o compositor Willy Corrêa de Oliveira, co-fundador do Festival Música Nova, e a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer, uma de suas principais intérpretes.

A mediação será da jornalista Camila Fresca.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Robson Fernandes)

Palestrantes

Anna Maria Kieffer

Anna Maria Kieffer

Musicóloga e cantora lírica brasileira. Sua trajetória profissional abrange um amplo espectro que vai da música antiga à contemporânea, passando pelo romantismo brasileiro e pelo trabalho com a música tradicional, resultando numa discografia com mais de 20 títulos. Integrou o Núcleo Música Nova e trabalhou em estreita colaboração com Gilberto Mendes, em obras como Opera aberta (1976). Compositora de ambiências e trilhas sonoras, atua em diversas curadorias, como a da 18ª e a da 19ª edições da Bienal Internacional de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Beatriz Alessio

Beatriz Alessio

Mestre e bacharel em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Estudou com Marilena Rossi, José Eduardo Martins, Miguel Angel Scebba e Eduardo Monteiro. Atua como solista e camerista em na América Latina e Europa e realizou diversas gravações no Brasil e na Itália, com destaque para a primeira integral dos Estudos de Gilberto Mendes. É professora de Piano da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pianista do Quarteto Metamorfosis.
(Foto: Acervo Pessoal)

Willy Corrêa de Oliveira

Willy Corrêa de Oliveira

Participou do Grupo Música Nova e é um dos signatários do Manifesto Música Nova. Ao lado de Gilberto Mendes, é um dos fundadores do Festival Música Nova, que ocorre anualmente desde 1962. É professor aposentado do Depto. de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Depois de um período de afastamento crítico da vanguarda e do meio musical de concerto, priorizando atividades em grupos musicais de trabalhadores e sindicatos, retomou intensa atividade de compositor nos últimos anos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Camila Fresca

Camila Fresca

Doutora e mestra em Musicologia pela ECA-USP. Bacharel em História e Comunicação Social, atua como jornalista, curadora e pesquisadora especializada em música clássica. É colaboradora da Revista Concerto e da Folha de S.Paulo. É uma das idealizadoras do box "Toda Semana - música e literatura na Semana de Arte Moderna", lançado pelo Selo Sesc em fevereiro de 2022. Finaliza uma biografia sobre o compositor Heitor Villa-Lobos pela Editora Todavia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/09/2022 a 24/09/2022

Dias e Horários

Sábado, 16h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 23/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora